IPTU 2019: pagar à vista ou parcelar?

IPTU 2019: pagar à vista ou parcelar?

Mal começa ano e grandes despesas começam a chegar. Depois das festas de final de ano e dos gastos com presentes, mês de janeiro chega com diversas contas e impostos para pagar, principalmente IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano).

Todos os anos a história se repete: um dos gastos que mais costumam desequilibrar as finanças dos brasileiros é o IPTU 2019, mas não precisa ser assim.

O grande erro está em não programar seu pagamento com antecedência. Como a maioria das pessoas não traçam um planejamento anual, acabam começando um ano novo com dificuldades financeiras, já que no período há também gastos com matrícula e material escolar, entre outros.

Como funciona o IPTU

Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) deve ser pago por todo contribuinte que possui um imóvel em zona urbana, como apartamentos, casas, consultórios ou edificações comerciais.

Sendo assim, é crucial que cidadão brasileiro conheça as opções de parcelamento IPTU 2019 deste imposto que são disponibilizadas pelos municípios.

No caso do IPTU, o imposto é calculado pelas prefeituras de acordo com valor do metro quadrado e de terreno da região. O Imposto Predial e Territorial Urbano é único imposto, cuja arrecadação total é do município.

Os recursos arrecadados com IPTU vão para orçamento municipal e são aplicados pela Prefeitura em investimentos e melhorias para a cidade e a população, como construções, reformas, ampliações de prédios públicos, recuperação de praças, jardins, ruas, estradas vicinais, investimentos no sistema de abastecimento de água e esgotamento sanitário e obras de infraestrutura

Principais características do IPTU 2019

Não vinculação e fiscalidade

O IPTU é de exclusividade da prefeitura, não possuindo vínculo a nenhuma outra finalidade. Sendo assim o uso de sua arrecadação pode ser utilizado de diversas formas pelo município.

Imposto real

O IPTU é ligado ao imóvel e, não ao dono dele, se você vier a adquirir um imóvel com dívida de IPTU, logo você será cobrado por esta dívida.

Progressividade

A progressividade é devido ao valor do imóvel, ou em razão da função social da propriedade. De acordo com a Emenda Constitucional 29/2000 foi acrescentada a Constituição que deixou bem clara a possibilidade de progressividade do IPTU.

Assim sendo o dono do imóvel terá que pagar as alíquotas que diz respeito ao tempo em que foi estipulado a cobrança de IPTU progressivo, esta alíquota é fixada no valor mínimo a destinação do imóvel.

IPTU 2019

IPTU é melhor pagar à vista ou parcelar?

A resposta para essa pergunta leva em consideração muitos fatores, o principal a ser levado em conta é o quanto de dinheiro você possui. Qual a sua real situação financeira? Você se encontra endividado, ou está em equilibrado financeiramente?

Pois bem: dificilmente você vai conseguir fazer o pagamento à vista restando o caminho do parcelamento, vale lembrar que se deve evitar no máximo recorrer a empréstimos, como por exemplo o cheque especial ou qualquer outra maneira de crédito no mercado financeiro.

É importante levar em conta ainda o valor do IPTU, tanto quanto o desconto quando pago em cota única, só lembrando que o valor desse imposto diversifica de um estado para o outro. A recomendação é que você faça o pagamento a vista uma vez que esse desconto supere o valor de 4% de desconto.

É importante ainda não se deixar apenas levar pelo valor do desconto e, acabam se esquecendo que vai que vai haver outras contas a serem pagas naquele mesmo mês, ou nos próximos.

Por exemplo de que adianta você pagar à vista e conseguir um bom desconto no IPTU, e não ter dinheiro o suficiente para quitar as outras contas.

Ter uma reserva financeira é importante, pois evita problemas financeiros, e o faz deixar mais seguro em caso de imprevistos.

Por outro lado, pagamento à vista tem como desvantagem uso de uma parte relevante dos recursos do orçamento no mês da compra.

Quando pagar o IPTU à vista

Em primeiro lugar observe se financeiramente você se encontra preparado para pagar o IPTU.

Se este valor já estiver disponível sem comprometer outras contas, não pense duas vezes em pagar à vista e, se beneficiar do desconto oferecido.

Em segundo lugar faça uma avaliação, talvez você tenha algum dinheiro que esteja aplicado em algum lugar, se tiver e puder resgatar este valor é bem-vindo para quitar o IPTU em parcela única.

Quando pagar parcelado

Nem todas as pessoas se programam financeiramente para pagar o IPTU, sendo assim o parcelamento acaba sendo a melhor opção, o ruim de parcelar são os juros.

Divida as parcelas de acordo com o seu bolso, sem que prejudique seu orçamento no fim do mês. A partir de hoje tente de organizar de forma a se planejar financeiramente para o próximo IPTU, trace uma meta e cumpra-a.

E aí já decidiu como pagar seu IPTU? Ainda tem alguma dúvida? Escreva nos comentários.

CLIQUE AQUI para conhecer o Programa Mente Rica!

Equipe Eduardo Moreira

Você também pode gostar

Deixe um comentário