21 de setembro de 2021

O que é IPCA acumulado, porque se preocupar com esse índice + qual a inflação hoje

O que é IPCA acumulado, porque se preocupar com esse índice + qual a inflação hoje

Você sabe o que é IPCA Acumulado? Então, sabe as oscilações de preços nos mercados? E o novo aumento na conta de luz? Todos eles estão relacionados com o tal do IPCA que ouvimos falar nos jornais e sites de notícias.

Você não sabe o que é o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo)? Chegou a hora de acabar com as dúvidas sobre esse importante índice e entender a relação dele com a sua rotina. Continue a leitura!

O que é IPCA?

Vamos começar olhando para a definição de IPCA. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo aponta as mudanças de preços no nosso custo de vida, informando à população o comportamento do mercado durante períodos específicos de tempo.

Todos os meses ele calcula o custo de vida de famílias brasileiras com renda mensal entre um e 40 salários mínimos.

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), esse é o principal índice de inflação no Brasil, usado como referência pelo Governo Federal e o Banco Central, usado para definir a meta de inflação e as taxas de juros.

O que é IPCA acumulado?

A diferença é simples. Enquanto o IPCA é resultado da variação dos preços em  um mês específico, o IPCA acumulado é a soma no período de 12 meses.

Por exemplo, em dezembro de 2017 o IPCA foi de 0,44%, e o IPCA acumulado nos últimos 12 meses era de 2,95%.

Como é calculado o IPCA?

Para calcular o IPCA, os técnicos do IBGE avaliam as despesas em áreas como:

Alimentação;
Artigos para casa;
Comunicação;
Despesas pessoais;
Educação;
Moradia;
Transporte.
Após levantar todos os valores, serão definidas as proporções de cada um dos gastos na despesa familiar. Também são levantadas informações dos custos desses produtos em diferentes cidades e regiões, que possuem índices e pesos próprios considerando o fator de crescimento do consumo e das suas produções.

Com todas as informações relevantes em mãos, o IBGE irá compará-las com o mês anterior. E essa diferença, positiva ou negativa, será o IPCA do mês.

Leia também: Taxa Selic subindo. O que muda?

Porque eu devo me preocupar com o IPCA?

Nós sugerimos um olhar focado no IPCA por dois motivos. O primeiro deles está relacionado com a definição do IPCA, ou seja, ao custo de vida. Ao adotar um olhar constante nesse índice, se torna mais fácil a compreensão dos melhores momentos para comprar itens básicos ou reduzir gastos como a conta de água, por exemplo.

Mas também há outro ponto de extrema importância para os investidores: conseguir tomar decisões relacionadas aos investimentos com mais embasamento. As aplicações no Tesouro Direto, por exemplo, podem se tornar mais assertivas quando analisamos os índices do mercado.

Leia também: 5 perguntas para fazer antes de investir no Tesouro Direto

Qual a inflação do IPCA hoje?

O IPCA e o acumulado são divulgados mensalmente no site do IBGE. Até a data da publicação desse artigo, haviam sido divulgados valores de janeiro a agosto de 2021. Confira a tabela abaixo com todos os IPCAs de 2021:

ipca acumulado

Fonte: idinheiro

Quando serão divulgados os próximos valores do IPCA acumulado?

De acordo com calendário de divulgação do IBGE, divulgado em janeiro de 2021, as datas das próximas divulgações de IPCA são:

Outubro: 8/10;
Novembro: 10/11;
Dezembro: 10/12.

Agora você já sabe tudo sobre o IPCA!

Esperamos que com esse artigo você tenha entendido tudo sobre o que é IPCA e a importância desse índice. Afinal, ele tem um grande impacto na nossa rotina, além de influenciar nossas decisões sobre investimentos.

Portanto, não deixe de acompanhar informações como os valores do IPCA. Isso vai te ajudar a economizar e até mesmo se preparar para alguns períodos mais críticos.

Se você ficou com alguma dúvida ou quer se aprofundar no assunto e aprender mais para ter segurança na hora de investir, assista à aula gratuita e obrigatória para quem quer construir riqueza e aprender a investir. Nela, Eduardo Moreira vai te ensinar mais sobre Economia e Investimentos do que o que você já aprendeu com as pessoas que te assessoram nas instituições financeiras

Equipe Edu Moreira

🔴 Curta também as redes sociais! 📷Instagram / 👍Facebook / 🎥 YouTube

Eduardo Moreira
Eduardo Moreira

Eleito um dos três melhores economistas do Brasil pela Revista Investidor Institucional, Eduardo Moreira foi apontado pela Universidade da Califórnia como o melhor aluno do Curso de Economia nos últimos 15 anos. Autor de diversos best-sellers, Eduardo foi o primeiro brasileiro a ser condecorado pela rainha Elizabeth II no Castelo de Windsor, em junho de 2012.

Saiba Mais
Deixe um comentário
Você também pode gostar
SE DESARME PARA OUVIR ESSA MÃE!
+
SE DESARME PARA OUVIR ESSA MÃE! A mãe de Kathleen Romeu, mulher grávida assassinada no Rio de Janeiro, faz um apelo em respeito a memória da sua filha, que foi vítima do genocidio do povo ...
9 de julho de 2021
URGENTE: Qual o plano por trás da Reforma Administrativa?
+
URGENTE: Qual o plano por trás da Reforma Administrativa? A proposta da Emenda à Constituição (PEC) 32/20, do Poder Executivo, a Reforma Administrativa, altera dispositivos sobre servidores e empregados públicos, ...
31 de maio de 2021
CEI: tudo sobre o Canal Eletrônico do Investidor
+
CEI: tudo sobre o Canal Eletrônico do Investidor O CEI é gratuito e muito útil para administrar os ativos no dia a dia. O Canal Eletrônico do Investidor é uma ferramenta indicada a todos que têm aplicações ...
29 de abril de 2021