9 dicas para proteger o seu cartão de crédito

9 dicas para proteger o seu cartão de crédito

A maioria dos consumidores sabe que precisa proteger cuidadosamente suas informações de crédito, mas muitos não percebem a importância de proteger o seu cartão de crédito.

Existem várias maneiras pelas quais os ladrões podem colocar as mãos no seu número de cartão de crédito. Para evitar isso:

  • Mantenha seu cartão privado. Não deixe ninguém ver você digitando a senha.
  • Não forneça as informações do seu cartão pelo telefone, a menos que você tenha iniciado a ligação e esteja conversando com um banco ou comerciante em quem você confia.
  • Nunca responda a um e-mail que solicite o número da sua conta ou informações pessoais, mesmo que pareça ser do seu banco ou de uma empresa, ou organização respeitável.
  • Também é uma boa ideia destruir documentos com informações pessoais confidenciais antes de descartar.

Dicas para proteger o seu cartão de crédito

1. Mantenha suas informações atualizadas

Notifique seu banco se você se mudar; certamente você quer garantir que suas declarações e outras informações o sigam para o seu novo endereço e não acabem nas mãos de estranho.

É uma boa ideia inscrever-se em alertas de fraude usando o número do seu celular. Certifique-se de verificar periodicamente se as instituições financeiras têm seu número de telefone e endereço de e-mail corretos no arquivo. Desta forma, se algo der errado, você pode ser contatado rapidamente.

2. Tenha cuidado com seus recibos

Se você tiver espaço extra no seu recibo, desenhe uma linha através dele para que ninguém possa adicionar quaisquer cobranças ou valores adicionais.

Também é uma boa ideia verificar seus recibos em relação aos seus extratos de faturamento para garantir que tudo seja adicionado. Finalmente, não jogue fora apenas duplicatas ou recibos antigos. Destrua os que você não precisa e arquive com segurança o resto.

9 dicas para proteger o seu cartão de crédito

3. Não forneça o número da sua conta de cartão de crédito pelo telefone

Para garantir que seu cartão de crédito permaneça protegido contra cobranças não autorizadas, aqui estão algumas maneiras de proteger seu crédito:

Saiba quem está pedindo seu número no telefone antes de fornecer o número. Certifique-se de que a pessoa esteja empregada por uma empresa, organização ou negócio de catálogo respeitável. Se foi uma chamada não solicitada, não forneça o número.

4. Não use seu cartão de crédito em um site não seguro

As compras online são rápidas e fáceis. No entanto, a menos que o site seja seguro, o número do seu cartão de crédito corre o risco de ser roubado. Use apenas sites que declarem explicitamente que são empresas seguras e de boa reputação e para as quais essas afirmações podem ser verificadas.

5. Não coloque o número da sua conta de cartão de crédito na parte externa de um envelope ou em um cartão postal

Qualquer um pode ver essa informação. Se necessário, inclua apenas os números de cartão de crédito ou conta nas informações dentro do envelope e certifique-se de que tais detalhes não possam ser vistos no envelope.

6. Não publique informações confidenciais em sites de redes sociais

Muitas pessoas adoram compartilhar coisas sobre suas vidas no Facebook, Twitter e Linkedin. No entanto, compartilhar muito pode deixar você aberto ao roubo de identidade.

7. Não assine um recibo de cobrança em branco

Sempre saiba quanto será a cobrança e verifique o valor do recibo dado a você.

8. Verifique seu extrato mensal

Não pague automaticamente sua fatura de cartão de crédito a cada mês ou deixe-a em sua mesa. Abra sua declaração imediatamente e observe atentamente cada cobrança listada para verificar a quantia e se você realmente fez tal compra.

Se algo estiver errado, entre imediatamente em contato com a empresa do cartão de crédito. Dessa forma, você poderá determinar se houve um erro ou se outras cobranças não autorizadas recentes foram feitas no seu cartão.

9. Leve o menor número de cartões de crédito possível

Pessoas com vários cartões de crédito devem levar apenas alguns que esperam usar.

Leve apenas o que você pensa em usar, a menos que planeje ir até alguma loja, ou caso tenha programado o que dê certo precisa comprar. Assim, se você perder sua carteira ou bolsa, apenas alguns cartões correm o risco de serem mal utilizados, em vez de todos eles. Se você perder um cartão de crédito, informe imediatamente ao seu emissor.

Embora a maioria das empresas de cartão de crédito e bancos ofereçam proteção não autorizada, você é responsável por como seu cartão de crédito é usado.

Sua classificação de crédito é importante, portanto, proteja seu crédito da maneira como protegeria uma carteira cheia de dinheiro.

Para obter mais informações sobre como proteger seus cartões de crédito ou sobre como resolver problemas de cobranças não autorizadas, entre em contato com o emissor do seu cartão de crédito ou com o seu consultor financeiro.

O que você faz para proteger seu cartão de crédito? Conte para nós!

CLIQUE AQUI para baixar o Ebook Gratuito “Como evitar os 7 Pecados dos Investidores”!

Equipe Eduardo Moreira

Você também pode gostar

Deixe um comentário