Conta PJ: o que é e como funciona

Conta PJ: o que é e como funciona

Muitas pessoas procuram saber o que é uma conta PJ, de que forma ela funciona e como fazer, justamente para que se tenha um tipo de controle financeiro, ainda mais para quem possui um empreendimento.

Sendo assim é preciso que você tenha um tipo de conhecimento para que consiga utilizar melhor a sua conta PJ, e principalmente para que procure as melhores condições e tenha o resultado que planeja.

Por isso, vamos trazer todas as informações sobre uma conta PJ, como fazer e como funciona para que você avalie a necessidade ou não, tendo em vista que é obrigatório em muitos casos.

O que é uma conta PJ

Uma conta PJ é uma conta feita para Pessoa Jurídica, ou seja, em nome de empresa, com CNPJ e todas as questões relativas que precisam ser levadas em conta, e principalmente que fazem a diferença nesse contexto.

Uma Pessoa Jurídica possui alguns impostos e encargos que são específicos desta categoria, e também é uma forma de gerenciar melhor o negócio tendo em vista que é um ponto muito importante para ser observado.

Conhecendo o que é uma conta PJ, vamos dar algumas dicas de como abrir e aproveitar de seus benefícios, além de conseguir também gerenciar melhor o seu negócio, sem deixar nada em falta.

Como abrir

Todos os bancos trabalham com conta PJ, e por isso você pode optar por qualquer um da sua preferência, sendo que eles se diferenciam a partir de algumas facilidades ou nos custos envolvidos no negócio.

Em muitos dos bancos que você já possui conta, existe a opção de fazer uma conta PJ, operando as duas ao mesmo tempo, o que acaba geralmente acontecendo, já que é algo que pode ser oferecido.

A partir de então você cumpre as exigências legais como criação do CNPJ e nome da empresa e para confirmar a abertura da conta você precisa levar:

  • Documentos da criação da empresa
  • Comprovante do CNPJ
  • Comprovante do endereço da empresa
  • Faturamento do último ano (12 meses) da empresa
  • Documentos dos sócios ou responsáveis legais
  • Comprovante de endereço dos sócios ou representantes legais

Conta PJ: o que é e como funciona

Quais as vantagens da conta PJ

Uma conta PJ é fundamental para qualquer tipo de empreendimento principalmente para que você consiga gerir o negócio e cumpra com todas as exigências legais e fiscais que são exigidas para esse tipo de atividade.

Uma das vantagens é que você pode deixar nela todos os lucros e ganhos da empresa, separando da conta pessoal, e assim tendo um controle maior dos rendimentos que você conseguiu em um determinado tempo.

Ainda assim é interessante abrir uma conta PJ para que você também cumpra com todos as exigências, já quem em caso de sociedade, os sócios também precisam ter acesso e realizar movimentações, o que não é ideal para que seja feito na conta pessoal.

Por isso, é algo imprescindível, até porque você pode também precisa separar as contas para que não interfira na saúde financeira da empresa, e ter uma conta PJ é ideal neste sentido e até o mais indicado.

Utilizando a sua conta

 Com sua conta PJ ativa você pode dar início de fato às movimentações e ações que são necessárias para que possa tocar o empreendimento e fazer os primeiros investimentos que podem ser feitos.

Você pode destinar parte dos rendimentos em aplicações como PJ o que pode trazer alguns lucros muito importantes e que são indicados para que você amplie as possibilidades de ganho real.

Quando se tem uma empresa é preciso pensar em cada detalhe, de como montar todas as condições, de obter fornecedores, de procurar estratégias de lucros e principalmente ir atrás de clientes.

Ter uma conta feita somente para movimentações empresariais pode render tempo e também uma administração diferenciada, que de fato atende ao que você precisa e o que você pretende enquanto empresa de fato.

Assim também você pode ter ajuda financeira do banco, que pode indicar investimentos e até aplicações para que o seu dinheiro renda mais, e dependendo do contrato, pode até ter um suporte especializado.

Dessa maneira é possível crescer com a empresa e também ter o controle financeiro que necessita, obtendo todos os benefícios posteriormente que podem ser repensados para a saúde da empresa, inclusive.

Você já tem uma conta PJ? Em qual banco pretende abrir a sua? Comente!

CLIQUE AQUI para baixar o Ebook Gratuito “Como evitar os 7 Pecados dos Investidores”!

Equipe Eduardo Moreira.

Você também pode gostar

Deixe um comentário