23 de fevereiro de 2022

Fundos de investimento ativo ou passivo: como escolher onde investir?

Fundos de investimento ativo ou passivo: como escolher onde investir?

Os fundos de investimento ativo ou passivo possuem características próprias muito importantes que devem ser consideradas, como a praticidade. É impossível negar a veracidade do ditado “tempo é dinheiro”. Independente do contexto, não há frustração maior que perder tempo com algo cujo retorno não compense o investimento.

É por isso que ao tomar uma decisão de investimentos que envolve o seu tempo, é importante entender sobre fundos de investimento ativo ou passivo e como isso pode lhe fazer economizar tempo na hora de investir!

Entenda a diferença entre os fundos de investimento ativo ou passivo, tema desse conteúdo. Se você não sabe onde investir, continue a leitura e descubra!

O que são fundos de investimento ativo ou passivo?

Os fundos de investimento ativo são aqueles fundos que possuem uma gestão ativa dos recursos de seus cotistas. Esses fundos possuem um gestor que irá ativamente escolher os ativos que irão compor a carteira do fundo.

Já os fundos de investimentos passivos são aqueles que buscam apenas reproduzir a rentabilidade de algum índice do mercado. Pelo fato de não precisarem de um gestor profissional, as taxas de administração desses fundos geralmente são mais baratas.

De qualquer forma, investir através de um fundo de investimentos irá lhe poupar tempo, já que você não precisará escolher suas ações, títulos e outros produtos 1 a 1. E como já dito, tempo é dinheiro.

Benefícios de cada um dos tipos de fundo de investimentos

Fundos de Investimentos passivo

  • Taxas mais baixas no mercado: Quando não existe disputa entre ações, as taxas reduzem bastante. Os fundos passivos utilizam o índice como referência;
  • Transparência: É mais evidente quais são os ativos que pertencem ao fundo de índice;
  • Eficiência tributária: A estratégia de compra não resulta em um imposto sobre o capital do ano.

Fundos de Investimentos ativo

  • Flexibilidade: Não tem a necessidade de seguir um índice predeterminado. É possível realizar compras de ações que podem ser consideradas como verdadeiras joias raras, que eles entendem que “tiraram a sorte grande”;
  • Gestão tributária: O investimento ativo pode gerar impostos sobre o ganho referente ao Capital, porém é possível adaptar as estratégias de gestão tributária para os investidores individuais, como a venda de alguns investimentos que estão gerando perda financeira para que seja possível a compensação dos impostos dos vencedores. 

Fraqueza dos tipos de investimentos

Investimento passivo

Limitação de índice: os fundos passivos são limitados a um índice específico ou ainda a um conjunto predeterminado de investimentos que possuem pouca ou nenhuma variação. Dessa forma, os investidores estão presos a essas ações, não importa o que aconteça no mercado.

Investimento ativo

Valor elevado: Quando comparamos com o fundo passivo, as despesas de um investimento ativo ultrapassam o dobro dos custos, onde o fundo passivo está em média 0,6%, o índice médio de despesas é de 1,4%. Todas as taxas que estão incluídas, em longo prazo, podem acabar com os retornos que deveriam ser obtidos através dos investimentos realizados.

Fundos de investimento ativo ou passivo: como escolher onde investir?

Para decidir se você deve escolher investimentos ativos ou passivos para sua vida financeira, existem alguns pontos de atenção que podem influenciar sua decisão. Nós listamos 3 deles abaixo, confira!

Perfil de investidor

O primeiro passo para entender se você deve escolher fundos de investimentos ativos ou passivos é descobrir o seu perfil de investidor. A partir dele, será possível escolher qual é o melhor investimento que se adapte com suas características.

Muitas pessoas têm receio de arriscar e preferem seguir os investimentos mais conservadores, mas outras não têm medo e são muito mais arrojadas. E esse apetite aos riscos e à volatilidade que lhe ajudará a tomar as melhores decisões.

Se você quer saber mais sobre os diferentes perfis de investidor, vale ler o nosso artigo “Qual seu perfil de investidor?”.

Objetivos financeiros

Você quer usar o dinheiro investido para fazer um intercâmbio em 2 anos ou se aposentar em 20 anos? Os seus objetivos financeiros influenciam a sua escolha.

Leia também: Quais os investimentos ideais para cada objetivo de vida?

Tempo disponível

Quanto tempo você quer gastar por dia, semana ou mês nos seus investimentos? Se dedicar ao mercado financeiro é parte essencial dessa decisão e deve ser considerada ao avaliar se seus rendimentos virão do seu trabalho ou de um gestor.

Entretanto, vale reforçar que independente do tipo de investimento escolhido, é essencial continuar estudando sobre finanças para ganhar mais segurança e tomar decisões com mais embasamento.

Se você quer aprender mais sobre investimentos, assista essa aula gratuita em que o Eduardo Moreira ensina como construir, aumentar e preservar patrimônio em qualquer cenário econômico.

Equipe Edu Moreira

🔴 Curta também as redes sociais! 📷Instagram / 👍Facebook / 🎥 YouTube

Eduardo Moreira
Eduardo Moreira

Eleito um dos três melhores economistas do Brasil pela Revista Investidor Institucional, Eduardo Moreira foi apontado pela Universidade da Califórnia como o melhor aluno do Curso de Economia nos últimos 15 anos. Autor de diversos best-sellers, Eduardo foi o primeiro brasileiro a ser condecorado pela rainha Elizabeth II no Castelo de Windsor, em junho de 2012.

Saiba Mais
Você também pode gostar
O que as pessoas ricas têm em comum? O dinheiro? Errado! É algo mais importante que isso – Saiba Mais
+
O que as pessoas ricas têm em comum? O dinheiro? Errado! É algo mais importante que isso – Saiba Mais Muitos de nós pensaríamos que o sucesso dos bilionários se deve a uma determinação feroz ou a uma vontade inabalável, o que não é errado. Mas não só! A ...
12 de dezembro de 2018
Saiba como usar o cheque especial, quando não há outro jeito
+
Saiba como usar o cheque especial, quando não há outro jeito Quando você começa a usar o cheque especial, já está se endividando. Um cheque especial deve ser para curto prazo ou apenas emergências. É importante que ...
15 de julho de 2019
Rentabilidade de um investimento: como avaliar?
+
Rentabilidade de um investimento: como avaliar? A rentabilidade de um investimento é sinônimo de retorno sobre o dinheiro investido. Ao investir, você espera que tenha rendimentos e quanto mais render melhor. ...
12 de agosto de 2019