FGTS inativo: o que fazer com esse dinheiro extra

FGTS inativo: o que fazer com esse dinheiro extra

Ganhar um dinheiro extra é sempre algo positivo e pode significar uma mudança de vida imediata ou a longo prazo. Com isso em mente e a liberação do FGTS inativo, surge a dúvida do que fazer com esse dinheiro extra.

Então, conheça agora as melhores dicas para fazer com que esse extra possa realmente render e não acabar dentro de um mês.

O que fazer com o dinheiro extra do FGTS inativo

– Pagar dívidas

A primeira e principal dica de o que fazer com o FGTS inativo é aproveitar para saldar as dívidas e garantir um final de ano mais tranquilo e sem preocupações.

Segundo alguns dados atuais, cresce o número de brasileiros que tem alguma conta pendente com juros rodando, ou seja, a probabilidade é que fique mais difícil pagar.

Como resultado, o FGTS inativo é uma oportunidade de sair do vermelho.

Uma opção bastante lucrativa, já que você recebe o dinheiro de uma única vez, é tentar fazer algum acordo bancário, principalmente em dívidas de cartões de loja ou cartões de crédito.

Afinal, o estabelecimento/banco também quer receber e acabar de uma vez com essa conta.

Assim, é possível que você consiga um bom desconto nos pagamentos à vista para, quem sabe, ainda sobrar algum dinheiro.

Uma dica é organizar as suas finanças pessoais antes de fazer qualquer pagamento, para ver quais são as contas mais urgentes e quais podem ser pagas posteriormente. Caso o FGTS inativo não seja suficiente.

Além disso, é importante que após a quitação das contas você mantenha tudo regrado e contato, para evitar de ficar devendo novamente.

– Apostar nos investimentos

Se depois de pagar as contas ou caso você não tivesse nenhuma dívida, o FGTS inativo é a sua chance de entrar no mercado de investimentos de uma maneira mais confortável.

Afinal, esse dinheiro extra não vai comprometer a sua renda mensal ao sair da sua conta.

A grande vantagem de apostar o FGTS inativo nos investimentos é fazer com que esse dinheiro extra renda mais, evitando que ele fique parado na poupança.

Se você faz parte do grupo de brasileiros que ainda tem medo de investir ou nunca fez isso na vida, a dica é apostar nas opções mais conservadoras.

A compra de títulos do Tesouro Direto, por exemplo, é um dos principais e atuais investimentos feitos pelos brasileiros e considerado tão seguro quanto a poupança.

No Tesouro Direto, você tem a opção de fechar negócios fixos, onde já sabe quanto vai ganhar no final, ou optar pela variação de taxas.

Observação: em todas as opções de investimentos do Tesouro Direto você vai ganhar dinheiro, o que muda é a quantia.

Do mesmo modo que outros investimentos, o Tesouro Direto tem um tempo de contrato e é ideal que você nunca retire o dinheiro antes. Já que pode reduzir os seus ganhos.

Uma vantagem dessa modalidade de investimento é que você consegue ter uma ideia de quanto vai precisar no total e quanto vai ganhar, podendo reinvestir ou não.

Caso você queira se arriscar um pouco mais em outras modalidades de investimentos, pode optar pelas taxas variáveis ou por investimentos na bolsa de valores.

Vale ressaltar que é preciso sempre buscar conhecer o funcionamento, contrato e demais informações antes de fechar qualquer investimento.

– Começar um negócio próprio

Algumas empresas apostam que o FGTS inativo é ideal para que você deixe de lado aquele emprego que não aguenta mais e aposte no seu perfil empreendedor.

Dessa forma, uma das dicas de o que fazer com esse dinheiro extra é começar a investir no seu futuro através da criação de um negócio próprio.

Se alguma vez você pensou em começar a fazer comida para venda, criar uma lojinha, importar produtos ou qualquer outra opção de negócio. Essa é a hora.

Com esse valor extra em conta, você pode fazer um planejamento de quanto é preciso para começar.

Depois disso, você consegue organizar as suas finanças e local de trabalho para dar o pontapé que estava faltando.

Como começar um novo negócio pode envolver muita burocracia, algumas pessoas acabam optando pelos negócios online.

Assim, você pode começar a criar o seu nome/marca, sem sair de casa e com investimentos ainda menores. Portanto, sobra mais dinheiro para cobrir outras questões e você tem mais mobilidade e liberdade de trabalho.

FGTS inativo: o que fazer com esse dinheiro extra

O que fazer se nenhuma das opções acima for a sua escolhida?

É possível que você veja o FGTS inativo, saque o dinheiro e não queira optar por nenhuma das opções acima.

Isso porque você pode não ter dívidas, estar confortável em um bom emprego ou mesmo já fazer algum tipo de investimento.

Nesse cenário, surge a dúvida, o que fazer com esse dinheiro extra? Nesse caso, você pode seguir em duas direções, seja com o valor total ou parcial do dinheiro:

  • Guardar para algo futuro;
  • Aproveitar para viajar ou realizar um sonho.

Na primeira opção, ainda que o rendimento seja mínimo na poupança, guardar o dinheiro pode funcionar como uma válvula de emergência ou mesmo para aquela situação que não era esperada, como:

  • Necessidade de fazer um curso;
  • Internações e questões de saúde;
  • Deixar para os filhos ou esposa/esposo.

Já na segunda opção, você pode pegar esse FGTS inativo e aproveitar para fazer aquela viagem que sempre quis, mas nunca teve dinheiro.

O mesmo vale para comprar um carro, terminar de pagar a casa, comprar presentes para você ou para outras pessoas ou conseguir fazer uma compra maior.

Conclusão

Em resumo, o FGTS inativo também pode ser usado para que você aproveite ou tenha um pouco mais de qualidade de vida.

Nesses casos, é essencial pensar com cautela antes de fazer qualquer compra, para evitar que todo o dinheiro acabe rapidamente.

O dinheiro do FGTS inativo pode servir para qualquer coisa que você queira, precise ou sonhe. Seja para amanhã ou para daqui alguns anos.

Então, aproveite você também esse dinheiro extra, faça as contas e veja o que se encaixa melhor na sua vida.

O que você pretende fazer com o dinheiro do FGTS inativo? Comente abaixo!

CLIQUE AQUI para conhecer o Programa Mente Rica!

Você também pode gostar

Deixe um comentário