9 cuidados que você precisa ter ao ir às compras

9 cuidados que você precisa ter ao ir às compras

Aqui estão alguns cuidados que você consumidor precisa ter antes de ir às compras. No geral, fique bem atento e se algo parecer obscuro ou estranho demais para ser verdade, é melhor não arriscar.

Nem todo site ou loja física são idôneas, antes de ir às compras é preciso verificar algumas informações como:

Cuidados ao ir às compras pela internet

1. Autenticidade do site de compras

O número de lojas online aumenta a cada dia.  Cabe ao cliente separar o trigo do joio. Além de confirmar que um site é credível, também é importante verificar se o site é o que afirma ser.

2. A política de devolução e reembolso

É muito importante saber como uma loja online lida com devoluções e reembolsos. É muito comum fazer uma compra errada. Além disso, você também pode pagar por mercadorias que estão fora de estoque ou não estão mais disponíveis.

Nesse caso, é sempre importante saber se você será ou não reembolsado. Às vezes, seus produtos podem ser danificados enquanto estão em trânsito. O que acontece com esses bens? Você recebe um substituto? Quem paga pelo transporte das mercadorias de volta ao depósito?

3. Opinião dos consumidores

Finalmente, quando as pessoas compram online, elas sempre querem saber o que as outras pessoas estão dizendo sobre a loja.

Há também algumas informações que você deve descobrir antes de comprar pela internet:

  • Quanto tempo demora a entrega e de onde o item está sendo enviado?
  • Qual é a política de devoluções?
  • Saber o que é a política irá ajudar se algo não for entregue ou se for quebrado, mesmo que o vendedor não esteja tentando te enganar.

4. Saber se o site é seguro antes de ir às compras

Ao ir às compras, coloque os detalhes do seu cartão em sites seguros. Fique atento aos seguintes sinais para saber que está comprando com segurança.

  • Símbolo de cadeado: deve haver um cadeado na barra de endereço ao lado do endereço do site.
  • Endereço do site: deve começar com https: //. O S significa seguro
  • Barra de endereços verde: em determinados navegadores e sites, a barra de endereços fica verde.
  • Certificado válido: Se você clicar no símbolo de cadeado ou apenas à esquerda da barra de endereço, deverá ver informações no certificado do site. Isso deve lhe dizer quem registrou o site. Se você receber um aviso sobre um certificado, evite o site.

5. Dispense ofertas de e-mails que você não solicitou

Os sites de compras, normalmente, solicitam que você informe o seu e-mail e faça um cadastro. É nesse momento que também há a opção de aceitar receber mensagens da empresa. Nesses casos, é possível que ela envie notificações sobre promoções, avisos e conteúdos sobre produtos.

Cuidados que você precisa ter ao ir às compras

Cuidados ao ir às compras em lojas físicas

6. Analise bem as descrições dos produtos

Quando você vai até uma loja física, é possível ver os produtos antes de comprá-los. Portanto, analisar as descrições, minuciosamente, pode fazer toda a diferença.

Ao verificar as informações sobre os produtos, você também consegue evitar decepções. No caso de roupas e calçados, é preciso conferir qual é o material os constituem, o tamanho, a largura, cores e estampas.

7. Procure saber sobre a reputação da loja

Obviamente, comprar em uma loja que já é bem conhecida no mercado é mais seguro, mas isso não quer dizer que um pequeno e-commerce deve ser descartado. Muitos deles podem oferecer produtos de qualidade com preços vantajosos.

8. Confira todas as informações sobre o fornecedor

Mais um meio de assegurar que sua compra será feita em segurança é analisar as informações referentes ao fornecedor do produto.

Veja se há um endereço disponível, mesmo que a compra seja feita com uma pessoa física ou em uma loja, exclusivamente, online. Procure também pelo número de telefone, e-mail e outras formas de contato. Dessa forma, evitará problemas ao ir às compras.

9. Cuidado com ofertas excepcionais

Se você vir um preço abaixo demais da média, desconfie. Um fornecedor não vende um produto com valor extremamente baixo, caso contrário terá prejuízos. Há exceções como, por exemplo, durante a Black Friday.

Pode ser que a mercadoria seja falsificada ou vendida de forma ilegal. Alguns sites usam esses produtos com ofertas super generosas como isca para conseguir dados bancários e pessoais de consumidores.

Cuidados extras

CNPJ

Se for site o CNPJ deve conter em algum lugar, se for loja física certamente existirá um alvará de funcionalidade visível. Se não encontrar o CNPJ em nenhum dos casos a idoneidade da loja pode estar comprometida.

Confirme o telefone

Se você possuir o telefone, ligue e tente se informar o máximo possível da loja, procure se inteirar sobre as políticas de trocas, descontos, pagamentos etc.

Lembre-se é seu direito verificar e questionar a empresa na qual você vai efetuar uma compra e é obrigação dela fornecer as informações.

Segurança do cartão de crédito

Nunca forneça o número do seu cartão de crédito para outras pessoas e, não fale informações do seu cartão em voz alta.

Você já teve problemas ao ir às compras? O que aconteceu? Conte para nós!

CLIQUE AQUI para conhecer o Programa Mente Rica!

Equipe Eduardo Moreira.

Você também pode gostar

Deixe um comentário