28 de junho de 2021

Banco Digital: é seguro investir?

Banco Digital: é seguro investir?

Ter conta em um banco digital é ouvir muitas promessas: sem fila para abrir conta ou necessidade de deslocamento até uma agência, rendimentos altos, transações totalmente digitais, taxas zero ou baixíssimas. Mas por trás de tantas facilidades, a dúvida e a incerteza na hora de confiar faz a pessoa pensar se vale a pena confiar o seu dinheiro a ele.

Tipos de contas bancárias: qual a melhor para você?

De acordo com um levantamento realizado pelo UBS Evidence Lab, em 2020, pela primeira vez, a parcela de downloads de aplicativos dos bancos digitais ultrapassou a de instituições tradicionais. Em 2019, a participação dos maiores bancos era de 52% e dos novos, 48%. No ano passado, essa posição se inverteu, com os bancos digitais alcançando uma fatia de 52%.

Mas, afinal, o que é um banco digital?

Bancos digitais são instituições financeiras que fornecem todas as suas funcionalidades de forma online. Ou seja, não tem filiais físicas e seus serviços são oferecidos através de processos automatizados e atualizações em tempo real.

4 características que mostram que os bancos digitais são seguros

1. Todos os bancos digitais são regulamentados pelo Banco Central, assim como os tradicionais. 

Isso garante a segurança e serve para evitar qualquer tipo de problema com os serviços online.

2. Existem regras para um banco digital operar.

O Conselho Monetário Nacional (CMN) determinou novas regras para os os bancos operarem digitalmente, na resolução 4658. Essa resolução obriga as instituições financeiras a elaborarem uma política de segurança cibernética, com definições de requisitos para a contratação de serviços de armazenamento de dados, de computação em nuvem e de processamento.

3. Proteção de Dados em um banco digital.

Os bancos digitais utilizam protocolos de navegação mais seguros e informações criptografadas para evitar interceptações e ataques.

banco digital

A segurança dos dados ainda é uma grande preocupação dos correntistas

4. Bancos tradicionais estão cada vez mais digitais

A digitalização dos serviços bancários é um caminho sem volta e, segundo dados da Febraban, 35% das transações bancárias são feitas pelo celular atualmente. De uma forma ou de outra, estamos todos expostos a ataques cibernéticos, caso este seja o medo.

É seguro investir em um banco digital?

A ausência de agências físicas não é um impedimento para quem deseja investir. Como falamos, todos os bancos virtuais passam pelos mesmos processos de aprovação nas instituições reguladoras que os bancos tradicionais.

Além disso, há uma lista onde você pode consultar os mais de 400 bancos e instituições financeiras que estão autorizados pelo Banco Central a funcionar.

Quais as vantagens de investir por um banco digital?

A maioria oferece conta grátis e muitos têm bastante opções de investimentos. Além disso, os bancos digitais representam certa acessibilidade ao mercado financeiro e a rentabilidade dos produtos é interessante. Muitos são mais modernos que os bancos tradicionais e a maioria dos serviços bancários é gratuita.

Vantagens e desvantagens de usar bancos digitais

Como escolher em que banco digital investir?

Você deve levar em consideração alguns pontos antes de migrar para um banco digital.

banco digital

Pesquise bem sobre os serviços que o banco digital te oferece

Tarifas: é preciso saber se tem e quais são as cobranças feitas, como manutenção de conta, transferências, saques e custos de investimentos.

Diversidade de investimentos: alguns bancos são mais focados em renda fixa, enquanto outros são mais completos, com home broker para investir em renda variável. Na hora de escolher, pesquise quais são as possibilidades de investimento e se elas te atendem.

Atendimento e suporte: uma das vantagens do banco digital é não precisar encarar fila para resolver um problema bancário e conseguir resolver tudo com um clique. Antes de abrir a sua conta, faça perguntas ao banco em seus canais oficiais ou pesquise no Reclame Aqui.

Outros serviços e vantagens: confira quais outros serviços você gostaria que seu banco digital oferecesse, como: saques sem custo; depósito por boleto, pix ou cheque; gráficos de acompanhamento do orçamento e investimentos; programa de pontos; cashback, etc.

Os bancos digitais vieram para ficar e são mais uma oportunidade de canal de investimentos. Se você quer aprender mais sobre investimentos, assista essa aula gratuita  em que o Eduardo Moreira ensina como construir, aumentar e preservar patrimônio em qualquer cenário econômico.

Equipe Edu Moreira

🔴 Curta também as redes sociais! 📷Instagram / 👍Facebook / 🎥 YouTube

Eduardo Moreira
Eduardo Moreira

Eleito um dos três melhores economistas do Brasil pela Revista Investidor Institucional, Eduardo Moreira foi apontado pela Universidade da Califórnia como o melhor aluno do Curso de Economia nos últimos 15 anos. Autor de diversos best-sellers, Eduardo foi o primeiro brasileiro a ser condecorado pela rainha Elizabeth II no Castelo de Windsor, em junho de 2012.

Saiba Mais
Deixe um comentário
Você também pode gostar
ENTENDA PORQUE A TENDÊNCIA DO NÚMERO DE MORTES NO BRASIL VOLTOU A SER DE ALTA
+
ENTENDA PORQUE A TENDÊNCIA DO NÚMERO DE MORTES NO BRASIL VOLTOU A SER DE ALTA O gráfico oficial de média de mortes por COVID-19, confirma que o Brasil, ao contrário do restante do mundo, está NOVAMENTE em uma curva de crescimento do ...
9 de julho de 2021
A FUNDAÇÃO PALMARES QUER PERPETUAR A ESCRAVIDÃO!
+
A FUNDAÇÃO PALMARES QUER PERPETUAR A ESCRAVIDÃO! A Fundação Palmares, dirigida por Sérgio Camargo, eliminou do seu acervo mais de 5.300 livros sobre a história do povo negro no Brasil. É um escárnio com a ...
27 de julho de 2021
A MOTOCIATA DE BOLSONARO É A PROVA QUE MENTIR VIROU REGRA!
+
A MOTOCIATA DE BOLSONARO É A PROVA QUE MENTIR VIROU REGRA! O presidente Jair Bolsonaro foi às ruas em uma motociata, no sábado 12 de junho, em mais um ato contra a vida. O Governo Federal divulgou que 1,3 milhões de ...
27 de julho de 2021