5 dicas para prevenir fraudes com cartão de crédito 

5 dicas para prevenir fraudes com cartão de crédito 

O avanço da tecnologia tem acontecido de maneira surreal, trazendo vários pontos positivos para a sociedade. Apesar disso, alguns fatores negativos também têm surgido no processo como as fraudes com cartão de crédito.

Hoje em dia, muitas pessoas têm optado por executarem compras online, devido à facilidade nesse processo. Além disso, as compras online geralmente saem por um preço melhor, sendo outro ponto positivo.

Ao mesmo tempo as fraudes com cartão de crédito em compras online ficaram cada vez mais comuns. Por isso, é necessário ter cautela e seguir algumas estratégias para se prevenir.

Confira dicas para você conseguir se prevenir das fraudes com cartão de crédito de uma vez por todas. E assim, conseguir usufruir do seu cartão com mais facilidade. Veja!

Como se prevenir das fraudes com cartão de crédito

1. Tenha controle dos seus gastos

A primeira dica para você conseguir se prevenir de fraudes de cartão de crédito é ter controle dos seus gastos. Dessa forma, se alguém frauda o seu cartão de crédito, fica muito mais fácil  você conseguir identificar, se você tem esse controle.

Por isso, é sempre interessante que você tenha uma planilha ou aplicativo e anote tudo que você comprar. Caso você perceba que teve uma compra que você não executou, você poderá ligar para a operadora do seu cartão e perguntar sobre isso. Além disso, esse controle com os gastos também é uma boa alternativa para você organizar as suas contas.

2. Baixe o aplicativo do seu cartão

Hoje em dia, todo cartão de crédito tem o aplicativo que te permite ter controle sobre ele. Com esse aplicativo, facilmente você sabe aquilo que você gastou, quanto de limite você ainda tem, entre outras informações.

Baixar esse tipo de aplicativo é uma excelente estratégia para você ter mais segurança. Já que através dele, você consegue acompanhar todas as suas transações de onde estiver.

Além disso, geralmente os bancos possuem uma opção de você ser notificado a cada compra feita. Então você pode optar por ativar essa opção para assim ter um controle das compras ainda maior. Desse modo, caso alguém fraude o seu cartão, você poderá imediatamente cancelar a compra.

Dicas para prevenir fraudes com cartão de crédito

3. Não compartilhe informações online

Compartilhar informações pessoais pelo Whatsapp e outros meios tem se tornado muito comum. Já que é uma maneira prática que as pessoas encontram de ter mais velocidade de informação no dia-a-dia. Porém, embora isso tenha as suas vantagens, não é uma boa opção.  Já que você corre o risco dessas informações caírem nas mãos de outras pessoas e assim fraudarem o seu cartão de crédito.

Sendo assim, procure sempre evitar ao máximo essa troca de informações pessoais. Caso você precise passar algum documento para alguém de confiança, o ideal é que você faça uma ligação. Pois assim você terá menos chances de ser vítima de fraude.

4. Deixe o cartão de crédito em lugares seguros

Manter o cartão de crédito guardado é algo que todos deveriam fazer, mas nem todo mundo tem esse cuidado. É importante que as pessoas tenham consciência que hoje, você consegue efetuar uma compra apenas com o cartão. Não é necessário nenhum tipo de senha, já que você pode fazer isso pela internet.

Então, se você perde um cartão de crédito, a chance de você ser fraudado é muito grande. E é por isso, que você precisa sempre mantê-lo em segurança e assim evitar qualquer tipo de complicação que possa surgir.

5. Tenha cuidado com os golpistas

Infelizmente, ainda é muito comum as pessoas ligarem oferecendo promoções e diversas outros prêmios para coletar dados. Esse tipo de fraude ainda funciona e é por isso que precisamos nos manter antenados aos tipos de propostas que recebemos.  Sempre que alguém te ligar ou te oferecer uma proposta, procure sempre analisar as instituições antes.

Além disso, jamais passe o número do seu cartão de crédito para qualquer tipo de instituição que lhe solicitar, já que isso não é necessário para qualquer ficha cadastral. A grande questão é você se manter atento a isso para evitar se envolver com esses tipos de propostas.

Já começou a colocar as dicas em prática? Comente abaixo se você já teve algum problema com fraudes e compartilhe esse post.

CLIQUE AQUI para conhecer o Programa Mente Rica!

Você também pode gostar

Deixe um comentário