24 de abril de 2020

Aposentadoria Privada: Opções de investimentos para longo prazo

Aposentadoria Privada: Opções de investimentos para longo prazo

A aposentadoria privada é um meio de conquistar um futuro mais estável financeiramente sem depender exclusivamente da aposentadoria do INSS.

Quem nunca se pegou pensando sobre o futuro e desejou ter uma velhice tranquila financeiramente?

Pois bem, o intuito de possuir uma previdência privada é justamente montar um portfólio com bons investimentos que gere uma renda passiva mensalmente.

No artigo, “a aposentadoria do INSS será suficiente para você?” foi explicado como fazer o cálculo para descobrir quanto de patrimônio é necessário ter acumulado para ter um salário de R$ 5.000,00 ao mês, fruto da aposentadoria privada.

Antes de conferir os melhores investimentos a longo prazo para a previdência privada, vale lembrar a importância de ter uma renda passiva. 

Por que você deve ter uma fonte de renda passiva? 

Atualmente, qual é o esforço necessário para ter o salário na conta bancária todos os meses? 

Daqui 20 ou 30 anos será possível estar no mesmo ritmo para ter esse valor mensalmente? Provavelmente não!

plano de aposentadoria 2

A aposentadoria privada é uma estratégia de renda passiva para um futuro de independência financeira.

Pois bem, a renda passiva, proveniente da aposentadoria privada, tem a função de proporcionar um salário mensal independente do esforço realizado.

A melhor maneira de alcançar essa renda passiva é montando a própria carteira de previdência privada.

Assim, será possível escolher os melhores investimentos, com os melhores lucros sem pagar taxas aos bancos. 

Melhores investimentos para longo prazo

Para a aposentadoria o mais indicado é optar por investimentos de longo prazo, afinal, quanto maior o tempo de aplicação, maiores as chances de conseguir investimentos mais lucrativos.

Isso ocorre pois, diferentemente de investimentos de curto prazo, os investimentos para aposentadoria podem estar expostos a oscilação do mercado, correr um pouco mais de risco e buscar assim uma lucratividade maior.

Fundos Imobiliários

Os fundos imobiliários detêm e operam ativos (propriedades) que estão ligados ao setor imobiliário.

Esses fundos em geral possuem imóveis como galpões industriais, universidades, lajes comerciais e shopping centers. Seus objetivos de ganhos estão na valorização do patrimônio e também na renda dos aluguéis.

Os investidores podem adquirir cotas de FIIs por meio da negociação em bolsa, da mesma maneira que compram ações de uma empresa.

Debênture

Debênture nada mais é do que você assumir a dívida de uma empresa, emprestando dinheiro para ela.

Algumas empresas que precisam investir no próprio negócio buscam pessoas que possam emprestar dinheiro para elas, e o retorno geralmente é feito em cima de juros pré-fixados até o fim da vigência do contrato de longo prazo firmado entre as partes.

Assim, você recebe de volta o que emprestou e mais os juros que foram obtidos a partir desse empréstimo, tendo um retorno sobre o capital aportado, o que configura um investimento feito e com lucros interessantes.

ETF

Os ETFs são fundos de índices, como por exemplo índices de ações, ou seja, representa uma variedade muito maior de ações e é uma maneira de diversificar o portfólio. 

É indicado para quem não conhece muito esse universo e pretende direcionar os seus investimentos para a renda variável, quando se pensa em investimentos de maior risco e de longo prazo.

Títulos do tesouro IPCA+

Os títulos do tesouro IPCA+ estão entre os mais populares aqui no Brasil, isso porque é um título atrelado à inflação, aliás é o único título público que garante um rendimento real acima da inflação e que irá garantir a manutenção do poder de compra do seu capital investido ao longo do tempo.

Outra característica que faz com que ele seja tão popular, principalmente para uma carteira própria de aposentadoria privada, são as datas de vencimento a longo prazo e a opção de receber juros semestrais.

Atualmente os títulos têm vencimento entre 2026 até 2055 e os juros semestrais, chamados de cupons, são muitas vezes usados como estratégia de renda passiva. É possível fazer a simulação e os aportes no site do Tesouro Direto.

Ações  

As ações são frações ou parcelas do capital social de uma empresa que é disponibilizada para quem possui a condição de investir neste segmento. 

Se você pretende correr mais riscos para tentar alcançar alguns rendimentos maiores, as ações são boas opções e bastante consideradas em estratégias de composição de renda de longo prazo.

Um exemplo, são as carteiras de ações boas pagadoras de dividendos, que dão ao investidor certa promessa de renda passiva. 

Todas estas opções de investimentos têm uma grande exposição, sendo assim, podem alavancar seus rendimentos. Porém, ao mesmo tempo, podem expor seu patrimônio a muitos riscos.

Por isso, conhecer os tipos de investimentos, quais são os mais indicados para cada momento de vida e para cada objetivo é determinante para o sucesso da sua carteira de investimento e para o seu futuro.

Para ter uma aposentadoria estável comece hoje a cuidar do seu dinheiro!

Para cuidar do seu dinheiro é preciso conhecimento para se blindar das incertezas e fazer a escolha mais acertada.

Lembre-se que não existe momento certo para investir, existe investimento feito com responsabilidade.

Para  sentir-se mais seguro conheça o e-book  7 PECADOS CAPITAIS DOS INVESTIDORES.

É um material gratuito para você iniciar no mercado de investimentos já sabendo o que NÃO FAZER!

E se você quer saber no detalhe O QUE FAZER e como fazer, o Investidor Mestre pode te ajudar.

Forte abraço,

Equipe Edu Moreira

🔴 Curta também as redes sociais! 📷Instagram / 👍Facebook / 🎥 YouTube

Eduardo Moreira

Eleito um dos três melhores economistas do Brasil pela Revista Investidor Institucional, Eduardo Moreira foi apontado pela Universidade da Califórnia como o melhor aluno do Curso de Economia nos últimos 15 anos. Autor de diversos best-sellers, Eduardo foi o primeiro brasileiro a ser condecorado pela rainha Elizabeth II no Castelo de Windsor, em junho de 2012.

Saiba Mais
Deixe um comentário
Você também pode gostar
O que causou o Circuit Breaker no dia 09 de março?
+
O que causou o Circuit Breaker no dia 09 de março? Afinal o que é o circuit breaker e porque ele foi necessário? Nas últimas horas, o termo circuit breaker apareceu em manchetes de vários jornais e portais. Mas ...
10 de março de 2020
VÍDEO – Live com Eduardo Moreira, Deputado Federal Zeca Dirceu e Gabriel Cassiano
+
VÍDEO – Live com Eduardo Moreira, Deputado Federal Zeca Dirceu e Gabriel Cassiano Live com Eduardo Moreira, Deputado Federal Zeca Dirceu e Gabriel Cassiano sobre o momento delicado que o Brasil está passando com a crise institucional política ...
4 de maio de 2020
Fim de jogo para o pobre no Brasil
+
Fim de jogo para o pobre no Brasil Tudo que acontece nos outros países nós deveríamos usar como aprendizado. Porém, não é assim que o Bolsonaro pensa. Suas ações são claras de que está cada ...
24 de março de 2020