É desorganizado com as finanças? Veja essas dicas

É desorganizado com as finanças? Veja essas dicas

Ter dinheiro suficiente para viver, pagar contas, comprar, é fundamental para ser independente e ser capaz de viver uma vida confortável. Você é desorganizado com as finanças? Veja como mudar isso.

Ser capaz de maximizar seu dinheiro sendo qual for sua renda, e saber como tirar o máximo proveito de cada centavo é crucial, pois libera você para se concentrar nas coisas importantes da vida.

Dicas para não ser desorganizado com as finanças

Crie um orçamento

Comece determinando quais são suas receitas e despesas. Anote todos os seus ganhos e despesas.

Depois de ter tirado suas despesas de sua renda, então você sabe o que você deixou para gastar em entretenimento, festas, etc.

Se você puder entender sua posição a cada mês, poderá começar a ajustar as coisas para combinar com o que você quer da vida e do que precisa.

Um orçamento irá ajudá-lo a começar a ter mais controle sobre onde você gasta seu dinheiro te deixando ciente de cada passo financeiro a tomar.

Economize nas despesas fixas

Assim como a água, o gás, a eletricidade, etc., é fundamental para a vida, o mesmo acontece com a poupança.

Ninguém sabe o que vai acontecer amanhã e, se você perder o emprego, adoecer, etc… ou simplesmente se seu carro quebrou e precisou de consertos.

É de vital importância garantir que você tenha economias caso aconteça algo inesperado.

Pague suas contas em dia

Muitas vezes, se pagar contas em atraso significa perder dinheiro.

A criação de débitos diretos ajudará com isso e eliminará qualquer estresse, e às vezes você também terá descontos para pagar dessa maneira.

Priorize suas dívidas

Você está gastando mais do que ganha? Construiu dívidas? Priorize as dívidas e pague-as o mais rápido possível. Faça quantas reduções você puder agora para pagar suas dívidas o mais rápido possível.

Dívida geralmente tem a maior taxa de juros basta olhar para o seu cartão de crédito e você pode estar chocado com o que está lhe custando se não for pago corretamente a cada mês.

A chave para administrar a dívida é calcular as taxas de juros e pagar o que está custando mais a cada mês, assim você não está desperdiçando dinheiro com juros.

É desorganizado com as finanças? Veja essas dicas

Seja motivado

Pergunte a si mesmo o “por que você quer organizar suas finanças?” Qual é o seu propósito e motivação por trás de aprender mais sobre suas finanças pessoais?

Descobrir o verdadeiro motivo por que é importante para você obter seu financiamento pessoal organizado, como alcançar a liberdade financeira. Uma vez que você tenha motivado seu propósito, ficará muito mais fácil. Estabeleça metas, atenha-se ao seu plano e vá em frente!

Revisão contínua

Defina um tempo a cada mês para verificar suas finanças. Se as revisões precisarem ser feitas, faça-as. Continue a se manter informado sobre o que está acontecendo em sua vida financeira.

Não volte aos seus velhos hábitos depois de aprender sua situação financeira. Erros serão cometidos e tudo bem, volte e comece tudo de novo. Pode ser frustrante no começo, mas quando você obtém um sistema, é extremamente gratificante.

Também é um ótimo hábito de fazer uma revisão completa de sua situação financeira em uma base anual. Compare seu patrimônio líquido de um ano para o outro, esperançosamente, você está vendo crescer.

Compare o seu orçamento mensal de ano para ano também. Esta é uma ótima maneira de se certificar de que você está sempre vivendo sob seus meios.

Relaxe

Por mais bobo que pareça, é importante parar e respirar fundo de vez em quando enquanto você passa pela sua jornada financeira. Gerenciar finanças pode ser estressante!

Não se esqueça de parar de vez em quando e levar algum tempo para recarregar, conforme necessário. É totalmente razoável fazer um orçamento para um intervalo ocasional, como se você tirasse um pequeno “dia de férias” de todo o seu trabalho financeiro.

Vá ver um filme, peça comida ou planeje uma pequena viagem de fim de semana.

Comece a economizar dinheiro

Economizar dinheiro não só nos dá paz de espírito, mas também garante que teremos algo em que recorrer financeiramente.

Emergências financeiras, uma perda de emprego, redução de horas, uma doença, veículo principal ou reparos domésticos podem ocorrer a qualquer momento, e durante esses momentos, ter dinheiro em mãos pode nos impedir de recorrer ao crédito e acumular dívidas.

Organizar suas finanças é uma parte importante para você voltar à trilha financeira certa, mas quando as responsabilidades se acumulam e a vida fica agitada, tendemos a esquecer de organizar as finanças e deixamos que elas escapem.

Isso acontece com os melhores de nós, então se sua casa financeira não estiver em ordem, não desanime. Assim como você limpa a sua casa, a limpeza de suas finanças ajuda a manter sua vida – e suas finanças organizadas.

Agora que você tem o conhecimento, é hora de agir. Qual das dicas para evitar ser desorganizado com as finanças você irá aderir primeiro?

CLIQUE AQUI para conhecer o Programa Mente Rica!

Equipe Eduardo Moreira.

Você também pode gostar

Deixe um comentário