Mercado de trabalho 2019: como turbinar sua carreira

Mercado de trabalho 2019: como turbinar sua carreira

Apesar do Brasil está vivendo um momento de crise, com milhões de desempregados, ainda há espaço para os bons profissionais e quanto mais qualificados, maiores são as chances de conseguir uma colocação no mercado de trabalho.

Talvez esse seja o seu caso, mas mesmo que você já tenha um emprego, tenha em mente que é preciso estar sempre se atualizando. Caso contrário, não vai chegar longe!

Por isso, separamos aqui algumas dicas de como turbinar sua carreira e ser um profissional de sucesso!

Como turbinar sua carreira em 2019

Por mais que às vezes você fique desanimado, pensando que não tem nenhuma chance ou que nunca vai conseguir um cargo mais alto, acreditamos que seja o momento de rever algumas coisas.

É bem provável que você ainda acredite que o emprego vai cair do céu, mas saiba que a maior parte depende de você. Acreditar e investir em si mesmo é fundamental!

Veja algumas dicas de como turbinar sua carreira em 2019:

1. Quais são seus objetivos profissionais?

A primeira coisa que você precisa fazer é definir os seus objetivos profissionais, aonde você quer chegar?

Pense em uma área que tenha mais afinidade, se identifique mais e principalmente, goste de trabalhar.

Hoje, é muito normal seguirmos numa carreira somente pelo salário que oferece. É claro que isso é importante, mas se você não gostar do que faz, não vai adiantar de nada.

Quando falamos em traçar as suas metas, fica bem mais fácil de buscar estratégias para alcançá-las.

2. Estar sempre aberto a mudanças

Mesmo que os seus objetivos já estejam muito bem definidos, tenha em mente que o mercado de trabalho está em constante mudança.

E você precisa estar aberto a essas mudanças e de vez em quando, reavaliar tudo. De repente, surgiu uma nova área que atende ao que você está buscando.

Não estamos falando que mudar os planos seja uma coisa simples, mas se você não fizer isso, corre o risco de perder muitas oportunidades.

3. Acredite no seu potencial

Se você não acreditar em si mesmo, como um possível empregador vai acreditar? É preciso ter a real noção das suas capacidades e habilidades. Isso vai te trazer muito mais segurança e autoconfiança no momento de uma entrevista de emprego, por exemplo.

E também é que vai te ajudar a enfrentar os desafios, que não são poucos. Procure sempre valorizar os seus pontos fortes e mostre do que você é capaz.

4. Investir em si mesmo

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e quem não tem um diferencial, acaba ficando pra trás.

Além disso, as constantes mudanças te obrigam a estar sempre se atualizando. E para isso, é importantíssimo buscar por cursos de aperfeiçoamento, treinamentos, coaching, talvez investir em uma pós-graduação. O que não pode é ficar parado.

E saiba que o inglês é fundamental! A maioria das empresas coloca como requisito o domínio da língua. Invista em curso de idiomas e saia na frente dos seus concorrentes.

5. Use o networking a seu favor

Hoje em dia, montar uma rede de networking está em alta. Quanto mais pessoas souberem das suas capacidades e do seu potencial, maiores são as chances de turbinar a sua carreira.

Participe de eventos da sua área, faça cursos. A partir do momento que você começa a se conectar com as mais variadas pessoas e especialmente da sua área, com certeza muitos caminhos se abrirão.

Mercado de trabalho 2019: como turbinar sua carreira

6. Saia de sua zona de conforto

É muito normal as pessoas se acomodarem e ficarem restritas apenas à sua especialidade. Mas é importante ir mais além.

A ideia aqui é mostrar o seu diferencial e que você é capaz de muito mais. Pense em alguma área que possa lhe trazer mais conhecimentos e aprendizado.

Vamos supor que você seja uma pessoa tímida e que tenha medo de falar em público. Inscreva-se num curso de oratória, aprenda a se comunicar e se fazer entender da forma mais clara possível.

Mas tenha em mente que vai encontrar algumas dificuldades pelo caminho, mas vai ter que aprender a superar todas elas.

7. Foque no que é importante

A partir do momento que você definiu as suas metas, foque no que é realmente importante. E isso quer dizer que você deve procurar não se distrair e se perder.

Apesar de às vezes isso não ser tão fácil, principalmente com um mercado de trabalho em constante evolução, é fundamental não se desviar do seu foco.

Além de estar sempre atento a oportunidades vencedoras, faça um planejamento de como fazer pra chegar lá e lembre-se sempre da autoconfiança. É ela que vai te dar um impulso para mudar o seu caminho, caso seja necessário.

8. Não desistir

Muitas pessoas, diante do primeiro fracasso, do primeiro não, acabam desistindo da sua carreira. Mas o que você mais vai encontrar é o não. Isso é super normal e o problema não tem nada a ver com você.

Saiba que muitos profissionais de sucesso, antes de chegar onde estão, ouviram muitos ‘nãos’. E foi exatamente isso que lhes deu mais força pra seguir em frente. Eles não se deixaram abater.

Mas se você for persistente, com certeza lá na frente a recompensa está te esperando.

9. Aprender com os erros

Até parece um clichê, mas a partir do momento que você tem a noção aonde errou, pode começar a mudar algumas atitudes pra dar certo.

Além de ganhar mais experiência e estar mais preparado para enfrentar qualquer coisa que apareça.

Conclusão

Se você quer turbinar a sua carreira em 2019, vai ser preciso muita dedicação e persistência, ainda mais com um mercado de trabalho tão competitivo.

Tenha em mente que milhares de pessoas também estão buscando ou por uma vaga de emprego ou uma promoção na empresa em que trabalham.

Por isso, invista em si mesmo e mostre todo o seu potencial. E, principalmente dizer pra si mesmo que você é capaz e merece ter uma carreira de sucesso!

Gostou das dicas de como turbinar sua carreira? O que mais deseja ver por aqui? Conte para nós!

CLIQUE AQUI para conhecer o Programa Mente Rica!

Você também pode gostar

Deixe um comentário