8 mitos e verdades sobre ficar rico que você deve saber

8 mitos e verdades sobre ficar rico que você deve saber

Ninguém consegue ficar rico do dia para a noite sem ter recebido uma herança ou ter ganhado na loteria. Para criar um patrimônio é necessário investir e saber se relacionar muito bem com o dinheiro. E é exatamente para isso que preparamos uma lista com as verdades e mitos sobre enriquecer.

8 verdades e mentiras sobre ficar rico

É muito importante que quem tem o objetivo de ficar rico estude sobre educação financeira e pesquise sobre formas de investir e de economizar. Confira:

Verdade 1: mundo de causa e efeito

Se nós não sabemos de fato onde está a causa do nosso problema financeiro, acabamos encontrando culpados para o problema: juros altos, aumento dos preços, salário baixo e por aí vai. Ninguém diz em um primeiro momento: “eu me descontrolei”.

Como vivemos em um mundo de causa e efeito, é muito importante termos consciência de que somos responsáveis pelo nosso sucesso ou pelo nosso fracasso e, por isso, devemos assumir os rumos da nossa vida financeira, admitir os erros e modificar a postura.

É necessário dedicar um tempo para buscar novos conhecimentos de forma que seja possível melhorar essa relação com o dinheiro.

Verdade 2: dinheiro não aceita desaforo

É preciso dar a real importância quando o assunto é dinheiro, pois, se não, pode haver uma penalização. Ou seja, não cuidar bem da sua vida financeira, não se planeja e nem encontra tempo para buscar melhores oportunidades, fatalmente terá sempre problemas com dinheiro.

É necessário tratar o dinheiro com respeito, cuidar. É uma das formas de ficar rico!

Verdade 3: não espere por ajuda

Apesar de estarmos acostumados a ter programas do governo batendo em nossa porta, não podemos contar com eles para resolver nossos problemas.

É verdade que temos uma das maiores cargas tributárias do mundo, mas também é verdade que a ineficiência do estado cada vez se mostra mais presente. Tem sido assim em todos os países onde o governo exerce papel intervencionista e onipresente.

É fundamental que percebamos que depender de programas sociais ou iniciativas do governo para construir uma vida melhor é mais uma forma de fugir da própria responsabilidade de prosperar.

O maior exemplo disso é a aposentadoria. Contribuímos durante 30 anos para o Governo e corremos o risco de não receber nem o equivalente às contas.

Por isso, é importante criar uma aposentadoria privada, que é um tipo de investimento a longo prazo e que não depende do Governo em caso de uma possível falha no sistema previdenciário.

Verdade 4: todos têm metas

O gerente do seu banco pode ser a pessoa mais simpática e te oferecer os melhores produtos, porém ele tem metas a cumprir que são severas e agressivas. Na verdade, para a maioria dos bancos as pessoas representam apenas uma possibilidade de ganho com empréstimos e crédito de forma geral.

Isso talvez explique porque os bancos não oferecem programas de educação financeira profundos e que contribuam decisivamente para a transformação das pessoas; talvez explique também porque ainda oferecem produtos como Título de Capitalização como investimento.

É muito importante buscar outras fontes, pesquisar e se informar melhor antes de fechar contrato de investimento em algum banco ou administradora.

Mito 1: dinheiro é a raiz de todo mal

Temos o costume de internalizar algumas sentenças e acabamos por acreditar nelas. Neste caso, sempre escutamos dizer que o dinheiro é mal, quando, na verdade, não há problema nenhum em acumular dinheiro para um propósito específico, ter objetivos financeiros ou buscar sua independência financeira.

Além disso, quando dinheiro deixa de ser um problema, você pode ajudar outras pessoas ou simplesmente se dedicar àquele grande projeto que você sempre acreditou e nunca pode se dedicar exclusivamente a ele.

Mito 2: “Os ricos tornam-se ricos às custas dos pobres”

A maioria das pessoas realmente ricas fez sua fortuna através de trabalho e investimento, coisas que não são ruins ou ilegais. O problema da desigualdade social não é total responsabilidade dos ricos, mas também de governos ineficientes.

Mitos e verdades sobre ficar rico

Mito 3: todo mundo que investe fica rico

Claro que não. Se fosse assim, uma boa parcela da população mundial não precisaria trabalhar nunca mais. A primeira causa é que todos os investimentos possuem riscos. Às vezes, pode acontecer de perder dinheiro ao invés de ganhar.

Além disso, cada investimento e investidor são diferentes. É importante lembrar que muitas pessoas investem com um objetivo diferente de ficar rico, às vezes para comprar um carro ou realizar o sonho da casa própria. Por isso é errado afirmar que todos os investidores são ricos ou que vão ficar.

Mito 4: só gente rica pode investir

Como dissemos acima, não significa que só quem investe é gente que tem muito dinheiro. É possível comprar ações e fazer investimentos com menos de R$100.

O importante é se conhecer, saber qual é o seu perfil e buscar um investimento que case com as suas metas.

Pronto! Agora é colocar em prática. Lembre-se de se planejar financeiramente, mas também de entrar em ação quando necessário, pois o dinheiro só trabalha para você depois de investido.

Você já começou a investir? Conte para nós sua experiência!

CLIQUE AQUI para conhecer o Sistema 3C da Construção de Riqueza!

Equipe Eduardo Moreira

Você também pode gostar

Deixe um comentário