Como pagar menos tarifas em bancos?

Como pagar menos tarifas em bancos?

O que mais as pessoas buscam hoje é economizar e pagar menos tarifas em bancos já é um bom começo.

Você já deve saber como é importante fazer um planejamento financeiro, principalmente para saber onde está indo o seu dinheiro. E muitas vezes, não nos damos conta de incluir no nosso orçamento o custo de manter uma conta bancária.

Você sabe quanto paga de tarifa mensal na sua conta? E como, na maioria das vezes, o valor é baixo, as pessoas não param para pensar se isso faz ou não diferença no final do mês.

Veja algumas dicas de como reduzir as tarifas bancárias e assim, economizar mais.

Quais são as tarifas que os bancos cobram

Antes de saber como pagar menos tarifas em bancos, vale conhecer que serviços são essas debitados mensalmente da sua conta.

Veja algumas delas:

  • Emissão de talão de cheques e entrega em domicílio;
  • Saldos;
  • Extratos;
  • Transferências bancárias;
  • Saques em caixas eletrônicos;
  • Segunda via de cartão;
  • Entre outros serviços.

Por isso, quando você for abrir uma conta, pergunte quais são as tarifas. Muitas delas são opcionais, assim, você não é obrigado a pagar.

Além disso, não deixe de verificar todo o mês o seu extrato, para ver exatamente o valor que está sendo cobrado. E caso apareça um valor que você não reconhece, procure o seu gerente.

Você já fez as contas de quanto paga por ano só com as tarifas bancárias? Cada instituição financeira oferece um pacote de serviços, mas quanto mais serviços contratados, mais você irá pagar.

Por que posso estar pagando a mais tarifas

Quando uma pessoa abre uma conta, contrata um pacote de serviços e dependendo do que foi acordado, existe um limite.

Por exemplo, tem direito a tirar dois extratos mensais e se tirar além de dois, irá pagar mais. O mesmo acontece para transferências, saques e outros.

Como já foi dito acima, preste muita atenção ao seu contrato e verifique os limites dos serviços. É bem possível que você esteja pagando taxas por cada transação excedente.

Como pagar menos tarifas em bancos

Existem várias coisas que você pode fazer para pagar menos tarifas em bancosEm primeiro lugar, antes de saber como reduzir as taxas bancárias, só contrate serviços que realmente sejam necessários. Esse é o primeiro passo.

Veja como pode reduzir as tarifas:

  • Optar pela conta essencial: você tem alguns serviços gratuitos, mas limitados, como por exemplo, 10 folhas de cheque e 4 saques em caixas eletrônicos;
  • Escolher uma conta poupança: você também não precisa pagar nada pela manutenção da conta, mas os serviços são limitados;
  • Conta digital: não tem cobrança de nenhuma tarifa;
  • Conta-salário: apesar de servir apenas para você receber o seu salário, é possível sacar o dinheiro ou mesmo transferi-lo para outra conta;
  • Prefira ver o saldo da sua conta pela tela do celular, para não correr o risco de pagar a mais pelo saldo em papel;
  • Pague todas as suas contas pela internet. Para isso, baixe o app do seu banco ou use o internet banking.

Só para saber, todos os bancos são obrigados a disponibilizar para seus clientes o pacote de serviços essenciais assim como quatro pacotes de serviços básicos.

O pacote essencial é 100% gratuito, mas os outros pacotes básicos cada banco cobra o que quer. Entretanto, os valores são bem mais baixos do que os outros pacotes.

Outra coisa que tanto na conta essencial como na conta poupança, todos os serviços feitos pela internet são ilimitados.

Como pagar menos tarifas em bancos?

É possível não pagar nenhuma tarifa bancária?

Sim, através da conta digital, que é uma conta, como o próprio nome diz, online. E você possui acesso a serviços ilimitados gratuitos, desde que só utilize os meios eletrônicos.

E não importa o dispositivo que utilize, que pode ser seu computador, tablet, notebook ou celular.

Como hoje a maioria das pessoas usam o internet banking, vale muito a pena ter uma conta digital. Veja alguns dos serviços gratuitos:

  • Transferências bancárias (TED e DOC) ilimitados;
  • Sem taxa para abertura de conta;
  • Pagamento de contas;
  • Débito automático;
  • Saldo e extrato online;
  • Saques e depósitos em caixas eletrônicos.

Mas, caso utilize um serviço fora dos meios eletrônicos, serão cobradas taxas. Mas tirando isso, ter uma conta digital é uma opção para pagar menos tarifas em bancos.

Se solicitar um cartão de crédito vinculado à sua conta digital, aí sim serão cobradas tarifas, mas bem menores do que aquelas dos bancos convencionais.

Alguns bancos tradicionais já disponibilizam contas digitais para seus clientes. Veja com o seu gerente se o seu banco oferece essa modalidade de conta.

Conclusão

Você viu que é possível sim pagar menos tarifas em bancos e assim, você pode usar esse valor para investir em outra coisa.

A questão é que as pessoas nem prestam atenção e nem fazem a mínima ideia do que está sendo cobrado, basicamente porque nem olham para seus extratos mensais.

E o pior é que a maioria dos serviços nem utilizam. Por que você vai gastar a mais com algo que não aproveita?

Existem várias opções de reduzir esse valor, como o pacote de serviços essenciais, abrir uma conta poupança e a melhor de todas, a conta digital.

Analise com muita calma tudo o que você precisa e escolha uma modalidade de conta que possa economizar mais.

Agora que já viu como pagar menos tarifas nos bancos, quais são as que você paga atualmente? Comente abaixo!

CLIQUE AQUI para baixar o Ebook Gratuito “Como evitar os 7 Pecados dos Investidores”!

Equipe Eduardo Moreira.

Você também pode gostar

Deixe um comentário