Debêntures: o que são e como investir

Debêntures: o que são e como investir

Investimentos são sempre bem vindos. Nesse sentido, alguns nós já conhecemos e sabemos exatamente a maneira de como ganhar dinheiro, enquanto que outros temos um pouco mais de dificuldade.

Assim, é preciso que você possa trabalhar no sentido de conhecer e quem sabe arriscar também em uma nova modalidade, para que amplie os ganhos que você pode ter acesso com o investimento em questão.

Neste sentido, investir em debêntures pode ser uma saída para que você tenha um aproveitamento maior com relação ao seu tipo de investimento e os retornos que você busca.

O que são debêntures

Debênture nada mais é do que você assumir a dívida de uma empresa, emprestando dinheiro para ela. Mas calma, isso não significa que você vai assumir a dívida e ficar com débitos para o restante de sua vida.

Algumas empresas que estão com dívidas buscam pessoas que possam emprestar dinheiro, e o retorno geralmente é feito em cima de juros pré-fixados, até o fim da vigência do contrato firmado entre as partes.

Assim, você recebe de volta o que emprestou e ainda em cima os juros que foram obtidos a partir desse empréstimo, tendo um aumento, o que configura um investimento feito, e com lucros interessantes.

Como funciona os debêntures

Tendo em vista esse tipo de investimento um pouco diferente dos que geralmente são indicados, investir em debêntures também exige outras formas de acompanhar os investimentos e também de conseguir dar conta dos lucros envolvidos.

Essas dívidas de empresas não são necessariamente negativas, já que pode ser um dinheiro voltado para o investimento e crescimento da própria, que pode não possuir capital suficiente para dar conta dos projetos.

Assim, ao emprestar dinheiro, você pode ajudar a empresa a conseguir alcançar um patamar diferenciado, de acordo, principalmente com o que se pretende alcançar em um determinado tempo.

Tendo investido o seu dinheiro, ao fim do contrato, no período do resgate, você tem acesso ao dinheiro que emprestou junto com as correções feitas em cima das taxas de juros que são geralmente pré-fixadas.

Debêntures: o que são e como investir

Tipos de debêntures

Existem algumas formas de debêntures, e cada uma delas vai definir a condição do empréstimo, ou também o retorno que pode ser alcançado. Tendo em vista sempre formas diferentes entre cada uma delas.

Existem as debêntures simples, conversíveis, incentivadas, e comuns, que são praticadas com maior frequência, e até são as mais indicadas pelos profissionais, atendendo principalmente à demanda financeira.

Por isso, antes de escolher um tipo de debênture, é preciso conhecer cada uma maneira, para que o investimento seja feito e até o planejamento seja traçado em direção ao dinheiro que pode ser resgatado.

Simples

As debêntures simples são as mais praticadas para quem quer um investimento pontual. A ideia é fazer um tipo de investimento que não possa se converter futuramente em ações para a mesma empresa.

Assim, é um tipo de empréstimo direcionado especificamente para este fim, e o contrato feito com prazo de vigência, e no fim, você resgata o seu dinheiro com as correções, e o investimento então tem seu encerramento.

Em outras palavras, o vínculo com a empresa não pode ser, portanto, prolongado, sendo restrito à finalidade do empréstimo e do rendimento através dos juros que são pré-fixados pelas taxas do próprio governo.

Conversíveis

As debêntures conversíveis são aquelas que podem ser, como o nome diz, convertidas em ações em um futuro próximo, e é indicada para quem quer firmar um vínculo mais longo com a empresa em questão.

Assim, após o investimento feito, e o empréstimo garantido, ao fim do contrato você pode optar por transformar esse empréstimo em ação da empresa, configurando um retorno um pouco mais longo.

Dessa forma, você pode manter o seu dinheiro junto com a empresa e assim garantir outras facilidades que estejam de acordo com muitos dos investimentos que podem ser feitos paralelamente.

Incentivadas

As incentivadas são as que geralmente apresentam melhores vantagens, afinal contam com o incentivo do Governo Federal, seja em concessões ou seja também em investimentos para crescimento da empresa em questão.

Assim, ao se investir em debêntures incentivadas você pode multiplicar os seus ganhos, e também ter acesso a condições melhores para o lucro, considerando que é uma maneira de ganhar dinheiro com aval do governo, sendo um investimento de baixo risco.

Comuns

Como o próprio nome já sugere, o investimento nas debêntures comuns são os que envolvem menores riscos e por consequência os retornos menores, mas são constantes e garantidos pelo Imposto de Renda.

Quanto maior o tempo da aplicação, mais ele vai rendendo, já que menos impostos são cobrados em cima do valor. Por isso é uma possibilidade de investimento a ser feito de modo mais seguro para quem não quer se arriscar.

Poucas pessoas sabem o que são as debêntures, e perdem importantes modalidades de investimentos. Se quer ganhar dinheiro, é indicado que escolha aquela que tiver condições e possa portanto iniciar um trabalho de investimento com retornos garantidos.

Você já investiu em debêntures? Conte para nós sua experiência com este tipo de investimento.

CLIQUE AQUI para baixar o Ebook Gratuito “Como evitar os 7 Pecados dos Investidores”!

Você também pode gostar

Deixe um comentário