16 de novembro de 2018

Fechar um pacote ou planejar a viagem sozinho?

Fechar um pacote ou planejar a viagem sozinho?

Fim do ano está chegando e esse é o momento que muitos já começam a planejar a viagem. Geralmente as pessoas gostam de aproveitar os poucos dias de feriados para conhecer um lugar novo junto com a família e os amigos.

Porém, na hora de definir a viagem, é comum as pessoas se perguntarem qual vale mais a pena, fechar um pacote ou planejar a viagem sozinho.

A verdade é que as duas escolhas têm suas vantagens e desvantagens. Por isso, é comum as pessoas terem tantas dúvidas em escolher apenas uma.

Então, pensando nessa situação, nesse post  um guia para que você consiga definir a melhor alternativa sem dor de cabeça e, assim, curtir a viagem do início ao fim.

Pacote pronto

Atualmente é possível encontrar várias agências de viagem com pacotes incríveis e por preços agradáveis. Dessa forma, a possibilidade de escolha é enorme, sendo uma boa vantagem para que consiga comparar cada um.

Porém, infelizmente tudo tem também suas desvantagens. Por isso, abaixo separei as principais vantagens e desvantagens em fechar um pacote. Assim ficará mais fácil de analisar e ver qual vale apena. Veja:

– Vantagens

  • Não irá precisar ficar preocupado em resolver as coisas na hora da viagem;
  • Possibilidade de descontos aéreos;
  • Em alguns pacotes terá alguém para te guiar durante a viagem;
  • Com a agência se terá mais praticidade já que irão te guiar durante todo o processo.

– Desvantagens

  • Dependendo do pacote que contratar, precisará seguir roteiros prontos;
  • Os pacotes de viagens sempre têm preços mais elevados;
  • As agências de turismos gostam de trabalhar com hotéis caros.

Planejar a própria viagem

Assim como no caso de fechar um pacote, o planejamento de uma viagem também possui pontos benéficos bem interessantes. Mas antes de se empolgar com essa opção, é muito importante que compare cada um e veja se isso realmente é bom para você. Para facilitar o processo, veja abaixo as vantagens e a desvantagens que separamos:

– Vantagens

  • Custo baixo;
  • Possibilidade de escolher ficar no lugar que quiser, assim como demais situações presentes na viagem;
  • Autonomia em criar seu próprio roteiro;
  • Poderá definir a quantidade de dias que irá ficar fora.

– Desvantagens

  • Terá que resolver tudo sozinho;
  • Não terá alguém para te guiar em todo o processo;
  • Será de sua responsabilidade qualquer complicação que possa surgir.

Dicas para planejar a viagem

Colocando no papel

Fechar um pacote ou planejar uma viagem sozinho tem suas vantagens e desvantagens. Mas mesmo que pareça difícil de escolher a melhor opção, colocando no papel e analisando, fica mais fácil de visualizar qual realmente vale apena.

Observando as vantagens e desvantagens acima, podemos destacar que a principal vantagem em viajar sozinho é o custo baixo. Já quanto a fechar um pacote é a não preocupação com as responsabilidades. Mas afinal, qual das duas alternativas são mais agradáveis?

A verdade é que tudo se resolve com organização. Na viagem que você planeja sozinho, basta pesquisar com antecedência e cuidar dos mínimos detalhes.

Além disso, pode pedir ajuda das outras pessoas que irão com você para te ajudar a organizar. No final, se forem seguidos todo o processo de organização e planejamento, dará certo.

Já em relação as agências de viagens, mesmo que pesquise e busque formas mais baratas, ela ainda sobrepõe valor ao planejamento sozinho.

Por isso, dentre as duas opções é mais vantajoso financeira você planejar a sua própria viagem, ao invés de comprar em uma agência. Entretanto, fica ao seu critério economizar ou ter mais comodidade.

Já decidiu entre a o planejamento ou o pacote? Conte para nós qual é o seu próximo destino!

CLIQUE AQUI para conhecer o Programa Mente Rica!

Equipe Eduardo Moreira

 

Eduardo Moreira

Eleito um dos três melhores economistas do Brasil pela Revista Investidor Institucional, Eduardo Moreira foi apontado pela Universidade da Califórnia como o melhor aluno do Curso de Economia nos últimos 15 anos. Autor de diversos best-sellers, Eduardo foi o primeiro brasileiro a ser condecorado pela rainha Elizabeth II no Castelo de Windsor, em junho de 2012.

Saiba Mais
Deixe um comentário
Você também pode gostar
Como administrar meu dinheiro sem precisar ser um profissional de finanças?
+
Como administrar meu dinheiro sem precisar ser um profissional de finanças? O consumo compulsivo, a indisciplina orçamentária e a ausência de planejamento financeiro doméstico são alguns dos fatores que afetam diretamente a renda de ...
29 de julho de 2020
VÍDEO – O governo alimenta a galinha dos ovos de ouro dos bancos brasileiros – Minuto Live
+
VÍDEO – O governo alimenta a galinha dos ovos de ouro dos bancos brasileiros – Minuto Live A população brasileira é afetada de duas maneiras pelo sistema bancário: ao ter o dinheiro de seus impostos dados aos bancos e receber a mesma quantia a juros ...
27 de julho de 2020
VÍDEO – Live com Paulo César Ribeiro Lima
+
VÍDEO – Live com Paulo César Ribeiro Lima Paulo César Ribeiro Lima foi funcionário do Banco do Brasil e servidor do Banco Central. Depois de se formar em engenharia, na Universidade Federal de Minas ...
27 de julho de 2020