Como criar o hábito de economizar de uma vez por todas

Como criar o hábito de economizar de uma vez por todas

Se você pensar bem, é possível criar hábito de economizar, basta começar. Talvez, você até possa considerar um pouco complicado, mas a prática do dia a dia só torna tudo bem mais fácil. O mais importante é ter em mente qual a importância de economizar.

No momento que se pensa a longo prazo, você só tem a ganhar com esse hábito. E hoje, vamos te mostrar por onde começar e todo o passo a passo para conseguir criar o hábito de economizar.

Por que criar o hábito de economizar é importante

Antes de mais nada, saiba que o hábito de economizar é algo que a maioria das pessoas não adotam no seu dia a dia, mas é importante ser desenvolvido.

Não estou querendo dizer que é algo fácil, mas também não é nenhum sacrifício. E se você projetar essa economia para uns anos para frente, vai perceber que valeu a pena o esforço.

Mas por que é importante?

  • Para você ter uma reserva de emergência
  • Ajudar na aposentadoria
  • Realizar um sonho

Independentemente de qual seja o seu objetivo ao poupar, mas talvez o que se resuma tudo é conseguir ter uma estabilidade financeira e junto a isso, uma maior tranquilidade no futuro.

Dicas de como criar o hábito de economizar

Separei aqui algumas dicas que vale a pena você começar a adotar na sua vida hoje:

1. Montar um planejamento

Você precisa ter ideia dos seus gastos e comparar isso com as suas receitas. Só assim vai conseguir visualizar se está gastando além do seu orçamento.

São coisas bem simples que você pode fazer. Registre diariamente todos os seus gastos, por exemplo.. Você precisa saber para onde está indo o seu dinheiro. E a partir do momento que percebe que as contas não fecham, é a hora de começar a mudar alguns hábitos.

2. Analisar o que pode cortar

Com base no registro das suas despesas, quais as contas que você pode cortar ou, pelo menos, tentar diminuir? Veja alguns exemplos:

  • Economizar na conta de luz, esperando ter bastante roupa para ligar a máquina de lavar e o ferro de passar;
  • Ir para o supermercado com uma lista e somente comprar o que estiver nela;
  • Rever pacote de TV por assinatura e a conta do celular;
  • Ao invés de jantar fora três vezes por semana, jante apenas uma;
  • Evitar compras parceladas.

3. Saber usar o cartão de crédito

O uso correto e com responsabilidade do cartão de crédito é, com certeza, o melhor hábito de economizar que você deve adotar. Por que?

Porque o uso inadequado do cartão de crédito é um dos grandes causadores que te impedem de poupar, principalmente porque você acaba gastando além do que pode e não consegue pagar a fatura integral. E, com isso, vêm os juros e é uma verdadeira bola de neve.

4. Não compre por impulso

O que mais dificulta você a economizar são as compras por impulso. Na maioria das vezes, são itens totalmente desnecessários. Só que no final do mês, você vai se dar conta quanto dinheiro foi desperdiçado.

Essa questão também está relacionada ao uso incorreto do cartão de crédito. Você é uma daquelas pessoas que adora uma promoção? Então, só compre o que for realmente o necessário e evite os supérfluos.

5. Quitar as suas dívidas

Relacione todas as suas dívidas e tente quitá-las ou renegociá-las. Procure os seus credores e tente encontrar uma forma de quitar todas elas.

Caso você não tenha dinheiro suficiente, leve em consideração solicitar um empréstimo pessoal, pois os juros são bem mais baixos por aqueles cobrados pelo cartão de crédito ou cheque especial.

Vale a pena conversar com o seu gerente e se os juros forem menores, você pagaria a dívida e ficaria apenas com a parcela do empréstimo. Mas lembre-se: o valor deve caber dentro do seu orçamento. Caso contrário, é mais uma dívida.

6. Comece a poupar todos os meses

Para você criar o hábito de economizar, separe todos os meses um valor e poupe, seja colocando numa poupança ou outro tipo de investimento, desde que esse valor não impacte no seu orçamento.

Por exemplo, não adianta você reservar um valor mensalmente e não pagar uma conta essencial. É fundamental que haja frequência nessa poupança e faça isso rigorosamente todos os meses.

Como criar o hábito de economizar de uma vez por todas

7. Estabelecer metas

A melhor forma e que ajuda muito a economizar é você estabelecer metas. Quando você tem um objetivo a ser alcançado, aquela poupança é pautada em algo real.

Comece por pequenas metas e pouco a pouco, trace metas mais a longo prazo. Vamos supor que você queira trocar de carro. Defina um valor que vai ter que poupar para em X meses você poder fazer essa troca.

8. Procure investir seu dinheiro com inteligência

Apesar da caderneta de poupança ser o investimento mais procurado pelos brasileiros, ela rende muito pouco, apesar de não ter nenhum risco.

Saiba que existem outros tipos de investimento, como o Tesouro Direto, que é muito seguro também e que rende bem mais. Procure buscar informações sobre que investimentos têm a ver com seu perfil. O que não pode é deixar seu dinheiro parado.

É difícil criar o hábito de economizar?

Não, não é difícil. Basta você se conscientizar de como isso vai trazer benefícios a longo prazo. Converse com todos da sua família, a fim de que todos colaborem. É crucial que todos criem esse hábito de economizar.

Depois de alguns meses quando você começa a perceber os resultados, vai até pensar porque não fez isso antes. Só ter uma boa saúde e segurança financeira, já valeu todo o esforço. E pelo que você viu, nenhuma mudança de hábito significa um grande sacrifício.

Você faz uma mudança em um dia, reforça no outro e quando se der conta, já é uma coisa natural, como um simples escovar de dentes. Analise cada uma das nossas dicas e veja o que você pode estar fazendo de errado e tente fazer da coisa certa.

Você já economizou hoje? Conte para nós a maior dificuldade que possui na hora de economizar.

CLIQUE AQUI para conhecer o Programa Mente Rica!

Equipe Eduardo Moreira

Você também pode gostar

Deixe um comentário