27 de julho de 2020

Letra de câmbio: o que é, vantagens e desvantagens, tipos e como investir (Guia Completo)

Letra de câmbio: o que é, vantagens e desvantagens, tipos e como investir (Guia Completo)

Você sabe o que é uma letra de câmbio? Sabe quando e como investir em uma? Se respondeu “não” para as duas perguntas, confira o artigo! 

Agora, se você respondeu “sim”, leia também até o final, pois conhecimento nunca é demais e muitas pessoas deixam de fazer bons investimentos, justamente, pelo desconhecimento.

Em primeiro lugar, letra de câmbio é um título de renda fixa e, como todo investimento, é muito importante conhecer as suas características, como funciona e muito mais antes de investir. Confira, neste artigo, detalhes deste investimento.

O que é letra de câmbio

Letra de câmbio é um título de renda fixa,  emitida por financeiras. Sendo assim, ao comprar um título o investidor, receberá o rendimento em uma data estabelecida.

O objetivo das financeiras ao disponibilizarem esse título é captar recursos e emprestar para outros clientes. É muito parecido com o CDB, que são aqueles títulos emitidos pelos bancos.

Talvez você se pergunte: é seguro? Sim, pois tem a garantia do Fundo Garantidor de Crédito. Dessa forma, se acontecer algum problema com a instituição financeira, por exemplo, uma falência, o cliente tem a garantia de até 250 mil reais por CPF. Saiba mais sobre os benefícios do FGC.

Quais os tipos de letra de câmbio

Separamos aqui os principais tipos:

Letra de câmbio pós-fixada

A sua rentabilidade está atrelada ao CDI – Certificado de Depósito Interbancário -, no qual a taxa de juros possui um valor semelhante ao da Taxa Selic. Depois de terminado o período contratado, você recebe seu rendimento com base nessa taxa.

Letra de câmbio pré-fixada

Nesta modalidade o cliente já sabe qual será o seu rendimento no momento da contratação. A única questão nesse caso é que se houver uma alta da inflação ou um aumento da taxa Selic, o seu rendimento não será atrativo.

Letra de câmbio híbrida

A letra de câmbio híbrida é aquela que conta com aplicações pós e pré-fixadas. Se está pensando em um investimento a longo prazo, é uma excelente opção, pois permite ganhos acima da inflação.

Saiba sobre a origem histórica da letra de câmbio!

Conheça as vantagens e desvantagens

Vantagens do investimento

Separamos aqui as principais vantagens da letra de câmbio. Assim, você já avalia se vale ou não a pena enquanto investidor:

  • Rendimento maior do que a poupança;
  • Garantia do FGC – Fundo Garantidor de Crédito (até 250 mil por CPF);
  • Boa rentabilidade;
  • É possível saber qual será seu rendimento no ato da contratação (pré-fixado);
  • No título pós-fixado, o rendimento é quase 100% do CDI;
  • Possibilidade de diversificar os investimentos, ao escolher uma parte pré-fixada e outra pós-fixada. Aliás a diversificação da carteira é um ponto importante para ter sucesso com seus investimentos. 

Para construir uma base sólida e segura para seu crescimento financeiro, conheça os 3 Pilares para Construção de Riqueza Vitalícia.

Desvantagens da letra de câmbio

Se deseja ter uma maior liquidez, talvez não seja o melhor investimento. Apesar de cada instituição estabelecer o prazo, geralmente, o prazo mínimo é de um ano. Entenda mais sobre liquidez

Se retirar antes do prazo, vai perder toda a rentabilidade. Vale ressaltar que quanto maior for o prazo de investimento, maior a rentabilidade. Resumindo, a letra de câmbio não disponibiliza uma liquidez diária.

Uma outra desvantagem é a cobrança de impostos, pois é preciso pagar Imposto de Renda e IOF. Mas, como é mais rentável que a poupança, por exemplo, esse valor pago ainda vale a pena.

Porém, quanto maior for o prazo de investimento, menor será o imposto pago. Mas só lembrando que a taxação é feita diretamente na fonte. Assim, quando você receber seu dinheiro, ele já vem todo descontado.

Para entender melhor: se o investimento for de até 180 dias, vai incidir 22,5% de imposto; e se o prazo for superior a 720 dias, o imposto será de 15%.

Como investir na letra de câmbio

A primeira coisa é buscar por uma corretora ou banco de investimentos, onde será necessário você abrir uma conta. Faça uma pesquisa para avaliar qual instituição está mais de acordo com o seu objetivo. Não se esqueça de comparar a rentabilidade da letra de câmbio com a de outros títulos.

Letra de câmbio pode ser adquirida através do seu computador ou celular.

Como quem está emitindo é uma financeira, é preciso escolher uma instituição sólida, com boa reputação. Assim, seu risco será bem menor, pois terá a garantia do FGC. Voltando à abertura da sua conta: é possível fazer tudo pela internet, de uma forma bem simples e prática.

Para ter certeza sobre o tipo de investimento ideal, preencha o formulário do perfil do investidor. É a melhor forma para você escolher um investimento mais adequado ao seu perfil.

Depois disso, é só transferir o dinheiro para a corretora e aguardar o rendimento. Além disso, você pode fazer todo o acompanhamento online e tirar todas as suas dúvidas com a equipe de suporte.

Letra de câmbio é melhor do que a poupança?

Depende! Antes de mais nada, vale lembrar que a poupança é um investimento bem seguro, mas, ao mesmo tempo, rende muito pouco. Afinal, a poupança rende 70% da Selic, que atualmente é de 2,25% ao ano.

E é por isso que as pessoas estão em busca de um investimento que lhes forneça um melhor rendimento. No caso da letra de câmbio, como a sua rentabilidade equivale em torno de 100% do CDI, rende cerca de 2,15% ao ano.

Este investimento é uma alternativa para você diversificar a sua carteira de investimentos. No entanto, e preciso saber qual seu objetivo com este investimento. Além disso, procure uma corretora confiável para investir e dessa forma, terá toda a segurança que vai receber o seu rendimento de volta.

E para fazer sempre as escolhas mais inteligentes na vida financeira

assista a aula OS SEGREDOS DA ECONOMIA COMPORTAMENTAL.

Forte abraço,

Equipe Edu Moreira

🔴 Curta também as redes sociais! 📷Instagram / 👍Facebook / 🎥 YouTube

 

Eduardo Moreira
Eduardo Moreira

Eleito um dos três melhores economistas do Brasil pela Revista Investidor Institucional, Eduardo Moreira foi apontado pela Universidade da Califórnia como o melhor aluno do Curso de Economia nos últimos 15 anos. Autor de diversos best-sellers, Eduardo foi o primeiro brasileiro a ser condecorado pela rainha Elizabeth II no Castelo de Windsor, em junho de 2012.

Saiba Mais
Deixe um comentário
Você também pode gostar
5 princípios da educação financeira para adotar como hábito
+
5 princípios da educação financeira para adotar como hábito A importância da educação financeira é vista quando observamos a quantidade de pessoas que ficam com o nome sujo por não conseguir pagar suas dívidas. Por ...
7 de dezembro de 2020
Teve seu cartão clonado? Veja como proceder
+
Teve seu cartão clonado? Veja como proceder Em um ano, quase 3,6 milhões de pessoas tiveram seu cartão clonado. Esse número foi divulgado em 2019 em uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de ...
30 de novembro de 2020
Eficiência energética, economia financeira e redução de impacto ambiental
+
Eficiência energética, economia financeira e redução de impacto ambiental O termo Eficiência Energética tem ganhado notoriedade em todo o mundo devido à preocupação com a escassez de recursos, além da busca por soluções ...
17 de dezembro de 2020