Viagem de férias: como não estourar tanto o orçamento

Viagem de férias: como não estourar tanto o orçamento

Muitas pessoas desejam viajar nas férias com a família, mas não sabem como vão poder viajar sem estourar tanto o orçamento.

É claro que se você programar alguma viagem além das suas condições financeiras, obviamente que vai ter muitos problemas. E dependendo, pode levar isso pelo ano todo.

Acontece que normalmente as pessoas preferem tirar férias nos meses de janeiro e fevereiro, mas ao mesmo tempo são tantas contas para pagar no início do ano que talvez essa viagem se torne inviável.

E foi justamente por isso que separamos aqui algumas dicas para que você possa viajar nas férias sem comprometer o seu orçamento.

Viagem de férias: como não estourar tanto o orçamento

Por mais que uma viagem de férias seja prazerosa e em alguns casos até necessária, você também não pode estourar o seu orçamento por conta disso.

Veja agora algumas dicas do que você deve fazer:

1. Planejamento

Se a sua ideia é viajar nas férias, vá se programando com antecedência, de preferência seis meses antes. Assim, você já começa a economizar.

Uma das primeiras coisas a serem feitas é definir o destino da sua viagem e fazer uma pesquisa sobre o local. Assim, já consegue ter uma ideia se o seu orçamento dá ou não.

O ideal é ter alternativas, por isso faça uma lista de todos os locais que gostaria de ir e conforme o seu orçamento, vá cortando alguns.

2. Fique de olho nas promoções

Muitas companhias aéreas e agências de turismo estão sempre oferecendo promoções. Por isso, acesse sempre os sites como também alguns aplicativos de busca. Assim, pode aproveitar as oportunidades e obter passagens mais baratas, por exemplo.

Com base no seu destino, faça pesquisas e compare quanto ao preço das passagens, hospedagem e passeios.

3. Alugue uma casa ao invés do hotel

Dependendo para onde você for, pode sair bem mais vantajoso alugar uma casa do que pagar a diária do hotel, principalmente se forem muitas pessoas.

Aqui vale também fazer uma pesquisa entre os principais sites, onde você vai poder ver a localização da casa ou apartamento, como são as acomodações, quais os eletrodomésticos à disposição, etc.

4. Escolha passeios gratuitos

Algumas cidades, tanto no Brasil como no exterior, oferecem muitos passeios gratuitos, como parques, igrejas e museus.

Não é que você não vá visitar alguns pontos turísticos pagos, mas sempre dê preferência por aqueles que não precise gastar.

Viagem de férias: como não estourar tanto o orçamento

5. Alimentação

A alimentação é algo que pode estourar o seu orçamento. Por isso, procure não ir a restaurantes caros e famosos. Uma dica são os restaurantes locais, onde além de você comer bem, conhecer a culinária típica, vai pagar bem menos.

6. Use o transporte público

O transporte é outro item que pesa no orçamento, principalmente se você utilizar o táxi.

Por isso, procure fazer seus deslocamentos de metrô, ônibus e trem. É claro que isso depende se o seu destino oferece essas opções de transporte. Por que não fazer passeios a pé pela cidade?

7. Não faça compras em pontos turísticos

Por mais que fiquemos tentados em levar uma lembrança do local, saiba que nos pontos turísticos, esses souvenirs são muito mais caros.

Com certeza vai encontrar em outras lojas lembrancinhas bem mais em conta.

8. Use milhas

Você sabe que as passagens aéreas é o que mais estoura um orçamento. E as milhas são uma excelente alternativa de economizar.

Basta se cadastrar em um programa de milhagem e transferir os pontos acumulados do seu cartão de crédito. Em alguns casos, a passagem pode sair totalmente gratuita. Ou então você paga uma parte em dinheiro e o restante em milhas.

9. Faça seu itinerário

Esse item poderia estar incluído no planejamento, onde você montaria um itinerário: quais locais quer visitar, quais pontos turísticos, opções de passeios.

E se puder comprar os ingressos para atrações com antecedência, vai poder economizar bastante, pois muitas vezes se deixar pra comprar em cima da hora, além de correr o risco de não encontrar, a tendência é pagar bem mais.

10. Pacotes de viagens

Geralmente os pacotes de viagens saem mais barato do que você for comprar cada item individualmente, como passagens, hospedagem e passeios.

Além disso, dependendo do seu orçamento, você tem a opção de parcelamento sem juros. Mas isso só que o valor da parcela não comprometa a sua renda mensal.

Agora, se puder, o ideal é pagar à vista. Muitas vezes, vale a pena o desconto.

11. Leve lanche na bolsa

Uma dica pra economizar na viagem de férias é passar em um supermercado e comprar biscoitos, frutas ou mesmo fazer um sanduíche e levar na bolsa ou mochila.

Isso evita gastos com lanches na rua e assim, vai poder gastar em outras coisas mais importantes.

12. Hoteis mais afastados do centro

Opte por hotéis mais afastados do centro da cidade, desde que tenham fácil acesso a transportes públicos. Mesmo que você gaste um pouco mais com o deslocamento, no final vai conseguir fazer economia.

Essas dicas ajudam muito a não estourar o seu orçamento na viagem de férias, mas lembre-se que o planejamento é tudo.

Quando se planeja com antecedência, monta um roteiro de viagem e busca o máximo de informações sobre o seu destino, você vai poder aproveitar a sua viagem gastando bem menos.

Já se preparou para economizar na viagem de férias? Conte para nós qual é o próximo destino!

CLIQUE AQUI para conhecer o Sistema 3C da Construção de Riqueza!

Você também pode gostar

Deixe um comentário