Você tem propósito na hora de investir seu dinheiro?

Você tem propósito na hora de investir seu dinheiro?

Se você está pensando em investir seu dinheiro, saiba que a primeira coisa a fazer é definir o seu propósito em relação àquele tipo de investimento.

Além disso, quando você traça uma meta, ajuda você a seguir em frente na busca de atingir seus objetivos.

Um outro ponto que muitos investidores iniciantes se esquecem é escolher um investimento que atenda melhor ao seu propósito.

E é justamente isso que vamos tratar aqui hoje. Você vai saber quais são os investimentos que se encaixam no seu perfil e claro, que facilitam que você alcance o que definiu como meta.

Propósito para investir seu dinheiro

Por que é importante? Porque você deve ter um objetivo bem definido na hora de investir seu dinheiro. Mas lembrando que esse propósito deve ser muito claro e não algo impossível.

Caso contrário, você pode acabar se desmotivando e não conseguir nem ao menos guardar dinheiro para investir.

Qual é o seu propósito? O que você pretende com o investimento?

E se você ainda está meio confuso, separamos alguns pontos para você levar em consideração e assim, ajudar você a definir os seus objetivos.

Como descobrir um propósito

Veja aqui os principais aspectos para ajudar você a estabelecer qual é o seu propósito no momento de investir seu dinheiro:

1. Objetivo bem específico

Não adianta de nada o seu objetivo ser algo impossível de ser alcançado. Por isso, quanto mais específico for, melhor. Veja alguns exemplos:

  • Fazer uma viagem
  • Estudar fora do país
  • Comprar um imóvel
  • Trocar de carro
  • Ter uma renda para complementar a aposentadoria

Você viu que todos esses objetivos são bem claros e atingíveis.

2. Estabelecendo metas

O ideal é quando você estiver estabelecendo as suas metas, que as divida em curto, médio e longo prazo. Por que isso?

Primeiro porque é motivador, pois à medida que você for conquistando metas mais fáceis e em um período mais curto, você vai perceber que o esforço valeu a pena. Além disso, ajuda bastante no momento de escolher qual tipo de investimento.

Você tem propósito na hora de investir seu dinheiro?

3. Estipule valor e prazo

Com base no seu propósito, você precisa agora pensar em quanto deve economizar todos os meses para atingir a meta.

Por isso, é importante você já estar com um planejamento financeiro bem elaborado e assim vai saber quanto vai investir seu dinheiro.

Vamos supor que seu objetivo seja trocar de carro daqui a um ano. Antes de tudo, você vai definir qual será o carro, e com base no preço, você já tem uma ideia de quanto deve investir por mês.

4. Conheça o melhor investimento para você

Hoje no mercado existem vários tipos de investimentos para os mais variados perfis. E você vai escolher aquele que permita você alcançar o seu propósito.

Seguindo no exemplo da troca de carro: não invista seu dinheiro em uma aplicação a longo prazo, porque o seu propósito é trocar de carro daqui a um ano.

Sendo assim, o tipo de investimento que você vai escolher está atrelado ao seu objetivo, certo?

Faça uma pesquisa e a internet pode te ajudar bastante em relação aos tipos de investimentos disponíveis, tanto quanto a valores e prazos.

5. Onde investir seu dinheiro

Você tem a opção de investir seu dinheiro no seu próprio banco ou através de uma corretora de valores.

O diferencial das corretoras é que elas disponibilizam uma maior variedade de investimentos, além de contar com uma equipe especializada em te dar todo o suporte.

No próprio site da corretora, você responde a um questionário para conhecer qual é o seu perfil e aí é direcionado a investimentos que mais se adequam ao seu perfil.

6. Diversifique a sua carteira de investimentos

Os especialistas são unânimes em recomendar a diversificação da carteira de investimentos e não investir seu dinheiro em uma só aplicação.

Quando você aplica seu dinheiro em vários investimentos, o seu risco é bem menor e a sua rentabilidade maior.

Por exemplo, se investe em um só ativo, caso o mercado esteja desfavorável, você pode acabar perdendo dinheiro. Mas ao passo que se investir em vários ativos, o ganho de um compensa a perda do outro.

7. Pense em ter uma reserva de emergência

Em paralelo ao seu propósito no momento de investir seu dinheiro, você não pode se esquecer de montar uma reserva de emergência.

Ninguém pode prever a perda de um emprego, uma despesa inesperada, uma doença, e por isso que a reserva de emergência é tão importante, justamente para cobrir suas despesas em determinadas situações.

Mas para você definir qual será o montante dessa reserva, deve ter bem claro quais são as suas despesas mensais, pois essa reserva de emergência deve equivaler em torno de, pelo menos, 6 meses dos seus gastos.

Conclusão

Depois de tudo o que viu, conseguiu definir qual seu propósito na hora de investir seu dinheiro?

Você viu também que o tipo de investimento que irá escolher depende dos seus objetivos, que podem ser a curto, médio ou longo prazo.

Por isso, vale a pena você conhecer o seu perfil de investidor e optar por investimentos que atendam melhor aos seus propósitos.

Caso tenha alguma dúvida, procure o gerente do seu banco ou entre em contato com corretoras de valores. Essas últimas contam com especialistas que podem te auxiliar quanto aos investimentos mais adequados ao seu perfil.

O mais importante aqui é que seu objetivo seja muito claro e que quanto mais diversificada for sua carteira, menor será o risco.

Já descobriu o propósito para investir seu dinheiro? Comente abaixo!

CLIQUE AQUI para conhecer o Programa Mente Rica!

Equipe Eduardo Moreira.

Você também pode gostar

Deixe um comentário