26 de agosto de 2019

Como começar sua planilha de gastos diários

Como começar sua planilha de gastos diários

Montar planilha de gastos diários é algo fundamental na rotina. Quando não é feito pode gerar um desequilíbrio financeiro mensalmente e, sempre fica aquela sensação de que você não economizou nada.

Se pensar sobre isso por 30 segundos, faz todo o sentido. Se não sabe para onde vai o seu dinheiro hoje, como você planeja realisticamente onde deve ir amanhã?

[lwptoc]

Por que montar uma planilha

Há pessoas que não verificaram seus extratos bancários em meses, e há outras que revisam compulsivamente seus saldos, transações pendentes e concluídas e, alertas de aplicativos várias vezes ao dia.

Se sabe para onde vai o seu dinheiro e não está trabalhando para atingir metas específicas no momento, operar com o controle de cruzeiro pode ficar bom por um tempo.

Mas se tiver planos de curto prazo como aumentar suas economias ou poupar para férias, ou aspirações de longo prazo como economizar para um pagamento adiantado, pagar uma grande quantia de dívida em um período de tempo conciso, rastrear suas despesas de maneira mais dedicada são fundamentais.

Todo o ano a conversa é a mesma: planejar gastos, juntar dinheiro e ter uma vida mais tranquila, porém constantemente o que acontece é justamente o contrário, por este motivo se faz necessário que você entenda a importância de uma planilha de gastos diários.

Por este motivo, vamos trazer algumas dicas de como montar sua planilha de gastos diários, ter o seu controle financeiro e finalmente atingir o objetivo que você tanto busca, ter uma vida financeira organizada evitando dívidas.

Dicas de como montar planilha de gastos diários

Uma planilha de gastos diários, tal qual o nome já nos traz, é uma planilha que tem como objetivo final elencar todos os gastos do dia a dia, e assim te orientar sobre suas despesas do dia a dia.

planilha de controle financeiro excel 2

Exemplo de planilha de controle financeiro

Isso te dá uma maior segurança para o que você pode evitar e principalmente para os gastos que são os mais onerosos, ou seja, as despesas cujos custos são muito altos e podem até atrapalhar a sua vida financeira.

A partir dessas informações, vamos à prática e saber como montar a sua planilha de gastos diários, para quem sabe conseguir ter um maior controle financeiro que tanto deseja.

Escolha sua ferramenta 

Para uma planilha é óbvio que o Excel é a ferramenta mais indicada, para isso é preciso definir se é o online ou o uso somente no computador e, acredite isso tem muito impacto na sua organização.

Quando o uso é do software no computador a sua atualização sofre muitos riscos, principalmente o do esquecimento, e por isso é que você pode optar pela versão online.

Além de conseguir acessar de qualquer lugar e de qualquer dispositivo, você pode atualizar em tempo real cada gasto, e por isso você tem um panorama e possibilidades muito maiores.

Leia também: 5 princípios da educação financeira para adotar como hábito

Indique nas células os meses

O indicado é que você possa separar os meses. Tal separação pode ser feita por meio das células ou das planilhas, ficando conforme a sua organização principalmente da melhor forma que lhe atender.

A ideia é poder tratar separadamente cada mês e dentro do mês, cada dia, de maneira que você amplie a sua visão acerca dos gastos envolvidos em cada data separadamente e do mês de uma maneira geral.

Assim você tem algumas indicações importantes e que também solucionam essa finalidade de se criar uma planilha de gastos que é fundamental para a sua saúde financeira.

Liste todas as despesas

 Existem algumas despesas fixas, com datas e valores já determinados, que devem fazer parte da planilha, para que você já tenha uma noção do quanto já está sendo gasto logo de saída.

Os outros gastos que temos em pequenos lanches ou outras bobagens também devem ser colocados nas datas respectivas, para que isso vá gerando o montante para o fim do mês.

Coloque todos os gastos do mês

 A partir de uma geração dos gastos diários, logicamente você vai ter um valor mensal que será importante para que você compare com outros meses, e possa até pensar em como pode controlar gastos desnecessários.

A ideia é ter um tipo de suporte, apontando onde estão os gastos e como eles podem ser evitados, e a comparação mês a mês é também interessante para que você possa avaliar o seu próprio crescimento com essa nova prática.

Como começar sua planilha de gastos diários

Analise as finanças

A análise de finanças é o último passo e também é o que vai levar você a pensar novas estratégias para economizar, assim como o planejamento de cada mês, no sentido de se dar conta de todos os pagamentos.

A partir dessa análise e esse controle mais rigoroso certamente suas finanças ficarão em ordem e você pode até mesmo aproveitar muitos dos benefícios que são oferecidos e que são importantes nesse contexto.

Uma planilha de gastos diários é o ideal para que você consiga planejar gastos e principalmente como economizar no dia a dia, para que então sobre dinheiro no fim do mês.

Assim você pode até planejar algo especial, lembrando de colocar tudo isso na planilha também!

Você já começou a montar sua planilha de gastos diários? Conte para nós sua maior dificuldade.

Quer se aprofundar nesse assunto e aprender mais para ter segurança na hora de investir? Assista à aula gratuita e exclusiva com Eduardo Moreira.

Equipe Edu Moreira

🔴 Curta também as redes sociais! 📷Instagram / 👍Facebook / 🎥 YouTube

Eduardo Moreira
Eduardo Moreira

Eleito um dos três melhores economistas do Brasil pela Revista Investidor Institucional, Eduardo Moreira foi apontado pela Universidade da Califórnia como o melhor aluno do Curso de Economia nos últimos 15 anos. Autor de diversos best-sellers, Eduardo foi o primeiro brasileiro a ser condecorado pela rainha Elizabeth II no Castelo de Windsor, em junho de 2012.

Saiba Mais
Você também pode gostar
5 dicas para prevenir fraudes com cartão de crédito 
+
5 dicas para prevenir fraudes com cartão de crédito  O avanço da tecnologia tem acontecido de maneira surreal, trazendo vários pontos positivos para a sociedade. Apesar disso, alguns fatores negativos também têm ...
16 de novembro de 2018
5 princípios da educação financeira para adotar como hábito
+
5 princípios da educação financeira para adotar como hábito A importância da educação financeira é vista quando observamos a quantidade de pessoas que ficam com o nome sujo por não conseguir pagar suas dívidas. Por ...
7 de dezembro de 2020
Rentabilidade de um investimento: como avaliar?
+
Rentabilidade de um investimento: como avaliar? A rentabilidade de um investimento é sinônimo de retorno sobre o dinheiro investido. Ao investir, você espera que tenha rendimentos e quanto mais render melhor. ...
12 de agosto de 2019