Renda variável e renda fixa: vantagens e desvantagens

Renda variável e renda fixa: vantagens e desvantagens

No mundo dos investimentos sempre se ouve falar sobre renda variável e renda fixa. São as formas mais conhecidas e, principalmente, as mais divulgadas de investimento.

No entanto, muitas pessoas que entram neste meio conhecem pouco sobre renda fixa e renda variável, e isso obviamente tem um impacto direto no que você consegue ter enquanto retorno dos investimentos feitos.

A ideia é oferecer algumas informações sobre esse tipo de investimento, para que você conheça suas vantagens, desvantagens e consiga também optar pela que melhor lhe atende no valor e também em suas finalidades.

Conhecendo mais sobre as rendas fixas e variáveis você tem uma segurança muito maior para realizar qualquer que seja o investimento que precisa ser feito, e assim pode ter alguns benefícios financeiros.

O que é renda variável

Renda variável é um tipo de investimento, que conforme o nome já sugere, possui uma variação nos seus rendimentos, sendo geralmente os de alto risco, já que possuem uma instabilidade muito maior.

Investir em renda variável é não ter a segurança de quanto irá retornar depois de um período de investimento, e é uma das principais características que fazem dessa modalidade uma das mais delicadas.

Quais as vantagens

O investimento feito em renda variável possui uma vantagem muito interessante que é o retorno que pode ser muito significativo e em pouco tempo, não precisando necessariamente esperar por um período longo para resgate.

Sendo assim, a sua lucratividade a partir de um investimento é muito alta, e também pode extrapolar o que você esperava, sem ter que esperar por muito tempo para isso, o que oferece uma possibilidade de variação dos investimentos.

Quais as desvantagens

Como já foi dito o investimento em renda variável é tido como de alto risco, e isso acontece principalmente pelo fato de que essa variação pode ser muito positiva ou muito negativa, não tendo nenhuma segurança para tal.

Sendo assim essa instabilidade é característica da renda variável e pode também trazer prejuízos importantes, sendo um risco que se corre, de maneira que você deve observar atentamente os movimentos no mercado e ficar sempre em alerta.

O que é renda fixa

A renda fixa é outra modalidade de investimento, e é tida também como uma das mais seguras, principalmente pelo fato de que você pode ter esse acesso a informações mais livremente e possui uma estabilidade no seu rendimento.

É indicada geralmente para pessoas iniciantes que não conhecem muito sobre o mercado financeiro e assim é uma forma de você conseguir bons rendimentos sem tantos riscos ou sem sustos.

Quais as vantagens

A principal vantagem do investimento em renda fixa é que ele possui uma estabilidade maior e isso também diz respeito ao risco que você corre, sendo o mínimo, o que garante uma margem de lucro inclusive prevista.

Desta maneira você pode saber exatamente quanto vai receber a partir de um investimento feito, e então é só esperar o tempo do investimento feito e fazer o resgate ao final de todo o investimento feito.

Quais as desvantagens

Justamente por conta de sua estabilidade e de um tipo de retorno garantido e previsto, esse tipo de investimento retorna pouco se comparado com a renda variável, sendo um lucro muito abaixo, inclusive.

Outra desvantagem é que para o resgate do valor investido com o seu rendimento você pode ter que esperar por muito tempo, o que configura um investimento feito a longo prazo, e ficar atento a isso é muito importante.

Renda variável e renda fixa

Qual escolher: renda variável e renda fixa?

Escolher um investimento feito em renda variável e renda fixa vai depender de quanto você quer investir, do período que quer ter até resgatar o valor e principalmente do risco que você está disposto a correr para tal.

Não existe uma receita pronta e nem existe um investimento melhor que o outro. O que vale nesse contexto é o que você possui enquanto valores e quanto pretende ganhar em um determinado período de tempo.

Algumas pessoas inclusive variam os investimentos tendo um em renda fixa e outro em renda variável, o que é importante justamente para que consigam aliar um bom investimento em longo prazo e até alguns riscos com investimentos em curto prazo.

No mundo dos investimentos existem muitas opções para quem quer adentrar ainda mais nesse contexto, e certamente o investimento feito em renda variável e renda fixa, é diferente em cada modalidade.

Conhecer cada uma delas é uma forma também de você se planejar e ter uma noção de riscos que pretende correr ou simplesmente de retornos que quer, seja em um curto espaço de tempo, ou em um período mais longo.

Por isso, o investimento quando é estudado tende a dar mais certo, partindo de sua ideia inicial, e isso é fundamental na hora de escolher a tenda fixa ou variável para seus investimentos.

Renda variável e renda fixa: qual destes é o melhor para você? Deixe sua resposta nos comentários!

CLIQUE AQUI para conhecer o Sistema 3C da Construção de Riqueza!

Equipe Eduardo Moreira.

Você também pode gostar

Deixe um comentário