9 mentiras sobre dinheiro que contamos a nós mesmos

9 mentiras sobre dinheiro que contamos a nós mesmos

Alguns de nós, constantemente, contamos muitas mentiras sobre dinheiro. Seja na hora de gastar ou na hora de investir. São coisas que nos atrasam e que nos fazem perder oportunidades valiosas para que tenhamos dinheiro num futuro muito próximo.

Por isso, vamos trazer aqui 9 mentiras constantes sobre o dinheiro que sempre repetimos, mesclando entre mentiras relacionadas a investimentos e a gastos. A ideia é fazer com que você reconheça que de fato é preciso uma mudança radical.

Estou merecendo

Essa é a mentira mais contada por quem gasta dinheiro sem muito pudor. Quando se pensa em gastos pontuais, é preciso que você se atente a coisas importantes: necessidade e valor.

Quando se tem noção desses dois pontos, é possível fugir dessa enrascada.

Quando se pula esses questionamentos básicos, sempre o erro é comprar algo que não era tão necessário, pelo menos no momento, ou algo que tenha um valor que poderia ser negociável.

Portanto, se você pratica essa mentira, pode ir repensando esses modos, visando sempre ao equilíbrio financeiro.

A pessoa a quem vou presentear merece

Essa é uma outra história contada por quem quer arranjar uma desculpa para gastar sem o devido planejamento.

É claro que presentear uma pessoa que gostamos é bom, é muito bom, mas também é interessante se você puder planejar esse gasto, sem por em risco as suas finanças.

Se é uma pessoa com a qual você tem um contato por um longo tempo, não há a necessidade de gastar desesperadamente, afinal você já sabe as datas especiais e pode muito bem planejar aquele investimento a ser feito.

Querer presentear alguém “à toa” só reforça a falta de planejamento financeiro.

É preciso ter conhecimento em ações para investir

Não tem conexão o conhecimento com o investimento. Pelo menos nesse contexto.

É lógico que se você já souber ou tiver o mínimo de conhecimento em investimentos ou aplicações, tudo fica muito mais simples, e você certamente não passará por algumas complicações típicas da própria área.

No entanto, isso também não é suficiente para que você deixe de fazer um investimento em ações.

Existem consultores financeiros que podem orientar neste sentido, ou até os próprios bancos podem indicar a situação que mais se encaixa na sua realidade e a melhor proposta para investir e iniciar essa trajetória.

Não tenho dinheiro para fazer investimento

Sempre se usa essa desculpa, por medo. Geralmente, dizem que é por medo de perder o que já tem. Outros dizem que têm medo de perder o que não tem.

Isso é uma inverdade que só atrapalha a vida de quem quer colocar em ordem sua vida financeira.

Obviamente, um investimento envolve um certo risco e você sabe bem disso. Mas sempre se tem o que investir.

É preciso coragem e noção do que pode ser rentável ou não. Assim, o investimento trará bons lucros.

Ainda não tenho isso

Pensar assim não ajuda em nada. Quando você pensa em comprar algo só porque não possui, você está arranjando uma desculpa mais do que esfarrapada para gastar somente por gastar.

E isso põe em risco todo o seu planejamento e controle financeiro, já que ele não está pronto para isso.

Diferentemente, quando não possui algo e deseja adquirir você planeja com certa antecedência, de modo que as finanças não sejam comprometidas.

É dessa forma que você vai construindo uma relação de consumo saudável, sem que perca o controle do seu dinheiro.

Estou me sentindo triste, preciso comprar

mentiras sobre dinheiro homem triste

Esse talvez seja o maior pecado dentro do mundo das finanças. Comprar para aliviar a tristeza pode gerar um comportamento doentio, que consiste em comprar sempre que estiver frustrado.

Isso pode dar às suas finanças um desequilíbrio enorme e colocar você em maus lençóis.

Se está triste, procure outros meios para relaxar. Procure uma maneira que não gaste dinheiro, seja conversando com alguém, seja ouvindo uma boa música ou assistindo a um filme.

O mais recomendado é evitar sair para fazer compras quando estiver se sentindo assim.

Não preciso me preocupar com aposentadoria

Algumas pessoas, quando estão novas, pensam que investir em aposentadoria, seja ela pública ou privada, é algo que não merece atenção. Afinal, você está a todo vapor e com uma renda estável, e além disso está muito distante para que comece a pensar nesse tipo de situação.

Com certeza é a decisão mais errada que se pode tomar. Começar a investir em aposentadoria é poder garantir um futuro muito mais tranquilo e sem maiores sustos. Assim, você não precisa contar com renda de nenhuma outra parte e pode optar por parar de trabalhar, se preferir.

Está muito tarde, não vale investir em aposentadoria

Esse é o outro extremo: pessoas que acreditam que por estarem velhas, não dá mais tempo de investir em previdência.

É uma outra mentira que contamos a nós mesmos e que atrapalha todo o nosso investimento e oportunidade de crescermos financeiramente.

Nunca é tarde para se investir em previdência, seja ela privada ou pública. Um investimento em previdência é um investimento que tem retorno certo, e pode garantir um futuro muito mais estável.

Em qualquer momento da vida é preciso e importante investir na previdência.

Tenho condições para isso

Quem já não se pegou com essa mentira? Sempre que sobra um dinheiro a mais é sempre motivo de comemorar e gastar.

Certamente você faz isso sem analisar ou consultar o orçamento mensal, e sempre tem que correr atrás do prejuízo, para colocar dinheiro no lugar do qual ele não deveria ter saído.

Pois isso não existe. Se você tem um dinheiro sobrando, procure saber se há alguma conta sem pagamento, ou tenha uma certa previsão dos ganhos para o próximo mês.

Dessa maneira, você consegue controlar todos os seus gastos e certamente não vai passar por tantos sustos desnecessários e que tiram o seu sono.

Quer saber como é possível criar uma mentalidade que lhe ajude com o dinheiro? CLIQUE AQUI para conhecer o Programa Mente Rica!

Você também pode gostar

Deixe um comentário