Nunca guardou dinheiro? Saiba por onde começar

Nunca guardou dinheiro? Saiba por onde começar

Sempre é tempo para começar a economizar e guardar dinheiro, seja para alguma compra ou para ter uma reserva de emergência. Mas se você nunca guardou dinheiro, leia este artigo até o final para saber por onde começar.

Guardar dinheiro nem sempre é fácil. Especialmente para aqueles que não podem se dar ao luxo de economizar muito. No entanto, ter o hábito de economizar pode ser imensamente útil no futuro.

Se você está pensando em começar a guardar dinheiro, não se preocupe com a quantia. No começo, o que mais importa é a frequência com que você fará isso.

Embora seja importante ter um objetivo geral para manter sua motivação, também é importante começar com etapas pequenas e gerenciáveis ​​com as quais você pode se comprometer para cumprir o objetivo.

Nunca guardou dinheiro? Passos para começar

Registre suas despesas

O primeiro passo para começar a guardar dinheiro é descobrir o quanto você gasta. Acompanhe todas as suas despesas no mês.

Crie um orçamento real

Seu próximo passo será criar um orçamento que cubra todas as suas decisões de compra esperadas.

Seu orçamento deve consistir em despesas mensais como aluguel, serviços públicos, pagamentos de carro, faturas de cartão de crédito e muito mais. Você também precisará contabilizar outros custos, como compras de supermercado, entretenimento, roupas, viagens e presentes.

Revise extratos bancários e de cartão de crédito anteriores para começar a preencher seus padrões de gastos. Isso mostrará onde você excedeu sua renda ou onde gastou menos.

Desligue a televisão

Uma grande maneira de começar a guardar dinheiro é reduzir drasticamente a quantidade de televisão que você assiste. Há muitos benefícios financeiros para isso: menos exposição a anúncios indutores de gastos, uma conta de energia elétrica mais baixa e quem sabe um canal por assinatura cancelado.

Escreva uma lista antes de ir às compras e a cumpra

Uma das maneiras mais fáceis de guardar dinheiro é comprar somente quando você tem uma lista. Porque quando você não tem uma, normalmente acaba fazendo compras por impulso.

Criar uma lista antes de ir ao supermercado é especialmente importante. Não apenas pode ajudá-lo a comprar itens que realmente esteja precisando, mas também ajuda a evitar a compra de alimentos supérfluos. Sempre crie uma lista e, mais importante, cumpra-a.

Nunca guardou dinheiro? Saiba por onde começar

Desligue as luzes

Manter as luzes acesas em sua casa pode não ser caro por watts, mas certamente custa dinheiro ao longo do tempo. Para economizar o máximo possível, apague as luzes sempre que sair de casa, ou mesmo quando sair da sala. Desligar as luzes quando você tem muita luz natural também pode ajudar a manter sua conta de energia elétrica baixa com o tempo.

Use cartões de crédito com sabedoria

Se você costuma ter problemas com cartões de crédito, guarde-os em um local seguro em sua casa, não na carteira. Se você precisar usar o cartão para emergências, tudo bem. Só não carregue com você. Se você costuma ser tentado a usá-lo, manter o cartão “fora da vista e da mente” pode ajudar.

Evite o shopping

O shopping pode ser um lugar divertido, mas também pode ser repleto de tentações. É por isso que você deve evitar o shopping, a menos que realmente precise comprar alguma coisa.

Confie em mim, ver as vitrines quando você está com um orçamento baixo pode ser uma tortura. Descubra outros passeios, como por exemplo, montar um quebra-cabeça ou assistir um bom filme, que podem sair muito mais baratos e substitui facilmente suas aventuras regulares em compras no shopping.

Pense em onde você pode cortar custos

Se sua tentação são sapatos, shows, cafés diários ou almoços caros, este é o momento de reduzir seus gastos e investir esse dinheiro.

Além de conter qualquer tentação de fazer alarde, você também deve procurar as despesas que pode reduzir, como seguro residencial ou automóvel.

Após reduzir os custos, use parte desse dinheiro para quitar dívidas, como cartões de crédito e empréstimos. Quando essas despesas finalmente forem erradicadas, você ganhará ainda mais dinheiro e poderá direcionar suas economias.

Conclusão

Depois de começar a economizar lentamente, você se acostuma a ter alguns reais a menos aqui e ali. Depois de se acostumar com isso, você pode aumentar suas economias revisitando seus gastos.

Primeiro, pense no seu objetivo de economia geral, como faria em qualquer outra parte do seu orçamento: moradia, alimentação, contas, etc. A previsão de quanto dinheiro será gasto eventualmente dá a cada real guardado um objetivo.

Por exemplo, se você economizou um real por dia durante um mês e acha que pode economizar dois reais por dia, faça-o. À medida que você começa a economizar cada vez mais, poderá se ajustar a gastar cada vez menos.  Pronto para começar?

Diga para nós nos comentários qual é o passo mais difícil para você que nunca guardou dinheiro.

CLIQUE AQUI para conhecer o Programa Mente Rica!

Equipe Eduardo Moreira

Você também pode gostar

Deixe um comentário