Quais as chances de ser contemplado em um consórcio?

Quais as chances de ser contemplado em um consórcio?

Consórcio poderia ser sinônimo de paciência porque quando uma pessoa decide entrar em um, o comum é que não se tenha pressa. Mas, afinal, quais as chances de ser contemplado em um consórcio?

Você será contemplado com a carta de crédito entre o primeiro e o último mês do consórcio contratado. Mas não existe uma afirmação de quando isso se dará, vamos aqui apresentar algumas dicas para que a sua contemplação possa acontecer de forma mais rápida.

Depois de escolher um valor a administradora do consórcio faz a inclusão em grupo, seja ele começando ou em um grupo já existente.

Como funciona um consórcio

O consórcio só encerra após todas as parcelas serem quitadas, sendo possível entrar em grupo já em andamento. Ao final do consórcio o participante recebe a carta de crédito, o que equivale todo o valor investido.

As assembleias são os sorteios, podendo qualquer participante ser contemplado antes do final do consórcio. Quem não for contemplado continua com os pagamentos mensais até o dia da contemplação. Para aumentar as chances de ser sorteado mais rápido é indicado oferecer lances todo mês, é uma espécie de leilão.

Existe chances de ser contemplado mais rápido? Primeiramente, é preciso conhecer os tipos de contemplações disponíveis e, a forma de se beneficiar delas.

Sorteio

As pessoas que decidem entrar nesse plano de consórcio contam verdadeiramente com a sorte, de modo que não exista diferenciação entre os interessados.

Todo mês acontece uma assembleia, os sorteios podem ser realizados online ou pela Loteria Federal. Dependendo da quantia disponível em caixa, poderá ser sorteado um ou mais participantes.

Lance

Com o lance a chance de ser contemplado antes de chegar ao último mês são maiores, isso se deve porque a pessoa oferta uma parte ou percentual do valor correspondente a carta de crédito.

Essa oferta precisa ser feita antes da assembleia mensal sendo apenas o lance ganhador terá que arcar com o pagamento.

Os lances são organizados em duas categorias:

  • Lance livre: é contemplado quem ofertar o maior valor, existir lances iguais ocorrerá um sorteio por meio da administradora do consórcio.
  • Lance fixo: como o próprio nome já diz, o valor fixo de cada participante é previamente determinado através do contrato. O contemplado é escolhido através de sorteio.

Se você deseja aumentar suas chances de ser sorteado a melhor opção de consórcio são os lances.

Quais as chances de ser contemplado em um consórcio?

Como aumentar as chances de ser contemplado mais rápido

Mantenha sua cota em dia

Pagando em dia é sem dúvida a primeira opção para ser contemplado, pois só com pagamentos em dia é que você poderá participar das assembleias mensais.

Avalie a entrada em um grupo em andamento

A vantagem de entrar em um grupo já iniciado é que você encontrará pessoas já contempladas, de modo que estão fora da disputa com você.

Porém antes de ir entrando em qualquer grupo, avalie as características do mesmo, para que não corra o risco de entrar em um grupo com lances altos para a sua realidade financeira.

Conheça bem o seu grupo

Você pode e tem o direito de pedir a administradora do consórcio um extrato das últimas contemplações, verifique também qual é a média das parcelas oferecidas e a quantidade de ganhadores por mês.

Analise a melhor época para dar lances

Só entre em um consórcio depois de pesquisar e entender a particularidade do grupo que deseja entrar. Novembro e dezembro costumam ser meses concorridos para a oferta de lances.

Pague por meio de lance embutido

Se o seu dinheiro estiver curto o lance embutido é a própria carta de crédito. No lance embutido você pode utilizar uma parte do valor no plano contratado.

Dessa maneira a parte do lance embutido será descontado do valor a receber. Porém se a contemplação não acontecer a carta de crédito permanecerá intacta.

Utilize seu Fundo de garantia no consórcio de imóveis

O FGTS pode ser utilizado nos lances de consórcios de imoveis, existe regras de acordo com o Sistema Financeiro de Habitação.

Regras do SFH – Sistema Financeiro de Habitação para consórcio de imóveis.

  • Ter trabalhado ao menos por 3 anos no regime de Fundo de garantia do tempo de serviço (FGTS).
  • Não possuir imóvel na cidade que reside ou trabalha.
  • Não pode possuir financiamento ativo pelo Sistema financeiro de habitação em nenhuma cidade do Brasil.
  • O imóvel pretendido precisa estar na área urbana e, dentro do valor total do plano do consórcio.
  • O FGTS funciona como lance embutido.

Seja persistente

Você pode seguir todas as nossas dicas e ainda assim não ser sorteado nas datas determinadas pela assembleia. Seja persistente e não desanime, continue pagando as cotas mensalmente em dia, oferte também em lances fixos.

Ainda tem dúvidas sobre consórcio? Comente abaixo!

CLIQUE AQUI para conhecer o Programa Mente Rica!

Equipe Eduardo Moreira.

Você também pode gostar

Deixe um comentário