28 de janeiro de 2019

Tipos de contas bancárias: qual a melhor para você?

Tipos de contas bancárias: qual a melhor para você?

Diferentes contas bancárias, atendem necessidades diferentes. Dependendo do seu objetivo, você pode escolher a melhor que se encaixa para o seu perfil.

Isso permite que você maximize o retorno do banco, minimize as taxas e gerencie seu dinheiro de forma conveniente. As contas bancárias permitem que você salve e acompanhe facilmente seu dinheiro.

É de tamanha importância estar por dentro dos várias contas disponíveis para você, de modo a escolher a que melhor se encaixa com o seu bolso. O que pode te proporcionar uma grande economia quando o assunto for tarifas.

O que considerar antes de escolher a conta

  • Qual a sua frequência de ida ao banco?
  • Precisa fazer transferências entre bancos diferentes?
  • Faz utilização de cheques, ou cartão de crédito no seu dia a dia?

Conhecer suas necessidades e hábitos vão ser o seu diferencial na hora de escolher o banco e a conta a ser aberta.

Antes de tomar a decisão, tenha em mente o seu perfil de consumo, isso vai te livrar de pagar tarifas não utilizadas, caso o banco venha te cobrar.

Compreender como o banco funciona, é a melhor maneira de se economizar dinheiro. Pense nisso.

Outra forma de economia em se tratando de contas bancárias, é fazer uma lista com todas as suas movimentações durante o mês, operação e quantidade.

Se você possuir conta em algum banco, é só olhar pelo extrato, em suas anotações devem conter gastos com: emissão de cartão de crédito, folhas de cheque, saques, transferências, etc.

Feito isso, agora é só escolher qual conta bancária se enquadra com o seu perfil.

Principais tipos de contas bancárias

Conta-corrente

A conta-corrente oferece acesso fácil ao seu dinheiro para suas necessidades diárias de transações, e ajuda a manter seu dinheiro seguro.

Você poderá usar cartão de crédito e débito, ou cheques para fazer compras, ou pagar contas.

As contas podem ter diferentes opções ou pacotes para ajudar a evitar certas taxas de serviço mensais.

Para determinar a escolha mais econômica, compare os benefícios de diferentes pacotes de verificação com os serviços de que você realmente precisa.

Conta poupança

A conta poupança permite que você acumule juros sobre fundos que você salvou para necessidades futuras.

As taxas de juros podem ser compostas em uma base diária, semanal, mensal ou anual. As contas de poupança variam de acordo com taxas de serviço mensais, taxas de juros, método usado para calcular juros e depósito mínimo de abertura.

Compreender os termos e benefícios da conta permitirá uma decisão mais informada sobre a conta mais adequada às suas necessidades.

Conta salário

Esta conta é de exclusividade para o funcionário receber o seu salário, ela também se estende para receber 13º, PL, aposentadoria, pensão, e por ventura outros benefícios.

Com a conta salário é restrita a efetuação de depósitos que não provenha do empregador, as transações possíveis são: saques e extrato de forma inteiramente gratuita.

Tipos de contas bancárias: qual a melhor para você?

Conta digital

A conta digital é ideal para você que vive conectado, se você costuma resolver tudo on-line e muito pouco, muito pouco mesmo vai ao banco, esta é a sua conta.

Os benefícios são imensos, você ficará livre de todas as taxas e serviços cobrados pelo banco.

As suas transferências serão ilimitadas para qualquer banco, assim como os saques também são sem limites.

Todos os serviços de uma conta estão presentes na conta digital, sendo que se você precisar de algum atendimento em sua agência você poderá ser tarifado por serviço.

A melhor conta para você, será aquela que se adequa a sua realidade.

Conta universitária

O que diferencia uma conta universitária de uma conta-corrente comum, é justamente o preço nos serviços que o banco poderá vir a te oferecer.

Lembrando que a Conta universitária, como o próprio nome diz é de exclusividade para estudantes de nível superior.

Geralmente, os benefícios de uma conta universitária não variam muito de um banco para o outro, entre as listas de vantagens podemos destacar:

  • Tarifas gratuitas e isenção de taxas.
  • Não tem necessidade de comprovar renda.
  • Uma conta universitária te proporciona meia entrada em vários eventos, como cinema, teatro, etc.
  • Caso deseje poderá solicitar um cartão de crédito.

Para solicitar é bem fácil, vá até o seu banco de preferência com todos os seus documentos, e com os seguintes comprovantes: residência, matrícula, e da última mensalidade paga.

Escolha de acordo com o seu objetivo

Há muitas maneiras de você colocar seu dinheiro no banco. O tipo certo de conta bancária depende do que você precisa fazer com seu dinheiro.

Se você quer apenas um lugar para armazenar poupança, enquanto ganha algum interesse, tente uma conta de poupança. Se você precisar enviar pagamentos ou se quiser usar um cartão de débito, vá para uma conta-corrente. Analise as opções e escolha o que for melhor para você.

Qual conta bancária se encaixa mais com seu perfil? Conte para nós!

Se você quer realmente investir seu dinheiro com segurança, aprenda sobre investimentos e saiba escolher o melhor investimento para você. Afinal, o conhecimento liberta.

Para  sentir-se mais seguro conheça o e-book  7 PECADOS CAPITAIS DOS INVESTIDORES.

É um material gratuito para você iniciar no mercado de investimentos já sabendo o que NÃO FAZER!

E se você quer saber no detalhe O QUE FAZER e como fazer, o curso Investidor Mestre pode te ajudar.

Forte abraço,

Equipe Edu Moreira

🔴 Curta também as redes sociais! 📷Instagram / 👍Facebook / 🎥 YouTube

Eduardo Moreira

Eleito um dos três melhores economistas do Brasil pela Revista Investidor Institucional, Eduardo Moreira foi apontado pela Universidade da Califórnia como o melhor aluno do Curso de Economia nos últimos 15 anos. Autor de diversos best-sellers, Eduardo foi o primeiro brasileiro a ser condecorado pela rainha Elizabeth II no Castelo de Windsor, em junho de 2012.

Saiba Mais
Deixe um comentário
Você também pode gostar
Reinvenção do país depende do investimento na educação
+
Reinvenção do país depende do investimento na educação A educação é um dos pilares essenciais na evolução do ser humano. Em cada conquista rumo à civilização, há a necessidade de transmissão aos seus ...
5 de outubro de 2020
Como investir seu dinheiro? Confira 7 dicas para iniciantes
+
Como investir seu dinheiro? Confira 7 dicas para iniciantes O dinheiro é essencial na vida de todos nós e, por isso, ter sempre uma reserva e saber como investir esse capital é essencial. Mas é possível fazer o dinheiro ...
28 de outubro de 2020
A população negra só precisa de oportunidades
+
A população negra só precisa de oportunidades O Brasil tem 13,6 milhões de pessoas morando em favelas, cujos moradores movimentarem R$ 119,8 bilhões por ano. Apesar disso, para as periferias urbanas a luta ...
19 de outubro de 2020