5 dicas para fazer empréstimo com mais segurança

5 dicas para fazer empréstimo com mais segurança

Você está pensando em fazer um empréstimo, mas ainda está em dúvida se é seguro ou não? Se você abrir a internet, vai se deparar com vários sites oferecendo crédito de uma forma rápida, fácil e sem burocracia. E não é bem assim que funciona.

Existem muitas pessoas que agem de má fé e, assim, o consumidor ao invés de resolver um problema, acaba gerando outro muito maior. Então, para evitar dor de cabeça e para que você possa solicitar um empréstimo de forma que tenha toda a garantia, vale a pena dar uma olhada nas dicas que selecionamos.

Por que você quer fazer um empréstimo

Você sabe realmente porque quer fazer um empréstimo? E para que vai usar? Acontece que muitas pessoas acham mais fácil pedir dinheiro emprestado ao banco do que tentar reorganizar as suas finanças.

Mas vamos supor que você já fez todas as suas contas e chegou à conclusão de que essa é a solução, então, como se cercar de toda segurança?

5 dicas para fazer empréstimo com mais segurança

Separamos 5 dicas para você que está buscando fazer um empréstimo com mais segurança:

1. Fazer um planejamento prévio ao empréstimo

Você sabe que vai ter que arcar com parcelas mensais. Por isso, deve fazer todo um planejamento. listando todos os seus gastos. E você sabia que muitas pessoas quando colocam tudo no papel e começam a adotar novos hábitos financeiros, se dão conta que nem irão precisar do empréstimo?

2. A segurança do crédito consignado

O crédito consignado é aquele oferecido para pensionistas, aposentados, servidores públicos e militares, com uma taxa de juros menor.

Mas algumas empresas disponibilizam também o crédito consignado para seus funcionários. Uma dica é se informar junto ao seu banco se tem essa opção.

Então, o valor da parcela é descontado diretamente na folha de pagamento ou no benefício do INSS. Lembrando que o valor da parcela não pode ser superior a 30% da sua renda mensal.

3. Empréstimo pessoal

Se você não é assalariado e nem se encaixa para pedir um crédito consignado, o empréstimo pessoal é uma alternativa. O ideal é fazer uma pesquisa e comparar as taxas cobradas pelos bancos.

Mas para você conseguir contratar, é preciso ser correntista do banco. O gerente fará uma análise de crédito e observar o seu relacionamento com o banco, a fim de conceder ou não o empréstimo.

5 dicas para fazer empréstimo com mais segurança

4. Se informar sobre o Custo Efetivo Total – CET

O que é o CET? Juntamente com as taxas de juros, incidem também impostos, seguros e a taxa de abertura. E esse custo varia de banco para banco. Por isso, antes de contratar o empréstimo, procure se informar sobre o CET.

5. Faça simulações

A maioria das instituições financeiras disponibilizam simulações, onde você informa o valor que deseja e o número de parcelas.

Dessa forma, você tem uma noção de qual será o valor da parcela e se cabe ou não no seu orçamento. Vale lembrar que, quanto maior for o número de parcelas, menor serão os juros.

O empréstimo online é seguro

Como já foi dito, na internet existem muitas pessoas que agem de má-fé. E você pode perder muito dinheiro. Mas muitos bancos disponibilizam o empréstimo pela internet. E nesse caso, é 100% seguro, pois é através do seu banco e no site oficial ad instituição. E quais as vantagens?

  • Não precisa informar o uso do empréstimo
  • Limite pré-aprovado
  • Crédito liberado rapidamente na conta
  • Sem burocracia
  • Pode solicitar através do internet banking, celular ou caixa eletrônico

Então, se você é correntista de um banco, basta verificar no seu extrato se existe a opção crédito pré-aprovado. E se não tiver, converse com seu gerente para ver a possibilidade.

Na verdade, independentemente do empréstimo que você fizer, seja o pessoal ou o consignado, não é exigido que se informe a sua utilização.

Quais os cuidados com os empréstimos pela internet

É preciso tomar bastante cuidado com as ofertas da internet, principalmente aquelas que disponibilizam crédito para negativados. E saiba que a oferta de crédito consignado, especialmente para os aposentados, geralmente é golpe.

Tome muito cuidado e nunca envie dinheiro ou carregue um cartão pré-pago, além é claro de não passar nenhum dado pessoal nem bancário.

O problema é que essas pessoas de má-fé se aproveitam da situação frágil das pessoas e elas acabam acreditando. Então, mais uma vez: só contrate um empréstimo pela internet no site oficial do seu banco.

Procure ver todas as opções, compare as taxas cobradas e os benefícios oferecidos. Mas lembre-se: antes de contratar um, tenha um planejamento em mãos e avalie se o valor da parcela não vai pesar no seu orçamento. E que essa parcela não ultrapasse 30% da sua renda.

Pague as parcelas em dia. Dessa forma, você evita ficar negativado. E a última coisa: use o empréstimo para algo realmente prioritário, como por exemplo, pagamento dos estudos, reforma da casa ou mesmo fazer uma viagem. Reflita muito e tente reorganizar as suas finanças.

Conte para nós: você já fez empréstimo? Se sentiu seguro?

CLIQUE AQUI para conhecer o Programa Mente Rica!

Equipe Eduardo Moreira

Você também pode gostar

Deixe um comentário