11 de março de 2021

Home Broker: o que é e para que serve?

Home Broker: o que é e para que serve?

Se você tem interesse pelo mercado financeiro, provavelmente já leu ou escutou o termo Home Broker. Bastante conhecido pelos investidores, o Home Broker é a principal forma de acesso à bolsa de valores. É um sistema que permite que o usuário compre e venda ações e ativos online, de maneira simples e rápida. Saber operar bem essa plataforma é o primeiro passo para quem quer se tornar trader e ter alta lucratividade.

Através do Home Broker, é possível negociar ações de empresas de capital aberto, contratos futuros, opções, fundos de investimentos imobiliários, ETF`s e BDRs. Apesar de qualquer pessoa poder investir na Bolsa de Valores, não é possível fazer isto sem um intermediador, que pode ser um banco ou corretora. Porém, o Home Broker permite que os investidores se conectem a esses mediadores e ao ambiente da bolsa. Ele substitui a necessidade de ligar para a mesa de operações das instituições e a internet se tornou o processo automatizado  mais ágil e barato para o investidor.

Preciso pagar para usar o Home Broker?

O acesso ao sistema em si não costuma ter custos. O que os investidores têm que pagar é a Taxa de Corretagem sobre as operações realizadas. As taxas do Home Broker costumam ser mais acessíveis do que as de negócios fechados pelo telefone. Essa diferença deve-se ao fato de o investidor não ter o auxílio de um profissional no Home Broker.

Vantagens e desvantagens de usar o Home Broker

A principal vantagem do sistema Home Broker é, na verdade, uma faca de dois gumes: a autonomia. A ferramenta permite que investidores, principalmente pessoas físicas, tenham liberdade para comprarem e venderem ativos financeiros sem intermediação. Porém, quem não se sente seguro para operar sozinho pode ter dificuldades e talvez prefira pagar uma taxa um pouco mais alta para ter o auxílio do profissional na Mesa de Operações ou de um assessor financeiro.

Outra vantagem do Home Broker é o valor fixo da taxa, já que na Mesa de Operações a taxa de corretagem é uma porcentagem sobre o valor de cada negócio realizado.

Além disso, o sistema dá mobilidade aos investidores, pois eles podem operar de qualquer lugar desde que tenha acesso à internet.

Se você é iniciante, saiba mais sobre o mercado de ações aqui!

Como operar com Home Broker

Se você quer investir na bolsa, o primeiro passo é abrir uma conta em uma corretora, pois ela que vai executar as ordens de compra e venda no pregão. Depois disso, você precisará escolher a estratégia que você vai utilizar para alcançar o lucro, que pode ser o Day Trade,  Swing Trade ou Buy and Hold, por exemplo. Importante também definir os seus limites de perdas e ganhos com a sua corretora.

Apesar de precisar de uma corretora para investir na Bolsa de Valores, o seu Home Broker não precisa ser, necessariamente, o da corretora. Você pode pesquisar e escolher o sistema que seja o melhor para você.

O que você precisa saber para investir na bolsa?

Com a conta ativa e as estratégias definidas, escolha um ativo. Não poupe nas pesquisas. É preciso avaliar: a empresa emissora, a cotação atual, o histórico, se o preço está caro ou não e o cenário econômico do país. Isso vai garantir que você fa11ça boas escolhas.

Tomadas as decisões, é só clicar em comprar no Home Broker,  inserir o código do ativo e acompanhar o seu preço ao longo do tempo.

Como escolher o Home Broker?

Existem diversos Home Brokers no mercado atualmente, mas, geralmente, todos têm funcionalidades parecidas. Você deve levar em conta na hora de escolher o Home Broker as seguintes funções:

Cotação em tempo real: é importante ser possível visualizar as cotações de todas as ações em tempo real, de acordo com as movimentações do mercado, pois isso ajuda o investidor a tomar decisões de compra e venda;

Comprar e vender ações: a principal diferença do Home Broker para a mesa de operações é justamente a capacidade do investidor comprar e vender ativos pela internet, de forma rápida e fácil. É o ponto chave da ferramenta.

Acompanhar pedidos de ordens: após solicitar as ordens, o investidor deve poder acompanhar os seus pedidos para saber se tudo foi executado corretamente.

Visualizar dados administrativos: essa função permite ao investidor acompanhar a sua carteira de investimentos e o seu saldo financeiro.

Mas antes de decidir qual Home Broker contratar, pesquise e escolha uma corretora confiável e proteja bem os seus dados na internet: não use computador de outras pessoas e cuidado com ataques de phishing e de malwares. Além disso, tenha uma boa conexão de internet para garantir que as operações sejam concretizadas conforme o esperado.

Se você quer se aprofundar no assunto e aprender mais para ter segurança na hora de investir, assista à aula gratuita e exclusiva. Nela, o Eduardo Moreira revela todos os benefícios sobre investir em ações sem correr os riscos mais comuns e sem ter que aplicar uma fortuna.

Nessa aula, você vai aprender como dar os primeiros passos, erros que você deve evitar, estratégias de investimento e muito mais!

Equipe Edu Moreira

🔴 Curta também nossas redes sociais! 📷Instagram / 👍Facebook / 🎥 YouTube

Eduardo Moreira
Eduardo Moreira

Eleito um dos três melhores economistas do Brasil pela Revista Investidor Institucional, Eduardo Moreira foi apontado pela Universidade da Califórnia como o melhor aluno do Curso de Economia nos últimos 15 anos. Autor de diversos best-sellers, Eduardo foi o primeiro brasileiro a ser condecorado pela rainha Elizabeth II no Castelo de Windsor, em junho de 2012.

Saiba Mais
Deixe um comentário
Você também pode gostar
A população negra só precisa de oportunidades
+
A população negra só precisa de oportunidades O Brasil tem 13,6 milhões de pessoas morando em favelas, cujos moradores movimentarem R$ 119,8 bilhões por ano. Apesar disso, para as periferias urbanas a luta ...
19 de outubro de 2020
10 tipos de investimentos em Renda Fixa
+
10 tipos de investimentos em Renda Fixa O investimento em Renda Fixa tem muitas vantagens, principalmente para quem tem um perfil mais conservador. Quando você opta pelo investimento em Renda Fixa você ...
1 de abril de 2021
5 princípios da educação financeira para adotar como hábito
+
5 princípios da educação financeira para adotar como hábito A importância da educação financeira é vista quando observamos a quantidade de pessoas que ficam com o nome sujo por não conseguir pagar suas dívidas. Por ...
7 de dezembro de 2020