Os principais mitos sobre investir em ações

Os principais mitos sobre investir em ações

É bem provável que você já pensou em investir em ações e não seguiu em frente porque ou tinha muitas dúvidas ou simplesmente ouviu que não era para iniciantes.

Há uns tempos atrás, realmente era mais complicado fazer esse tipo de investimento, principalmente porque era necessário ter um grande montante de dinheiro. Mas, felizmente esse cenário mudou.

Vamos lhe mostrar quais os principais mitos que existem, como funciona esse mercado, por onde você deve começar e muito mais.

O que são ações

Antes de você conhecer os mitos sobre investir em ações, vale relembrar o que são ações.

Então, ações são papéis que uma empresa coloca no mercado, isto é, na bolsa de valores. E a partir do momento que você compra, você se torna tipo um sócio daquela empresa.

Principais mitos sobre investir em ações

Separamos aqui os principais mitos sobre investir em ações e quem sabe se não é um deles que está lhe impedindo de começar.

1. É preciso muito dinheiro

Antigamente, era preciso sim ter muito dinheiro para investir no mercado de ações, mas hoje você pode fazer o negócio com pouco dinheiro.

Isso podia ser observado pelo simples fato de que só interessava às corretoras quem tinha muito capital. Quem dispunha de pouco dinheiro nem adiantava entrar.

Hoje, se você quiser, pode comprar apenas uma ação. Não existe um limite para a compra. O que você precisa prestar atenção é que taxas serão cobradas. Assim, pode ser que não valha a pena investir pouco.

De repente, você pode começar a investir pouco e com o tempo, ir aumentando o valor. Só se lembre das taxas cobradas.

2. Quem não conhece esse mercado não pode investir

Muitas pessoas ainda têm a ideia de que investir em ações é somente para quem é um expert no assunto, mas se você procurar estudar bastante e entender como tudo funciona, não é nada complicado.

Na verdade, apenas com a prática que você vai realmente conhecer e ficar por dentro do mercado de ações.

3. Investir em ações é muito arriscado

Se você parar para pensar, independentemente do tipo de investimento, é claro que se você não entende, pode ser arriscado. Mas investir na bolsa é mais arriscado do que outros investimentos. Por outro lado, é um dos mais rentáveis.

E a partir do momento que você tem todas as informações ou é bem assessorado, vai poder lucrar muito na bolsa de valores.

Mas se você não tem o perfil para a possibilidade de perder, então esse mercado não é para você, muito em razão das constantes oscilações.  Agora, você pode reduzir esse risco ao diversificar as ações, e não comprar apenas de uma empresa.

4. É preciso dedicar muito tempo

Realmente se a sua ideia for ficar acompanhando a todo minuto como está o mercado, é claro que muito do seu tempo será necessário.

Mas a partir do momento que você compra ações de empresas sólidas e reinveste o que ganha, não vai precisar ter tanto tempo assim.

Agora, se você está começando a investir em ações, no início terá que se dedicar um pouco mais, mas quando passar a entender como tudo funciona, as coisas fluem naturalmente. Inclusive, você pode controlar tudo de sua casa.

 5. Quando as ações estiverem caindo, você não deve investir

Alguns especialistas afirmam que é justamente o contrário. De repente, pode ser uma ótima oportunidade para você comprar ações que, futuramente, serão bem valorizadas.

Muitas vezes, uma determinada empresa pode estar passando por um problema momentâneo e pontual, mas assim que for solucionado, suas ações voltam a subir.

Os principais mitos sobre investir em ações

6. Retorno é rápido

É preciso ter muita paciência porque não é da noite para o dia que o investidor começa a lucrar na bolsa de valores. Geralmente é a longo prazo o retorno e estar sempre atento qual é a melhor hora de comprar e qual é a melhor hora de vender.

Saiba que quanto maior for o prazo de investimento, maior será seu lucro. É preciso saber esperar.

7. Ficar olhando os preços das ações todos os dias

A partir do momento que você adquire ações de uma empresa sólida, não tem porquê ficar olhando todos os dias as variações dos preços. Isso, em determinados casos, podem te deixar mais angustiado.

O ideal é que a cada 2, 3 meses, você analisar a situação da empresa. E caso perceba que não vai muito bem, aí sim pensar em outro tipo de investimento ou até comprar ações de uma outra empresa.

Talvez alguns desses mitos estejam afastando você de investir em ações e, consequentemente, ganhar dinheiro. E quando você tem noção de todos eles, vai perceber que investir na bolsa pode gerar ótimos lucros, desde que você esteja aplicando as estratégias corretas.

Dicas para ganhar dinheiro ao investir em ações

Então, agora que você já conhece os principais mitos sobre essa questão de investir em ações,  veja algumas dicas por onde começar:

  • Procure entender como tudo funciona;
  • Invista em ações a longo prazo;
  • Escolha empresas sólidas;
  • Reinvista os seus dividendos,

A principal ideia é que com os dividendos que você recebeu durante um determinado período, reinvista ou na mesma empresa ou também pode diversificar para outras. E isso sem que você tenha que colocar mais dinheiro.

E, aos poucos, você vai entender como é todo o processo e o melhor de tudo, vai ter mais e mais retorno.

Quando falamos em diversificar, é para você não ficar preso somente a uma empresa. O ideal é ampliar sua carteira de investimentos, aplicando seu dinheiro em mais de uma empresa. Só lembrando que procure se informar sobre a situação financeira da empresa antes de comprar as ações.

O que você precisa ter em mente que ao investir em ações, você não vai ficar rico da noite para o dia, principalmente porque o retorno é a longo prazo.

Se por um acaso você quer entrar nesse mercado, mas não sabe por onde começar, o ideal é buscar pelo máximo de informações ou procurar por corretoras que possam lhe ajudar nesse processo.

Você já considerou investir em ações? Conte para nós suas estratégias de investimento!

CLIQUE AQUI para baixar o Ebook Gratuito “Como evitar os 7 Pecados dos Investidores”!

Equipe Eduardo Moreira

Você também pode gostar

Deixe um comentário