Principais indicadores para o mercado financeiro

Principais indicadores para o mercado financeiro

É importante você saber que são os indicadores que regem todo o mercado financeiro, pois servem para acompanhar a economia. E com base neles, você pode fazer uma análise de como estão os seus investimentos, como também ajudar no momento de investir.

Na verdade, existem muitos e é uma forma de ajudar na tomada de decisões não só por empresas, mas também pelo governo. Veja a seguir os principais indicadores para o mercado financeiro:

Principais indicadores para o mercado financeiro

1. IGP-M – Índice Geral de Preços no Mercado

Trata-se de um índice para o cálculo da inflação, que é feito pela Fundação Getúlio Vargas. Para chegar no número final, a FGV leva em consideração os seguintes índices:

  • IPA – índice de preços no atacado
  • IPC – índice de preços ao consumidor
  • INCC – índice nacional de custo de construção

2. IPCA – Índice de Preços ao Consumidor

É calculado todos os meses, entre os dias 1 e 30 de cada mês, e se trata de um índice financeiro de inflação. Esse índice é calculado pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas. Mede também se houve aumento ou redução do custo de vida das famílias.

Quais são os investimentos atrelados ao IPCA? Tesouro Direto, Letra de Crédito Imobiliário, Letra de Crédito do Agronegócio e alguns fundos de investimento de renda fixa.

3. Taxa Selic

A taxa Selic se refere ao índice de taxa de juros, o qual mensura a meta da economia do país. E serve para fazer o acompanhamento de todas as metas da inflação estabelecidas pelo governo. Quando há um aumento dessa taxa, há uma alta nos juros de financiamentos, cartões de crédito e empréstimos.

4. TR – Taxa Referencial

Esse índice serve para calcular o rendimento da caderneta de poupança e de alguns títulos públicos.

5. IBOV – Ibovespa

É utilizado pelo mercado de ações, pois mede o desempenho médio das ações mais negociadas na bolsa de valores.

6. PIB – Produto Interno Bruto

Esse índice serve para fazer uma análise de todos os bens e serviços produzidos em uma determinada região.

7. PNB – Produto Nacional Bruto

Mostra a soma de todas as riquezas que são produzidas por empresas.

8. Taxa de Desemprego

Se há uma elevação da taxa de desemprego, consequentemente, ocorre a perda do poder de consumo. E a partir do momento que compra mais, isso se reflete na rentabilidade da empresa, diminuindo seus investimentos.

9. Balança Comercial

É o índice que mede a relação entre o total de exportações e importações de bens e serviços de um país. E saiba que quando o número total de exportações ultrapassa o de importações, há um superávit na balança comercial. E o contrário, um déficit.

10. CDB – Certificado de Depósito Bancário

São títulos que são emitidos pelos bancos, cuja rentabilidade é determinada por cada instituição financeira, conforme o prazo de aplicação. Vale lembrar que são cobrados IOF e Imposto de Renda em cima da aplicação.

11. Dólar

É uma moeda emitida pelos Estados Unidos e tem um impacto na economia de todo o mundo.

Principais indicadores para o mercado financeiro

12. IFIX

Mede o desempenho médio das cotações dos fundos imobiliários negociados na bolsa de valores.

13. CDI – Certificado de Depósito Interbancário

O CDI é um título privado, cuja taxa, chamada de DI, é o resultado da média diária das taxas de juros das operações financeiras. Os fundos de investimentos utilizam essa taxa para calcular sua rentabilidade.

14. Euro

É a moeda oficial da zona do Euro, composta por 19 países da União Europeia.

15. FGTS – Fundo de Garantia por Tempo de Serviço

Administrado pela Caixa Econômica Federal, tem como finalidade proteger os trabalhadores em caso de demissão ou aposentadoria.

16. Salário Mínimo

A legislação brasileira determina o valor do salário mínimo no país, podendo ter uma variação conforme a categoria.

Principais indicadores para uma empresa

Toda empresa deve se guiar por determinados indicadores financeiros, de forma a trazer melhores resultados para o seu negócio.

Veja os principais:

  • Indicadores de liquidez
  • Indicadores de rentabilidade
  • Indicadores de estrutura de capital
  • Indicadores de atividade

É importante a empresa avaliar todos eles e assim, adotar estratégias caso alguns deles não estejam de acordo com o previsto.

Por que é importante saber os indicadores financeiros?

Principalmente porque é com base em determinados indicadores que será calculada a rentabilidade de um determinado investimento.

Por isso, é importante ter conhecimento como são medidos e a quais índices estão atrelados os investimentos. Na verdade, é, sim, um pouco complicado. São muitos números e vários cálculos para se chegar a um indicador.

Se você tem alguma dúvida, o ideal é se informar com especialistas da área. Assim, podem te explicar melhor como tudo funciona. Se está pensando em investir, procure saber quais são os índices utilizados.

Talvez um investimento não valha a pena porque sua rentabilidade está atrelada a um índice não muito bom. Busque o máximo de informações, principalmente porque o seu objetivo está em fazer seu dinheiro render e não perder.

São tantas as opções de investimentos que, com certeza, você irá encontrar aquele que seja mais adequado ao seu perfil.

Conte para nós qual destes indicadores você mais utiliza em seus investimentos.

CLIQUE AQUI para conhecer o Sistema 3C da Construção de Riqueza!

Equipe Eduardo Moreira.

Você também pode gostar

Deixe um comentário