Vantagens e desvantagens de fazer um consórcio

Vantagens e desvantagens de fazer um consórcio

Fazer um consórcio é sempre algo interessante, mas poucas pessoas de fato sabem quais são as vantagens e desvantagens, o que influencia diretamente no processo de decisão e interfere na escolha ou não desse tipo de “investimento”.

Mas para saber se é algo indicado para quem quer ganhar dinheiro, é necessário que você primeiramente possa ter acesso à todas informações sobre tal modalidade que é oferecida por muitos bancos e corretoras.

Sendo assim serão trazidas informações sobre o consórcio e suas vantagens bem como as desvantagens que também fazem parte do processo e que devem sempre ser observadas com muita cautela.

O que é um consórcio

Um consórcio nada mais é que uma modalidade de compra programada, em que você vai pagando pequenas quantias e aos poucos vai acumulando o valor total do bem que você pretende adquirir.

Geralmente é muito utilizado para quem quer comprar imóveis ou carros, sendo os bancos os responsáveis por gerenciar todo esse processo, garantindo os valores e a contemplação dos beneficiários.

Neste sentido, cada banco vai também ter algumas regras, seja para quem deseja participar ou para quem tem interesse nas condições de resgate, o que varia bastante, precisando de um conhecimento prévio de cada modalidade.

Como funciona

 É feito um grupo com todos os interessados, que estarão ligados à administradora, que vai possuir uma liberação feita pelo Banco Central para a realização dessa atividade, e essa administradora pode cobrar algumas taxas para o gerenciamento dos contratos.

A administradora vai colocar todas as regras à disposição, desde o pagamento que deve ser feito, prazos, contemplação e outras informações que são importantes e fundamentais para esse tipo de compra.

Como são contempladas pessoas em diferentes momentos do pagamento, é fundamental manter o compromisso até que sejam quitadas as parcelas para que você então consiga confirmar o bem que adquiriu.

Vantagens e desvantagens de fazer um consórcio

Vantagens de fazer um consórcio

Uma das vantagens da compra por consórcio é que não existe incidência de juros, considerando que é feito um parcelamento a longo prazo. É ótimo para quem quer fugir de taxações muito altas e quer diluir o pagamento sem riscos.

Outra vantagem é que você consegue programar o pagamento conforme for melhor para a sua saúde financeira, e isso é importante para quem precisa confirmar o pagamento constantemente.

Além disso a contemplação pode ser também controlada, pois é feita por lance ou por sorteio. Caso você queira adquirir com mais rapidez, basta aumentar o lance, ou caso prefira, também pode esperar por condições melhores e pelo sorteio feito.

Com a contemplação você possui dois cenários possíveis: ou resgata o valor investido até então, com correção, ou pode optar por receber o seu bem. Em todos os aspectos você sai ganhando e tem retornos interessantes.

Desvantagens

Não é somente de vantagens que se faz um consórcio, e ele possui alguns pontos fracos que merecem a atenção das pessoas que optam por essa modalidade de compra para que fiquem cientes.

Uma das desvantagens é o fato de ser um investimento a longo prazo, o que na prática quer dizer que o dinheiro aplicado pode demorar muito para que retorne o que você precisa, e por isso é indicado somente para quem não tem pressa.

Outra desvantagem é que pode ser um investimento de risco alto, já que havendo um alto índice de inadimplência a administradora pode rever o valor das parcelas e até indicar uma taxa de juros acima de 5%, o que gera prejuízos nesse tipo de modalidade.

Estar atento a estes pontos é importante e pesquisar bem sobre as condições, estar atento às regras, é uma das maneiras de conseguir diminuir os impactos das desvantagens e aproveitar das melhores condições do consórcio.

Um consórcio é indicado para algumas situações de compras, sendo uma alternativa excelente para quem quer prazos longos, condições flexíveis e principalmente um retorno garantido sem o acréscimo de juros.

Porém, é importante também estar atento às condições do consórcio que você está participando, para que seja rentável para você e não gere maiores prejuízos financeiros, preservando sua estabilidade.

Tendo as informações das vantagens e desvantagens você pode iniciar agora mesmo a pesquisa por alguns consórcios que podem ser ideais para  que você se propõe e pretende adquirir.

Você já pensou ou tem planos em fazer um consórcio? De qual tipo? Comente!

CLIQUE AQUI para conhecer o Programa Mente Rica!

Você também pode gostar

Deixe um comentário