Investimento em renda variável: como perder o medo e começar

Investimento em renda variável: como perder o medo e começar

A maioria das pessoas ficam hesitantes ao investir no mercado de renda variável. Uma grande parte de suas preocupações e um dos obstáculos mais significativos para a maioria dos novos investidores é seu próprio medo.

Há medo de perder dinheiro e cometer erros que acabam por te custar no final. Felizmente, existem algumas dicas e truques que você pode usar para eliminar qualquer hesitação “baseada no medo” e, posteriormente, tornar-se um investidor de sucesso.

O nome já indica que a renda obtida com o investimento pode variar, podendo ser menor, igual ou superior ao investimento. Como é possível começar a investir sem medo? Vamos descobrir!

Como perder o medo e começar a investir em renda variável

Educar

Ter conhecimento é um trunfo essencial para se tornar bem-sucedido. Quando você é educado no mercado, bem como as ações dentro dele e aprender o que observar, você vai ganhar uma compreensão de quando comprar e vender.  Você se sentirá muito mais confortável tomando decisões e deve ficar mais confiante com as escolhas que faz.

Definir metas

Onde você se vê daqui a um ano? Cinco anos? Dez anos?  Definir essas metas por si mesmo permite que você domine o medo com determinação.  Uma vez que o resultado desejado é definido, você se coloca em um lugar atraente e motivacional.  Como um bônus adicional, você definiu uma linha do tempo para sua jornada.

Olhar para trás

Dê um passo para trás. Reavaliar. Veja o que você tem a perder enquanto se concentra no que você tem a ganhar. Investir no mercado de ações não é tão aterrorizante quanto você pode pensar.  Quanto mais educado você for sobre o assunto, mais fácil será avaliar as opções.

Começar menor, ficar maior

Não tenha medo de começar pequeno. Comece com pequenas quantias de dinheiro para não arriscar muito enquanto ainda estiver aprendendo. Uma vez que você fique mais confiante, investir maiores somas de dinheiro se tornará o próximo passo lógico. Com quantidades maiores, você pode gerar lucros maiores.

Estratégia de investimento

Quando você tem um plano, executá-lo é simples. Examine alguns exemplos de várias estratégias de negociação on-line e aplique suas próprias habilidades, abordagem e preferências. Muitas estratégias podem ajudá-lo a se destacar, enquanto outras podem ser confusas e contraproducentes.

Este é o ponto em que você deve ajustar lentamente a sua abordagem ao longo do tempo para que você refine sua própria estratégia pessoal até que esteja confortável com ela.

Abordagem simples

Mantenha as estratégias simples. Quando sua abordagem de investimento é simples, é menos provável que você se torne sobrecarregado ou recue.

Além disso, quanto mais fácil o seu plano, mais fácil será detectar problemas e fazer pequenos ajustes em qualquer aspecto específico, tipo de empresas ao comércio, preço por ação, duração de quanto tempo manter, métodos de análise.

Investimento em Renda Variável: como perder o medo e começar

Arriscar

Às vezes você apenas tem que morder a bala e se submergir em algo que você pode não estar completamente confortável.  Uma vez que você comece a dar os passos ao longo de sua nova jornada, o caminho ficará claro.

Para um novo investidor, isso será como entrar no nevoeiro. De longe, sua visão é turva, mas à medida que você se aproxima, você poderá ver a estrada.

Quanto mais preparado você estiver, mais fácil você encontrará essa fase. Quando você tem uma ideia aproximada de seus objetivos e abordagem, você verá mais claramente a maneira de chegar lá.

Não desanimar

Às vezes nem tudo acontece como planejado. No entanto, lembre-se de que você aprenderá mais com seus erros do que quando realmente tiver lucro!

Volte e comece de novo. Use suas estratégias mencionadas acima para diminuir qualquer medo que possa ter surgido.

Aceite a situação, dê boas-vindas a todas as coisas que você aprende (tanto as boas quanto as más), e use tudo isso para tomar decisões mais inteligentes no futuro.

A partir daqui cabe a você. Se você quiser muito, você encontrará uma maneira de conquistar seu medo. Use estas etapas para ganhar confiança, não para procrastinar.

Todo mundo tem que começar de algum lugar. Alguns têm mais tempo para se dedicar à aprendizagem do que outros, alguns geram melhores resultados, enquanto outros ainda são mais “dotados mentalmente” para investir.

No entanto, não importa a sua situação, você sempre pode fazer melhor do que você. Sempre pode haver uma melhoria, e esse é o aspecto pessoal sobre o qual você deve se concentrar.

No final do dia, todos começaram em algum lugar. A medida do progresso é quanto cada indivíduo melhorou ao longo do tempo. Continue a crescer como investidor e seu lucro crescerá ao seu lado.

Como está alocada sua carteira de investimentos? Comente!

CLIQUE AQUI para baixar o Ebook Gratuito “Como evitar os 7 Pecados dos Investidores”!

Você também pode gostar

Deixe um comentário