9 de maio de 2019

Rentabilidade e lucratividade: qual a diferença?

Rentabilidade e lucratividade: qual a diferença?

Rentabilidade e lucratividade, você sabe a diferença? Neste artigo explicaremos o que são e qual a importância destes indicadores para uma empresa.

A lucratividade como o próprio nome diz é baseada no valor do lucro líquido e também da receita total gerada por algum produto.

Já a rentabilidade, leva em consideração o lucro líquido e o valor que foi investido no produto. Sinalizando qual foi o retorno sobre o investimento que foi feito no longo prazo.

Em outras palavras:

Como proprietário, você precisa de mais dinheiro entrando do que saindo para manter seus negócios à tona.  Quanto dinheiro sobra depois de pagar as despesas é conhecido como lucro. Você deve medir os lucros da sua empresa, o que é conhecido como rentabilidade.

Entenda a lucratividade x rentabilidade para analisar seus negócios e tomar decisões financeiras.

Diferenças entre rentabilidade e lucratividade

Tanto o lucro quanto a rentabilidade fornecem informações sobre diferentes aspectos do seu negócio. Para evitar confundir os dois, é essencial que você entender a diferença entre lucratividade e rentabilidade.

Você pode encontrar lucro observando a DRE demonstração do resultado do exercício da sua empresa. Rentabilidade mede os lucros da sua empresa e ajuda você a determinar seu sucesso ou fracasso.

Não é um número absoluto. Em vez disso, analisa o que os lucros da sua empresa significam na forma de porcentagens ou decimais. Existem diferentes taxas de rentabilidade que você pode usar.

O que é o lucro

O lucro da sua empresa é conhecido como lucro ou prejuízo líquido. Sua empresa ou tem sobra de dinheiro depois de pagar as despesas, ou você está nos negativos. Aqui está a fórmula para encontrar o lucro do seu negócio:

Lucro = Receita Total – Despesas Totais

Ter lucro não significa necessariamente que seu negócio é lucrativo. Você pode ter lucros positivos que parecem altos, mas eles não oferecem a visão completa da saúde de sua empresa. Para descobrir se as finanças da sua empresa refletem sucesso ou fracasso, é preciso observar a rentabilidade.

Rentabilidade e lucratividade: qual a diferença?

Fatores para aumentar a lucratividade

1 – Escolha do fornecedor

Uma das principais formas de aumentar o seu lucro é saber escolher bem o seu fornecedor. Se você conseguir os produtos por um preço mais barato, mas sem perder a qualidade, você poderá lucrar mais.

2 – Ofereça produtos e serviços de qualidade

A maioria dos consumidores procuram hoje por serviços e produtos de qualidade, ainda que tenham que arcar com um custo maior para isso. Dessa forma, escolha produtos confiáveis e de marcas conhecidas, de modo que as suas vendas sejam garantidas.

Rentabilidade

Rentabilidade é uma medida de lucro. Você usa a rentabilidade para determinar se o seu negócio está gerando lucro suficiente para sustentar e crescer. Para calcular a rentabilidade usaremos os valores do investimento e do lucro líquido obtido.

Rentabilidade = (Lucro líquido / Investimento) x 100

Existem algumas taxas de rentabilidade diferentes que você pode usar para avaliar os aspectos do sucesso de sua empresa:

  • Relação de margem de lucro
  • Rácio da margem bruta
  • Retorno sobre o investimento
  • Relação de margem de lucro

A relação de margem de lucro mostra quanto você ganha após deduzir suas despesas, de forma semelhante aos lucros.

No entanto, a diferença entre lucro e margem de lucro é que a margem de lucro é medida como proporção ou porcentagem. Os lucros, por outro lado, são apenas quantias em dólar.

Com a margem de lucro, você sabe qual porcentagem de cada real seu negócio retém. Sua declaração de renda tem os números que você precisa para a taxa de margem de lucro. Para encontrar a taxa de margem de lucro da sua empresa, use a seguinte fórmula:

Margem de lucro = (receita – despesas) / receita

Aprenda o que é margem bruta

A taxa de margem bruta compara sua margem bruta com suas vendas líquidas. Use a taxa de margem bruta para determinar quanto mais alto seus produtos estão com preços em comparação com o que você pagou por eles. Aqui está a fórmula da taxa de margem bruta:

Índice de Margem Bruta = (Receita – Custo dos Produtos Vendidos) / Receita

Rácio de retorno do investimento (ROI)

Outra medida de rentabilidade é o retorno sobre o investimento. Esse índice mostra o quanto sua empresa é lucrativa em comparação com o valor gasto em seus investimentos.

Você usa a taxa de retorno sobre investimento para determinar com que sucesso seus investimentos geram lucros. O índice do retorno do investimento é uma porcentagem. Veja a fórmula de retorno do investimento:

Retorno do investimento = (ganho do investimento – custo do investimento) / custo do investimento

Lucratividade e rentabilidade são indicadores indispensáveis para o acompanhamento dos resultados de qualquer empresa, independentemente de seu porte ou segmento.

A partir deles, é possível verificar qual é o panorama financeiro da empresa e, depois, se necessário, desenvolver ações para otimizar os processos e promover a melhoria da rentabilidade e lucratividade do negócio.

E no seu empreendimento, como andam esses dois indicadores e o que você tem feito para otimizá-los? Conte para nós!

CLIQUE AQUI para conhecer o Sistema 3C da Construção de Riqueza!

Equipe Eduardo Moreira.

Eduardo Moreira

Eleito um dos três melhores economistas do Brasil pela Revista Investidor Institucional, Eduardo Moreira foi apontado pela Universidade da Califórnia como o melhor aluno do Curso de Economia nos últimos 15 anos. Autor de diversos best-sellers, Eduardo foi o primeiro brasileiro a ser condecorado pela rainha Elizabeth II no Castelo de Windsor, em junho de 2012.

Saiba Mais
Deixe um comentário
Você também pode gostar
VÍDEO – O governo alimenta a galinha dos ovos de ouro dos bancos brasileiros – Minuto Live
+
VÍDEO – O governo alimenta a galinha dos ovos de ouro dos bancos brasileiros – Minuto Live A população brasileira é afetada de duas maneiras pelo sistema bancário: ao ter o dinheiro de seus impostos dados aos bancos e receber a mesma quantia a juros ...
27 de julho de 2020
Porta-voz do #somos70porcento, Eduardo Moreira é capa no jornal Valor Econômico
+
Porta-voz do #somos70porcento, Eduardo Moreira é capa no jornal Valor Econômico “Estão achando que o #somos70porcento tem um prédio, reuniões regulares, um conselho, redigiu um manifesto. Não é nada disso. Até hoje não tem nem um ...
31 de julho de 2020
Como administrar meu dinheiro sem precisar ser um profissional de finanças?
+
Como administrar meu dinheiro sem precisar ser um profissional de finanças? O consumo compulsivo, a indisciplina orçamentária e a ausência de planejamento financeiro doméstico são alguns dos fatores que afetam diretamente a renda de ...
29 de julho de 2020