11 dicas para complementar sua aposentadoria

11 dicas para complementar sua aposentadoria

Ficar sem dinheiro na aposentadoria é uma grande preocupação. A boa notícia é que existem várias táticas que você pode empregar para complementar sua aposentadoria.

Mas se você está se perguntando como aumentar de maneira mais eficaz sua renda de aposentadoria, a resposta pode se resumir a trabalhar por mais tempo. Você pode complementar sua aposentadoria de diversas formas. Abaixo listamos 11 maneiras de garantir a renda extra. Confira!

11 dicas para complementar sua aposentadoria

– Motorista

Se você gosta de conhecer novas pessoas e quer a flexibilidade de criar sua própria agenda, isso pode ser uma boa maneira de complementar sua aposentadoria.

– Monetize seu tempo ocioso

Quanto tempo você gasta assistindo TV?  Você pode usar esse tempo para complementar sua aposentadoria. A melhor maneira de fazer isso é através de pesquisas online. As pesquisas não substituem sua renda, mas podem ser uma boa maneira de ganhar dinheiro no seu tempo livre.

– Alugar um quarto

Renda suplementar é ótima, mas se você puder encontrar uma maneira de obter renda passiva (renda que requer pouco trabalho), isso é ainda melhor.  Uma das melhores ideias de renda passiva é o setor imobiliário.

Mesmo se você não pode investir em imóveis, a casa que você está vivendo agora fornece uma das melhores maneiras de complementar a renda.

Você pode alugar um quarto, ou até mesmo sua casa, através do Airbnb para ganhar dinheiro extra. Sua renda irá variar, mas pode valer a pena prosseguir se você tiver um quarto vago.

– Venda algum pertence

Se você tiver itens que não usa mais, poderá vender esses itens para gerar uma renda suplementar. Como as pesquisas online, isso não vai te enriquecer, mas pode ser uma boa maneira de ganhar uns trocados dependendo dos itens que você está vendendo.

– Tente ensinar

Nem todas as oportunidades extras de renda exigem que você seja criativo. Você também terá a vantagem adicional de ajudar outras pessoas a expandir seus horizontes e aprender algo novo como parte do processo.

Pode ser uma segunda língua. Pode ser álgebra. Ou pode ser o acordeão. Mas seja o que for, você pode ter certeza de que existem dezenas de potenciais alunos dispostos a aprender.

– Trabalhe como um Freelancer

Outra opção para completar sua aposentadoria é trabalhar como freelancer. Existem muitos tipos de trabalhos freelance. Freelancers trabalham em produção de vídeo, como consultor ou como escritor.

Olhe para as habilidades que você tem atualmente e, em seguida, considere como você pode oferecer essas habilidades como um serviço para pequenas empresas ou famílias. Com o tempo, você poderá criar contatos suficientes para fazer disso uma carreira em tempo integral.

– Começar um negócio

Você também pode considerar abrir seu próprio negócio para encontrar renda adicional.  Além de abrir uma loja online, considere iniciar um blog ou site que permita gerar renda e promover o seu negócio. Se você puder criar um fluxo de renda passivo, ele será beneficiado a longo prazo.

11 dicas para complementar sua aposentadoria

– Se torne palestrante

Sua trajetória profissional e de vida certamente servirá de inspiração para os mais novos. Transforme toda a vida e experiência em uma palestra, os mais jovens querem saber quais são os truques e os segredos que você desenvolveu durante sua vida profissional inteira.

Transformar tudo isso em uma palestra interessante e enriquecedora para quem a assiste pode ser uma boa sacada para você aproveitar melhor seu tempo como aposentado e ainda ganhar dinheiro.

– Faça transcrições

Hoje em dia, muita da informação disponível está em vídeo e, muitas vezes, esse vídeo precisa ser transcrito. O serviço também coloca no papel discursos, pronunciamento, podcasts e outros.

O inverso também é verdadeiro. O setor de Áudio livros, por exemplo, ainda é incipiente no Brasil, mas tal situação pode mudar no futuro. De novo, procure por empresas de press-release, de trabalhos como freelancer, de comunicação e editoras.

– Seja assistente virtual

Existem vários serviços que podem ser feitos somente com um computador conectado à internet. O secretário virtual organiza a agenda de pessoas ocupadas, marca viagens e hospedagens em hotéis, pesquisa e realiza outros pequenos serviços que descomplicam a vida de qualquer um.

– Fique de olho na oferta de trabalhos temporários

A maioria das empresas passa por meses ou épocas do ano em que seus serviços ou produtos estão em maior demanda. Pode ser o fim de ano para uma loja, o mês anterior à Páscoa para uma fábrica de chocolate, e assim por diante.

Um desses locais pode precisar de sua ajuda. Fique de olho em anúncios ou leve seu currículo para agências de emprego especificando sua disponibilidade para trabalhos temporários.

A chave de tudo é o poder de escolha, lembra? Então, crie sua própria lista de formas de se manter ativo e no mercado mesmo depois da aposentadoria tendo como ponto de partida a que apresentamos aqui. Dessa forma, sua aposentadoria tem tudo para ser mais divertida e lucrativa.

O que você faz para complementar sua renda? Comente abaixo!

CLIQUE AQUI para baixar o Ebook Gratuito “Como evitar os 7 Pecados dos Investidores”!

Você também pode gostar

Deixe um comentário