Conta de luz mais cara em maio: como economizar

Conta de luz mais cara em maio: como economizar

Já ouvir falar que da conta de luz mais cara em maio? É a primeira vez no ano que a bandeira tarifária não será verde, isto é, sem nenhum custo a mais para o consumidor.

Muitas pessoas estão preocupadas porque não sabem como esse aumento pode pesar no seu orçamento mensal.

Justamente por isso que preparamos esse artigo para você, onde vamos te passar algumas dicas para você economizar na sua conta de luz.

Por que a conta de luz ficou mais cara em maio?

A explicação dada pela Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica – para a conta de luz mais cara é porque no mês de maio é o início da estação seca nas principais bacias hidrográficas das usinas hidrelétricas.

E em razão disso, há a necessidade de acionar as usinas térmicas, que geram um custo mais alto. Só que esse valor a mais é repassado ao consumidor.

Funciona assim: como chove menos, os reservatórios das hidrelétricas ficam mais vazios e para que a energia chegue até a sua casa, as usinas térmicas são postas para funcionar.

Para entender melhor a sua conta, vai aparecer a cobrança da bandeira tarifária de cor amarela, o que significa o aumento de 1 real a cada 100 quilowatts/hora consumido.

Mas não se preocupe. Veja no próximo tópico algumas dicas para você economizar na sua conta.

Como economizar com a conta de luz mais cara

Você já viu que a conta de luz vai ficar mais cara no mês de maio, mas o que você deve fazer para economizar? Confira nossas dicas:

1. Uso do ferro de passar

O ferro de passar é um dos eletrodomésticos que consomem muita energia, mas veja como você pode economizar:

  • Junte uma quantidade de roupa e passe de uma só vez;
  • Desligue sempre o ferro se for fazer outra coisa;
  • Comece pelas roupas que exigem temperatura mais baixa.

2. Troque as lâmpadas por LED

Apesar das lâmpadas de LED serem mais caras, no final do mês é possível perceber a diferença na conta de luz. E não se esqueça de apagar as luzes toda vez que sair de um cômodo da casa.

Uma outra dica é preferir as cores mais claras nas paredes, pois assim refletem melhor a luz, sem a necessidade de acender as luzes.

Procure aproveitar ao máximo a iluminação natural. Deixe as cortinas sempre abertas para que o sol entre na sua casa. E quando você se der conta, já é noite e nem foi preciso acender a luz.

Conta de luz mais cara em maio: como economizar

3. Máquina de lavar

Da mesma maneira que o ferro de passar, procure acumular uma boa quantidade de roupa para ligar a máquina. E, se for possível, programe a máquina para o molho curto. Assim, todo o processo vai levar menos tempo.

4. Limpar o filtro do ar-condicionado

Na verdade, o ideal seria não ligar o ar-condicionado, mas em algumas situações é impossível. Então como usar o ar?

  • Verifique se as portas e janelas estão bem fechadas e vedadas;
  • Faça a limpeza semanal do filtro;
  • Coloque na temperatura média;
  • Programe o timer para o ar ficar ligado durante um determinado período.

Uma ideia é usar o ventilador. Mas é importante também avaliar o seu consumo. Para isso, é só olhar no selo Procel que vem com o produto e optar por um ventilador com a letra A.

5. Chuveiro elétrico

A dica aqui é tentar reduzir o tempo de banho, no máximo cinco minutos. Além disso, coloque o chuveiro na posição verão e o ideal é na hora de comprar o chuveiro elétrico, verificar a sua potência. Dessa forma, é possível calcular o consumo de cada marca.

6. Aparelhos em stand-by

Há quem ache que aquela “luzinha” vermelha nos aparelhos não significa nada, mas também ajudam a aumentar a conta de luz.

Então, quando for ficar fora por um tempo maior ou mesmo durante a noite, retire os aparelhos da tomada. Aqui vale também não deixar o celular horas carregando e retire o carregador da tomada.

7. Uso consciente da geladeira

Você é daquelas pessoas que ficam abrindo e fechando a geladeira não sei quantas vezes por dia? Somente para dar uma olhada?

Uma forma de economizar na sua conta de luz é só abrir a geladeira quando realmente precisar pegar alguma coisa. Mas vale a pena também:

  • Verificar a borracha de vedação e se estiverem em mau estado, o ideal é trocá-la;
  • Procure não colocar alimentos quentes;
  • Na hora de comprar uma geladeira, opte por aquela com consumo inteligente de energia, a letra A do selo Procel.

Conclusão

Você não pode impedir a cobrança da bandeira amarela na sua conta de luz, mas pode encontrar formas de economizar.

Se percebeu, todas as dicas acima são super simples, basta começar a mudar alguns hábitos do seu dia a dia.

Faça manutenção no ar-condicionado, verifique a borracha de vedação da geladeira, acumule roupas para ligar a máquina de lavar ou o ferro, são algumas medidas que você deve adotar, mesmo em épocas que não haja o aumento da tarifa.

Converse com a sua família, explique o que pode ser feito para economizar e, com certeza, mesmo com a tarifa mais cara, talvez você nem perceba muita diferença, desde que siga as nossas dicas corretamente.

Achou sua conta luz mais cara? Conte para nós nos comentários.

CLIQUE AQUI para baixar o Ebook Gratuito “Como evitar os 7 Pecados dos Investidores”!

Equipe Eduardo Moreira.

Você também pode gostar

Deixe um comentário