Dicas para economizar na limpeza da casa

Dicas para economizar na limpeza da casa

Hoje em dia, a maioria das pessoas buscam formas de economizar e por que também não incluir a limpeza da casa? Neste artigo, veja dicas para conseguir economizar na limpeza da casa.

Isso não quer dizer você deixar de limpar a casa, muito pelo contrário, mas a partir do momento que você otimiza a faxina, economiza tempo e dinheiro.

E nada melhor do que você montar um cronograma, onde vai dividir as tarefas diárias, semanais e mensais.

Se você não faz a mínima ideia de como começar e, principalmente como economizar nessa limpeza, continue aqui que te mostraremos várias dicas.

É possível economizar na limpeza da casa

Claro que é possível economizar na limpeza da casa. São coisas super simples que você pode adotar no seu dia a dia e que no fim do mês, vai perceber que fazem uma grande diferença.

Você só precisa ter um pouco de disciplina e considerar trocar alguns produtos que está acostumado.  Acontece que muitas pessoas ficam com receio de substituir alguns itens da limpeza porque se preocupam com a qualidade do produto.

Mas saiba que hoje existe uma variedade enorme de opções e com certeza, você encontra um produto que atenda perfeitamente ao que você precisa.

Agora você vai aprender algumas dicas que ajudam muito a diminuir os gastos referentes à limpeza da sua casa.

Dicas para economizar na limpeza da casa

Muitas pessoas, até mesmo pela falta de tempo, não pensam muito nessa questão de economizar na limpeza da casa. Só que ainda não se deram conta que isso pode acabar afetando o seu orçamento.

Por isso, separamos aqui algumas dicas muito interessantes que podem te ajudar bastante:

1. Saber qual é o seu gasto com produtos de limpeza

Você já colocou no papel qual é o seu gasto com produtos de limpeza? É importante você saber, até para ter uma melhor noção quais são aqueles mais caros e quais gasta mais.

E a dica é você pensar em substituir alguns. Vale a pena trocar e testar. É claro que pode ser que algum não resolva o seu problema, mas se não tentar, não tem como saber.

2. Ter um planejamento

A primeira coisa é você saber quais tarefas precisa fazer cada dia da semana. O ideal é ter uma organização diária, semanal e mensal.

Isso porque algumas coisas não precisam ser feitas todos os dias e outras, basta uma vez por mês que já é suficiente.

Por exemplo, a limpeza da cozinha. Defina um dia da semana para dar uma faxina na cozinha e nos outros dias, você vai apenas conservar. E isso se aplica para todos os cômodos da sua casa.

3. Fazer manutenção 

Pegando o exemplo da manutenção do carro, você deve fazer a mesma coisa na sua casa:

  • Limpar o ar-condicionado;
  • Limpeza de colchão, cortinas e tapetes;
  • Fazer uma revisão nas dobradiças dos armários.

Esses são apenas alguns exemplos, mas você precisa seguir um cronograma de limpeza, ou seja, definir de quanto em quanto tempo deve ser feita a limpeza.

E quando você faz uma manutenção diária, evita o uso de produtos mais fortes e em maior quantidade.

4. Separar todo o material que precisa para a limpeza da casa

Vamos supor que você comece pela limpeza da sala. Quais são os materiais de limpeza necessários? Então, separe tudo o que vai precisar, ou seja, tenha tudo pronto antes de começar a limpeza da sala, por exemplo.

Não sei se você sabe, mas alguns estudos mostram que você perde 20% a mais do seu tempo nesse processo de ir e voltar para pegar os materiais de limpeza.

Economizar na limpeza da casa

5. Usar os produtos da maneira correta

Apesar da maioria das propagandas estimular o uso excessivo dos produtos, não é bem assim que funciona.

Você precisa aprender a usar os produtos da maneira correta. Assim, além de evitar o desperdício também estará economizando, uma vez que estará usando em menor quantidade.

Caso você compre um outro produto, vale a pena ler o rótulo, pois a dose pode variar de um fabricante para outro.

6. Utilizar produtos não tradicionais

Você sabia que pode utilizar o vinagre, limão, bicarbonato e sabão de coco para a limpeza de casa?

Além de serem ótimos substitutos, custam bem menos do que os produtos vendidos em supermercados e causam menos impacto no meio ambiente.

7. Aproveitar as promoções para economizar na limpeza da casa

A maioria dos produtos de limpeza possuem uma data de validade bem extensa. Então se você gosta de um determinado produto, vale a pena aproveitar as promoções e fazer um estoque.

E você pode fazer a mesma coisa com aqueles produtos que você usa regularmente e assim, já consegue fazer uma boa economia.

Agora, não compre só porque está na promoção, mas é apenas comprar uma quantidade maior de um produto que você já iria comprar.

8. Usar panos reutilizáveis

Opte por panos laváveis e que você possa reutilizar. Um bom exemplo são aqueles feitos de microfibra.

E nesse caso, procure usar o mínimo de produto e ter um para cada tipo de uso específico. Por exemplo, um para a cozinha e outro para o banheiro.

Conclusão

Você viu que quando se consegue fazer as coisas de uma forma organizada, você economiza tempo e dinheiro na limpeza da casa.

Lembre-se de toda vez que for ao mercado, pesquise preços e leia sempre o rótulo do produto. Muitas vezes, um produto de uma marca não muito conhecida, pode dar o mesmo resultado ou até melhor. E você estará pagando bem menos.

E todas as dicas acima são super fáceis e se você quer realmente economizar, vale a pena adotar no seu dia a dia.

Quais são suas formas de economizar na limpeza da casa? Conte para nós!

CLIQUE AQUI para conhecer o Sistema 3C da Construção de Riqueza!

Você também pode gostar

Deixe um comentário