Como funciona o empréstimo consignado e quem pode pedir

Como funciona o empréstimo consignado e quem pode pedir

O empréstimo consignado também conhecido como crédito consignado é uma forma de empréstimo pessoal, onde o pagamento é subtraído diretamente da folha de pagamento, ou INSS se for o caso de beneficiários de alguma espécie.

Antes de considerar a opção de pedir um empréstimo consignado, pergunte a si mesmo se realmente é uma emergência, ou se a sua necessidade pode esperar mais um pouco.

O que é o empréstimo consignado

Empréstimos consignados podem ser úteis para custos de emergência de um tempo, como consultas médicas, exames, quitação de alguma dívida, ou algum tipo de aquisição que não possa esperar, mas não são uma boa ideia para o financiamento de despesas desnecessárias.

É possível esperar para reparar seu carro ou pagar suas contas até receber seu próximo pagamento? Uma taxa atrasada em uma conta pode ser mais barata do que uma taxa financeira para um empréstimo consignado.

Pense em outras maneiras de pedir dinheiro emprestado, tendo em mente que eles terão taxas e prós e contras diferentes.

Empréstimos consignados podem ser uma solução rápida para sua crise financeira, no entanto pode se tornar uma bola de neve se não for pago devidamente em dia.

Quando a vida gera algum revés financeiro inesperado em seu orçamento, um empréstimo consignado, é sem dúvida uma opção para lidar com essa emergência em dinheiro.

Na maioria dos casos, o financiamento de empréstimos consignados é baseado em renda mensal, emprego estável, conta bancária, depósito direto do seu salário e sua capacidade de pagar o empréstimo.

Novamente lembrando que um empréstimo consignado só deve ser usado quando surge uma emergência em dinheiro. Nunca faça um empréstimo consignado antes de ter esgotado todas as outras opções.

Quem pode pedir o empréstimo consignado

Para pedir o empréstimo consignado você precisa ser servidor público, aposentado ou pensionista, trabalhadores de empresas conveniadas à alguma instituição de crédito também podem solicitar.

O pagamento pelo empréstimo consignado é de garantia, pelo fato das parcelas serem descontadas diretamente na folha de pagamento.

Entre as formas de empréstimo, o consignado se destaca pela facilidade na contratação, sem contar que possuí as menores taxas dopo mercado.

Quais são os documentos utilizados para conseguir o crédito consignado

É muito fácil, você precisa ir até uma instituição financeira ou banco, que forneça o serviço, em empréstimo consignado com a seguinte relação:

  • RG
  • CPF
  • Comprovantes de: endereço e contracheque

Lembrando que você não precisa ter conta corrente em nenhum banco para solicitar o empréstimo consignado, ao menos que você mantenha vínculo trabalhista com alguma empresa.

Hoje em dia é possível fazer a solicitação do empréstimo consignado pela internet, a maioria dos bancos e instituições financeiras já estão com esse serviço on-line.

Como funciona o empréstimo consignado e quem pode pedir

Perguntas frequentes sobre empréstimo consignado

Quem está com o nome no SPC/SERASA pode solicitar?

É de praxe o banco fazer uma análise no seu perfil, e dependendo pode sim negar a sua solicitação caso seu nome conste no Serviço de proteção ao crédito.

No entanto isso não é um empecilho, uma vez que o valor pela parcela do empréstimo é descontado diretamente do contracheque, ou do benefício se for o caso, nesse caso as garantias de recebimento são asseguradas para a financeira responsável pelo empréstimo.

Existe limite quanto ao valor do empréstimo consignado?

Tendo em vista a Lei 10.820/2013 o valor do empréstimo não pode ser maior que 35% do que o valor recebido pelo solicitante do empréstimo consignado.

É permitido realizar mais de um empréstimo ao mesmo tempo?

Sim, é permitido sendo que as parcelas juntas não poderão ultrapassar o limite de 35% do valor do recebimento.

O que acontece se eu não conseguir honrar com as parcelas do empréstimo consignado?

Se por algum motivo perceber que não conseguirá parar as parcelas do empréstimo, o passo a ser dado é procurar a instituição onde o empréstimo foi realizado e tentar renegociar.

Também existe a opção da portabilidade do crédito, de modo que você consiga transferir a sua dívida para outro banco que venha a te oferecer melhores condições para pagamento.

Se você não puder pagar o seu empréstimo consignado por algum motivo, você será cobrado taxas adicionais caras.

Quais as taxas do empréstimo consignado?

Sem dúvidas entre todas as modalidades de empréstimo, com o consignado você consegue as menores taxas de juros.

A taxa de juros não possui um valor fixo, pois depende de cada instituição, geralmente varia entre 1,5% e 3,5% ao mês.

Como posso me preparar para emergências financeiras?

Nem sempre é possível prever quando ocorrerá uma emergência, mas você pode se preparar para isso.

Idealmente, você deve manter dinheiro suficiente para cobrir suas despesas domésticas por dois meses ou mais em uma conta de poupança.

Se esse objetivo for muito alto, tente economizar pelo menos a quantia de um salário. Também é uma boa ideia ter alguns cartões de crédito disponíveis para custos inesperados.

Você tem mais alguma dúvida sobre o empréstimo consignado? Conte para nós!

CLIQUE AQUI para conhecer o Sistema 3C da Construção de Riqueza!

Equipe Eduardo Moreira

Você também pode gostar

Deixe um comentário