10 dicas para economizar dinheiro sem deixar de viver bem

10 dicas para economizar dinheiro sem deixar de viver bem

Um dos princípios básicos da educação financeira é economizar dinheiro. São muitas as dicas e receitas infalíveis de como poupar e fazer o dinheiro durar mais. Mas o que poucos sabem é que não é necessário deixar de viver bem para fazer seu dinheiro render mais.

Existem estratégias e formas de organização financeira que permitem que você faça sobrar dinheiro sem abrir mão de uma vida confortável.

Pensando nisso, separamos 10 dicas para você economizar dinheiro sem deixar de viver bem. Confira!

Mas, antes de começar as dicas, você precisa mudar um comportamento urgente: comece a anotar todos os seus gastos. Você pode fazer isso em uma tabela ou com a ajuda de um aplicativo.

Aprenda a montar uma planilha de gastos para controlar seu dinheiro. Dessa forma você vai conseguir enxergar para onde ele está indo e como pode modificar o seu estilo de vida, sem deixar de aproveitar.

1. Regra dos 50-15-35

A regra dos 50-15-35 é muito simples!

Veja como ela funciona:

  • Até 50% da renda líquida deve ser destinada para os gastos essenciais como moradia, saúde, transporte e educação;
  • Já 15% da renda será para as prioridades financeiras, o que inclui uma previdência, poupança e até o pagamento de dívidas;
  • O restante, 35%, pode ser gasto com o estilo de vida que você pretende seguir, e isso inclui academia, refeições em restaurantes, passeios culturais, entre outras atividades.

2. Só deixe de fazer algo se realmente gerar economia

Você não precisa deixar de sair com os amigos ou com família para economizar.

O que realmente pode trazer uma grande economia é deixar de trocar de carro todos os anos, por exemplo.

Ou parar de entrar no cheque especial todo mês e pagar os juros mais caros do mercado.

3. Tenha objetivos e disciplina

Quando você começa a economizar, ter uma meta facilita a garantir a disciplina. Ou seja, você tem de responder a uma pergunta: para quê você está juntando dinheiro? Esse vai ser seu objetivo.

Se você estabeleceu uma quantia para guardar na poupança então não mude de ideia no mês seguinte. Uma ideia é apostar na poupança programada, que debita o valor diretamente da sua conta. Assim você não corre o risco de gastar o valor que se propôs a poupar.

Dessa forma, será mais fácil manter aquela meta dos 50-15-35.

4. Equilibre os supérfluos

Equilibre os gastos em itens supérfluos que podem ser encontrados em versões mais em conta.

Também vale ser flexível: se você quer comprar um sapato mais caro ou trocar de celular, compense esses gastos reduzindo um pouco sua ida a bares, restaurantes e baladas, ou opte por fazer as unhas em casa neste mês.

5. Tenha fontes de renda alternativas

É muito comum hoje em dia encontrar pessoas que mantêm dois caminhos profissionais ao mesmo tempo.

Enquanto em um emprego conservam a estabilidade, no outro desenvolvem um plano B ou aumentam a renda.

6. Guarde dinheiro sempre no começo do mês

economizar dinheiro

Poupar no final do mês, quando você está próximo de receber, nunca dá certo. Se você quer retirar sempre o mesmo valor da sua conta corrente para guardar, precisa fazer isso logo nos primeiros dias do mês.

Nossa dica é tentar retirar esse dinheiro, mesmo que seja para investimentos, no dia do recebimento do seu salário.

7. Mude o cartão de crédito para um sem anuidade

Os cartões podem ser grandes vilões quando a ideia é economizar.

Mas podem, muitas vezes, salvar você de alguma situação.

Uma saída é trocar o seu cartão para um sem anuidade, como o Nubank, por exemplo.

8. Procure comprar mais barato sempre

Pechinchar não é vergonha! Pesquise sempre e procure programas de recompensas e descontos.

Um bom exemplo é o site Méliuz. Além de oferecer cupons de desconto dos principais sites de comércio eletrônico no Brasil, você pode receber parte do dinheiro que pagou, chegando até 50% diretamente em sua conta corrente.

9. Serviços de pagamentos recorrentes

Você não precisa abrir mão da Netflix e do Spotify para economizar. Mas faça uma simples visita ao site da empresa ou um telefonema, para se informar dos novos planos oferecidos pela prestadora de serviços.

Outra alternativa para economizar é verificar se a empresa oferece um modelo de assinatura semestral ou anual. Em geral, é possível ganhar um desconto generoso mudando de um modelo de assinatura recorrente mensal para um anual.

A contratação de um combo (TV + Internet + Celular) com uma mesma empresa acaba saindo mais barato do que a compra individual dos serviços com empresas diferentes.

Você deve pesquisar qual o combo mais apropriado ao seu perfil, na região em que você mora.

10. Guarde qualquer dinheiro extra

Conseguiu fazer sobrar algum dinheiro no fim do mês? Guarde!

Um risco que muita gente corre é o de conseguir um dinheiro extra no mês, mas não ter a disciplina de investir em uma boa aplicação financeira.

Dica BÔNUS: aprenda a construir sua riqueza

Você sabe por onde começar uma Estratégia de Construção de Riqueza? Falando assim, pode parecer algo muito difícil e complexo, mas não é!

Com as técnicas certas, você aprende a ter uma relação saudável com o dinheiro no que diz respeito a como poupar, gastar e pagar suas contas.

Além disso, entender do mercado financeiro aumenta suas chances de fazer melhores escolhas e transformar sua vida financeiramente.

Que tal? Conheça o Sistema 3C da Construção de Riqueza!

Você também pode gostar

Deixe um comentário