5 atividades para você se divertir gratuitamente sozinho ou em família

5 atividades para você se divertir gratuitamente sozinho ou em família

A árdua rotina de trabalho e a agitação do dia dia muitas vezes acabam fazendo com que deixemos de nos divertir, acabando estressados ou mal-humorados. Confira 5 atividades para você se divertir gratuitamente.

Se divertir é importante

Todos nós precisamos de momentos de lazer para poder relaxar e curtir a vida, melhor ainda se junto daqueles a quem amamos. Talvez você diga que não tem dinheiro para distrações, mas saiba que existem opções de lazer pelas quais você não precisa pagar nem um centavo.

Pensando nisso, fizemos uma lista com 5 atividades para você se divertir, sozinho ou em família, de forma totalmente grátis ou com baixo custo. Quem sabe algumas delas possam interessar a você e a sua família.

Lembrando que, conforme a cidade em que você resida, algumas atividades podem estar disponíveis e outras não. Procure sempre saber o que a sua cidade tem a oferecer.

5 atividades para você se divertir gratuitamente

1. Ir ao parque com a família

Praticamente todas as cidades têm um ou mais parques ou praças.

Algumas contam com parques exuberantes e amplos. Especialmente aos finais de semana ou feriados, com dia limpo, muitos deles costumam receber pessoas que vêm passar o tempo perto da natureza, sob o sol, ao lado de seus queridos.

O ideal é que você leve algo para beber e comer, especialmente as crianças vão precisar. Também não se esqueça do protetor solar. Óculos escuros e chapéus ou bonés são boas alternativas para se proteger do sol.

Você pode até fazer refeições no parque, desde que limpe tudo ao ir embora. Cachorros são bem-vindos, é uma ótima oportunidade de passear com eles, que tanto precisam do verde e do sol.

Outra coisa boa é que, muitas vezes, nos arredores do parque há feiras de artesanato e outros artigos de baixo custo. Você pode encontrar itens interessantes para você, seu cônjuge ou as crianças.

Por outro lado, nada impede que você vá ao parque sozinho ou apenas com seu cachorro, o que muita gente faz, apenas para curtir o dia. Quem sabe possa combinar de se encontrar lá com amigos, que tal?

Se divertir gratuitamente

2. Vá a eventos da cidade

Toda cidade, da menor à maior, tem seus eventos gratuitos ou a preços baixos.

Procure se informar no jornal e na Internet sobre os eventos que vão acontecer ou estão acontecendo, e veja se interessam a você.

Alguns dos eventos mais comuns são exposições, feiras de artesanato, jantares comemorativos (podem ser a baixo custo), filmes e peças de teatro exibidos gratuitamente, apresentações públicas, festivais e outros.

Você pode ir sozinho, mas já pensou em levar a família ou amigos? Pode se tornar ainda melhor.

Programe-se para as datas em que houver eventos interessantes, reservando tempo na sua agenda. Converse com sua família antecipadamente sobre a possibilidade de comparecerem a determinadas atrações, se eles concordam ou não.

Caso tenha crianças na família, procure eventos de que elas possam participar e que as atraiam de alguma forma, assim como o cônjuge ou namorado(a). É uma ótima opção para você se divertir gratuitamente.

3. Explore as belas paisagens ao ar livre

Esta dica é uma “extensão” da dica 1. Além de parques, todo lugar possui paisagens de encher os olhos, que nos aproximam da natureza e nos fazem relaxar.

Florestas, terras estaduais, locais turísticos com visitação grátis e outros podem oferecer atividades para diversão como natação, caminhadas, camping, soltar pipas, escaladas, pesca etc.

Você pode até mesmo acampar, se fizer parte do seu perfil e da sua família.

Uma boa opção são os passeios de bike (o ideal é que você e sua família estejam usando os equipamentos necessários, especialmente o capacete apropriado). Outra possibilidade são esportes ao ar livre: jogar futebol, por exemplo.

Se você mora no litoral ou próximo a alguma praia, pode levar sua família e aproveitar o mar e a areia. Jogar frescobol e futebol são boas alternativas, que aproximarão os membros da família.

Talvez você nem tenha ideia dos belos lugares existentes em sua cidade. Então, que tal se informar com amigos, na Internet e nos jornais?

Pode ser que alguns locais não fiquem exatamente na sua cidade, mas próximos a ela. Organize uma viagem com a família ou os amigos e tire um dia para se divertir e relaxar: nas montanhas, na praia ou no campo.

4. Cozinhar com a família

Cozinhar, muitas vezes, pode ser um evento de lazer. Almoço, jantar, até mesmo café da manhã podem ser momentos inesquecíveis de diversão em família.

Faça um projeto culinário que envolva baixo custo – talvez você já possua todos os ingredientes em casa e não tenha que gastar nada.

Você pode cozinhar junto com seu cônjuge e seus filhos, de forma leve e descontraída. Procure fazer comidas que agradem a todos na família, para que não haja desavenças. Não se esqueça de pensar principalmente nas crianças, que têm gostos peculiares e adoram comidas coloridas e divertidas.

Há também quem se divirta cozinhando com amigos ou até mesmo sozinho, colocando a mão na massa para executar receitas novas ou exóticas, ou mesmo aquelas que sempre agradam.

Nestes eventos culinários, pode haver jogos, brincadeiras na piscina e outras atrações. É uma ótima oportunidade de juntar a galera e se divertir gratuitamente.

Pense em convidar amigos para se unirem à sua família, quem sabe cada um faça um prato diferente, ou uma parte da receita.

5. Noite de filmes

Com o Netflix e a televisão paga, ficou mais fácil ter acesso a incontáveis filmes e seriados.

Que tal separar uma noite de filmes (ou seriados) com a família? Ela pode ser mesclada com um jantar especial, ou com outras guloseimas e atividades.

É importante que cada membro da família concorde com o(s) filme(s) ou seriado(s) a ser(em) assistido(s), do contrário poderá haver um clima desagradável.

Por outro lado, procure ceder aos desejos dos seus filhos pequenos e, talvez, relembrar antigos clássicos, como os da Disney ou outro que relembre sua própria infância. Você também pode sugerir aos seus filhos filmes que acha que vão gostar.

Pense nos filmes e DVDs que você possui e aos quais não assiste há um bom tempo. Grave outros filmes e desenhos, procure dicas na Internet e com amigos e familiares.

Então, que tal começar a se divertir gratuitamente? Basta ter disposição e colocar em prática.

CLIQUE AQUI para conhecer o Programa Mente Rica!

Você também pode gostar

Deixe um comentário