Rentabilidade e lucratividade: qual a diferença?

Rentabilidade e lucratividade: qual a diferença?

Rentabilidade e lucratividade, você sabe a diferença? Neste artigo explicaremos o que são e qual a importância destes indicadores para uma empresa.

A lucratividade como o próprio nome diz é baseada no valor do lucro líquido e também da receita total gerada por algum produto.

Já a rentabilidade, leva em consideração o lucro líquido e o valor que foi investido no produto. Sinalizando qual foi o retorno sobre o investimento que foi feito no longo prazo.

Em outras palavras:

Como proprietário, você precisa de mais dinheiro entrando do que saindo para manter seus negócios à tona.  Quanto dinheiro sobra depois de pagar as despesas é conhecido como lucro. Você deve medir os lucros da sua empresa, o que é conhecido como rentabilidade.

Entenda a lucratividade x rentabilidade para analisar seus negócios e tomar decisões financeiras.

Diferenças entre rentabilidade e lucratividade

Tanto o lucro quanto a rentabilidade fornecem informações sobre diferentes aspectos do seu negócio. Para evitar confundir os dois, é essencial que você entender a diferença entre lucratividade e rentabilidade.

Você pode encontrar lucro observando a DRE demonstração do resultado do exercício da sua empresa. Rentabilidade mede os lucros da sua empresa e ajuda você a determinar seu sucesso ou fracasso.

Não é um número absoluto. Em vez disso, analisa o que os lucros da sua empresa significam na forma de porcentagens ou decimais. Existem diferentes taxas de rentabilidade que você pode usar.

O que é o lucro

O lucro da sua empresa é conhecido como lucro ou prejuízo líquido. Sua empresa ou tem sobra de dinheiro depois de pagar as despesas, ou você está nos negativos. Aqui está a fórmula para encontrar o lucro do seu negócio:

Lucro = Receita Total – Despesas Totais

Ter lucro não significa necessariamente que seu negócio é lucrativo. Você pode ter lucros positivos que parecem altos, mas eles não oferecem a visão completa da saúde de sua empresa. Para descobrir se as finanças da sua empresa refletem sucesso ou fracasso, é preciso observar a rentabilidade.

Rentabilidade e lucratividade: qual a diferença?

Fatores para aumentar a lucratividade

1 – Escolha do fornecedor

Uma das principais formas de aumentar o seu lucro é saber escolher bem o seu fornecedor. Se você conseguir os produtos por um preço mais barato, mas sem perder a qualidade, você poderá lucrar mais.

2 – Ofereça produtos e serviços de qualidade

A maioria dos consumidores procuram hoje por serviços e produtos de qualidade, ainda que tenham que arcar com um custo maior para isso. Dessa forma, escolha produtos confiáveis e de marcas conhecidas, de modo que as suas vendas sejam garantidas.

Rentabilidade

Rentabilidade é uma medida de lucro. Você usa a rentabilidade para determinar se o seu negócio está gerando lucro suficiente para sustentar e crescer. Para calcular a rentabilidade usaremos os valores do investimento e do lucro líquido obtido.

Rentabilidade = (Lucro líquido / Investimento) x 100

Existem algumas taxas de rentabilidade diferentes que você pode usar para avaliar os aspectos do sucesso de sua empresa:

  • Relação de margem de lucro
  • Rácio da margem bruta
  • Retorno sobre o investimento
  • Relação de margem de lucro

A relação de margem de lucro mostra quanto você ganha após deduzir suas despesas, de forma semelhante aos lucros.

No entanto, a diferença entre lucro e margem de lucro é que a margem de lucro é medida como proporção ou porcentagem. Os lucros, por outro lado, são apenas quantias em dólar.

Com a margem de lucro, você sabe qual porcentagem de cada real seu negócio retém. Sua declaração de renda tem os números que você precisa para a taxa de margem de lucro. Para encontrar a taxa de margem de lucro da sua empresa, use a seguinte fórmula:

Margem de lucro = (receita – despesas) / receita

Aprenda o que é margem bruta

A taxa de margem bruta compara sua margem bruta com suas vendas líquidas. Use a taxa de margem bruta para determinar quanto mais alto seus produtos estão com preços em comparação com o que você pagou por eles. Aqui está a fórmula da taxa de margem bruta:

Índice de Margem Bruta = (Receita – Custo dos Produtos Vendidos) / Receita

Rácio de retorno do investimento (ROI)

Outra medida de rentabilidade é o retorno sobre o investimento. Esse índice mostra o quanto sua empresa é lucrativa em comparação com o valor gasto em seus investimentos.

Você usa a taxa de retorno sobre investimento para determinar com que sucesso seus investimentos geram lucros. O índice do retorno do investimento é uma porcentagem. Veja a fórmula de retorno do investimento:

Retorno do investimento = (ganho do investimento – custo do investimento) / custo do investimento

Lucratividade e rentabilidade são indicadores indispensáveis para o acompanhamento dos resultados de qualquer empresa, independentemente de seu porte ou segmento.

A partir deles, é possível verificar qual é o panorama financeiro da empresa e, depois, se necessário, desenvolver ações para otimizar os processos e promover a melhoria da rentabilidade e lucratividade do negócio.

E no seu empreendimento, como andam esses dois indicadores e o que você tem feito para otimizá-los? Conte para nós!

CLIQUE AQUI para conhecer o Sistema 3C da Construção de Riqueza!

Equipe Eduardo Moreira.

Você também pode gostar

Deixe um comentário