30 de agosto de 2018

Aquela dúvida: quando vender uma ação?

Aquela dúvida: quando vender uma ação?

Se tem uma coisa que sempre traz uma grande dúvida é saber quando vender uma ação ou não. Vender quando tudo parece indo bem, ou quando tudo parece que vai ruir?

Escolher o melhor momento para vender uma ação é uma decisão crucial para quem quer obter bons lucros.

Mas é uma decisão que necessita de muita avaliação. Afinal, qualquer passo em falso pode pôr em riscos investimentos de uma vida inteira.

E também podem ser a salvação para quem já está passando ou passou por situações mais complicadas e pretende somente fazer render um pouco mais o patrimônio.

A seguir nós traremos de dicas simples sobre quando você deve vender uma ação, com todos os argumentos prontos para que você tenha uma decisão acertada e possa ter os rendimentos que tanto espera.

 

Afinal, quando investe em uma ação, você espera obter bons ganhos financeiros. Certo?

Defina o lucro que pretende ter

Primeiramente, você deve saber qual a margem de lucro que deseja obter para que possa então montar uma estratégia.

Quando você tem uma margem de lucro imaginada, você sabe exatamente onde quer chegar, e assim, pode avaliar qual o melhor momento para que isso seja feito.

Lembre-se de manter essa meta por um tempo, já que é o mais indicado.

Leia também: Investimentos para iniciantes: tudo que você precisa saber para começar a maximizar suas economias

Algumas pessoas, sempre, ao chegarem no lucro que desejam, estipulam mais uma margem de lucros que é quase que inatingível. E isso faz com que a pessoa perca muito tempo e também muito dinheiro.

Ao ter em mente a margem de lucro que deseja, busque informações que satisfaçam. Depois disso, se for do seu interesse, espere um tempo e reavalie um novo investimento com novas margens de lucro.

É o caminho mais seguro, principalmente levando em consideração que as oscilações podem acontecer.

Avalie o lucro momentâneo

Assim como no caso anterior, algumas vezes não conseguimos os rendimentos esperados. É por isso que retornamos a espera ou retiramos o investimento na hora.

No entanto, nesses casos, a situação deve ser analisada cuidadosamente e com bastante atenção.

Pode acontecer de o lucro não ser o esperado mas chegar muito próximo. Se houver uma oscilação muito grande e você não conseguir avaliar se é a melhor opção, pense e considere retirar antes.

Mesmo não sendo o lucro que você desenhou, pode ser a solução no momento para a dada situação.

É uma decisão difícil, e que exige muita coragem. Mas, acima de tudo, exige muito conhecimento do mercado e também das operações.

Vender uma ação logo antes do lucro previsto não é o melhor dos acontecimentos, mas também pode ser o que mais vai lhe dar segurança.

vender uma ação 2

Saiba esperar

Algumas vezes, quando as ações estão em queda, a reação natural é que todos saiam vendendo todas as ações para que não tenham prejuízo. No entanto, fazer isso é um risco também, de não atingir a sua meta de investimentos.

Não é porque as ações estão em baixa que é o melhor momento para vendê-las. O ideal é sempre esperar um pouco e ver como as coisas vão se desenrolando.

Pode acontecer de ser um fenômeno do mercado que leva a este tipo de ocorrências e que logo depois normalize tudo, retomando o crescimento.

As oscilações acontecem sempre, e o modo como você vai reagir a estas oscilações é que vai definir o seu lucro ou a sua perda.

Se você tiver curiosidade, busque mais informações e também verifique se este tipo de oscilação já ocorreu, vendo como a empresa se livrou desse fantasma.

Os momentos mais estáveis

Se você atingiu a margem de lucro que imaginou e determinou, pense em vender as ações nos momentos mais estáveis.

Deixar mais tempo pode correr no risco de se perder uma boa quantia que você já tem acumulada, e então vai ter que esperar mais tempo ainda até que se retome os valores.

O momento mais estável é o melhor momento, pois pode dar uma segurança maior na venda. De modo que você não perca muito do que já investiu, e também possa garantir um lucro maior do que já teve.

É, sem dúvidas, o melhor momento para vender uma ação.

Se você pensar em outras possibilidades pode também analisar o histórico. É algo que ajuda bastante e pode ser a saída nesses casos específicos.

Com o histórico você pode avaliar se ainda tem chances de aumento ou não da margem de lucro. E, assim, saber se de fato é o melhor momento.

Faça projeções

Com projeções fica tudo mais simples. Você pode fazer uma espécie de simulação verificar se é rentável fazer a venda ou esperar mais tempo.

Com a projeção você tem um panorama do quanto pode ter de retornos, tendo em números todas as possibilidades.

É a única forma de você ter a certeza expressa em números. A ideia é obter um total de rendimentos que foram feitos, os lucros da transação e também se de fato é o melhor momento de fazer a venda.

Tendo a certeza, você pode optar por fazer de uma vez toda a transação ou não.

Porém, somente com essa prévia, é possível ter uma certeza mais sólida do que de fato é mais recomendado no momento. Se é a melhor hora ou é preferível esperar mais um pouco.

Cada passo deve ser dado com a maior certeza possível, se houver dúvidas pode ser que ponha em risco muitas coisas.

Escolher o momento certo para vender uma ação imprime uma certa disciplina e leitura de momento muito apurada. Não é uma tarefa das mais fáceis, mas com algumas dicas fica muito mais simples decidir por entregar ou não as ações as quais você fez opção por investir.

Por este motivo, é fundamental que você exerça o que aqui foi pontuado. Somente assim você vai poder ter uma segurança maior na hora de decidir vender ou não as suas ações.

Se você deseja ter mais segurança na hora de investir, preparamos uma aula gratuita e exclusiva aqui. Nela, o Eduardo Moreira revela todos os benefícios sobre investir em ações sem correr os riscos mais comuns e sem ter que aplicar uma fortuna.

Nessa aula, você vai aprender como dar os primeiros passos, erros que você deve evitar, estratégias de investimento e muito mais!

Equipe Edu Moreira

🔴 Curta também as redes sociais! 📷Instagram / 👍Facebook / 🎥 YouTube

Eduardo Moreira
Eduardo Moreira

Eleito um dos três melhores economistas do Brasil pela Revista Investidor Institucional, Eduardo Moreira foi apontado pela Universidade da Califórnia como o melhor aluno do Curso de Economia nos últimos 15 anos. Autor de diversos best-sellers, Eduardo foi o primeiro brasileiro a ser condecorado pela rainha Elizabeth II no Castelo de Windsor, em junho de 2012.

Saiba Mais
Você também pode gostar
O que é ser um consumidor inteligente? Saiba Mais
+
O que é ser um consumidor inteligente? Saiba Mais Existem épocas do ano como Natal e Black Friday, onde existe uma grande chance de você ser enganado pela mídia e torrar todas as suas economias. Aprenda neste ...
12 de dezembro de 2018
Fundos imobiliários: o guia definitivo
+
Fundos imobiliários: o guia definitivo Se você tem interesse pela área de investimentos, provavelmente já ouviu falar em fundos imobiliários. Mas você sabe exatamente o que são fundos imobiliários ...
8 de novembro de 2018
Análise técnica de ações: como fazer
+
Análise técnica de ações: como fazer Fazer Análise Técnica de Ações é imprescindível para quem investe. Quando buscamos um imóvel, sabemos que a localização é tudo. O preço de uma roupa em ...
10 de dezembro de 2021