Vantagens e desvantagens de usar bancos digitais

Vantagens e desvantagens de usar bancos digitais

Se você se sente à vontade para fazer transações bancárias online e raramente acessa sua agência bancária local, pode considerar a possibilidade de abrir uma conta em bancos digitais.

Neste artigo, confira como funcionam, como usar, quais são as vantagens e desvantagens dos bancos digitais.

Como funcionam os bancos digitais

Enquanto muitos clientes são atraídos pelos altos rendimentos e baixas taxas oferecidas pelos bancos digitais, essas vantagens são atenuadas pela falta de filiais e serviços limitados que alguns oferecem.

É possível acessar muitos serviços bancários online. Alguns desses serviços incluem pagar contas, transferir fundos, visualizar extratos de conta, etc. Ou usar o Internet Banking em seus telefones celulares, usando uma conexão Wi-Fi ou 3G.

Sendo assim não precisa mais visitar o banco pessoalmente para depositar ou sacar dinheiro, solicitar um extrato bancário ou interromper um pagamento.

Você pode fazer todas essas tarefas, e muito mais, usando os serviços online oferecidos pelos bancos digitais. Você também pode acompanhar as transações e o saldo da sua conta em todos os momentos.

Embora o banco online tenha muitos aspectos positivos, também há alguns contras.

Bancos digitais vs. bancos tradicionais, qual é o melhor?

A resposta depende do tipo de pessoa que você é, mas aqui estão alguns dos prós e contras do banco digital a serem considerados: Vamos dar uma olhada nas vantagens e desvantagens do banco online.

Quais são as vantagens e desvantagens de usar bancos digitais?

Vantagens

  • Uma conta online é simples de abrir e fácil operar.
  • É conveniente porque facilmente você pode pagar suas contas e fazer transações bancárias.
  • Livre de filas
  • Está disponível 24h por dia, a única coisa que você precisa é ter uma conexão com a internet
  • É rápido e eficiente, as transferências são realizadas de uma conta para a outra rapidamente
  • Baixas taxas
  • Maior economia de juros. Como é mais barato administrar um banco digital, as economias que você recebe geralmente vêm na forma de juros mais altos.
  • Menos taxas
  • Mais serviços online incluem empréstimos e opções de investimentos
  • Sem exigência de valor mínimo para manter a conta
  • Pode verificar seu saldo e as movimentações o tempo todo

Vantagens e desvantagens de usar bancos digitais

Desvantagens

  • Entender o uso do Internet Banking pode ser difícil no começo para algumas pessoas
  • Você só poderá ter acesso a serviços bancários se tiver uma conexão com a internet
  • As informações da sua conta podem ser invadidas por pessoas não autorizadas pela internet
  • Nenhum local físico
  • Taxas de transferência
  • Taxas ATM
  • Segurança de senha é uma obrigação, depois que receber sua senha, altere-a e memorize-a
  • Suas informações bancárias podem estar espalhadas em vários dispositivos, aumentando o risco
  • Se o servidor do banco estiver inativo, você não poderá acessar sua conta

Uma conta bancária online é fácil de abrir e operar. Dito isto, os serviços online oferecidos podem diferir de banco para banco e de país para país.

Serviços bancários online comuns

  • Atividades transacionais como transferência de fundos, pagamento de contas, pedidos de empréstimo e transações.
  • Atividades não transacionais como solicitação de livro de cheques, pagamento final, extratos online, atualização de suas informações de contato.

O banco através da internet facilitou a vida dos usuários ao fornecer acesso online a vários serviços bancários. Mas escolher o banco certo pode ser difícil.

Como os métodos bancários se tornaram mais digitalizados, há um grande foco na criação de um serviço mais eficiente para os clientes, produzindo mais avanços em serviços amigáveis.

Através do banco digital, o pagamento de contas online é muito mais fácil, pois todas as suas informações são rastreadas por meio de seus aplicativos bancários e o pagamento é feito com o clique de um botão.

O banco digital também permite acessar o histórico e as transações da conta em qualquer lugar, tornando a proteção incrivelmente fácil e ter acesso para verificar regularmente sua conta, evitando cobranças fraudulentas.

Conclusão

Há muitas desvantagens para os serviços bancários digitais e a segurança é uma preocupação enorme, porque não há garantia de segurança. Todos os sites são suscetíveis a ameaças de segurança cibernética em várias áreas de campo. Esta é uma das maiores desvantagens que vem com o banco digital.

Outro grande fator é a interrupção do site. Problemas técnicos podem causar insatisfação aos clientes, resultando em muitos problemas de relação com o cliente. A apreensão do usuário também é uma grande preocupação para certas pessoas, porque elas podem não estar bem em ter todas as informações financeiras disponíveis online.

Há muito mais benefícios para a digitalização do sistema bancário em comparação com as desvantagens. Da eficiência comercial, maior precisão, maior agilidade e segurança aprimorada.

O futuro dos serviços bancários digitais continuará crescendo e não mostrará sinais de desaceleração. A adequação é um requisito imenso quando você observa como essa indústria está florescendo e mudando as relações com os clientes e com os bancos.

Você já usou um banco digital? Sua experiência foi boa ou ruim? Comente abaixo!

CLIQUE AQUI para baixar o Ebook Gratuito “Como evitar os 7 Pecados dos Investidores”!

Equipe Eduardo Moreira.

Você também pode gostar

Deixe um comentário