Como se preparar para uma despesa inesperada

Como se preparar para uma despesa inesperada

Embora nem toda despesa inesperada é negativa, geralmente as maiores afetarão mais seu futuro financeiro. Isso significa que você pode precisar mudar a maneira de pensar e administrar o dinheiro.

Um pouco de planejamento e economia agora fará com que essas emergências e eventos inesperados sejam muito mais fáceis de serem manipulados quando eles aparecerem.

Como se preparar para uma despesa inesperada

A melhor maneira de lidar com esses eventos é se preparar para o inesperado com antecedência. Como fazer isso?  Ter uma reserva financeira seria o ideal para pagar qualquer despesa inesperada. Tenha algum dinheiro líquido de fácil acesso, por precaução.

É bom saber que há uma reserva financeira quando as coisas dão errado. Lembre que, depois de passar por uma despesa inesperada, talvez seja necessário reavaliar seu plano atual e fazer alterações.

Comece com uma reserva financeira

O primeiro passo para se preparar para o inesperado é uma reserva financeira. Seu fluxo de confiança deve ser mantido líquido, o ideal é ter 6 meses de despesas de subsistência.

Se você é solteiro, pode ser uma fonte de segurança de um ano, o que proporciona segurança para os envolvidos (pais). É bom saber que tem o dinheiro no banco enquanto está lidando com outras questões, como perda de emprego, doença ou qualquer coisa que possa afetar sua renda.

Obtenha um seguro de vida

É importante que tenha seguro de vida adequado para sua família ou seu cônjuge se for casado e, especialmente, se tiver filhos.  O seguro de vida deve fornecer dinheiro suficiente para a sua família pagar qualquer dívida.

Se tem filhos, deve ter o suficiente para ajudar a cobrir o custo de sua educação. Isso vale a pena repetir: é vital que tenha seguro de vida se tiver filhos. Além disso, é necessário se certificar de ter um plano de saúde adequado.

Para que tipos de despesas inesperadas você deve se planejar

Despesas inesperadas podem ser devidas a muitas razões.  Ao longo do ano, outras despesas imprevistas ou fixas podem incluir contas de reparo de automóveis, despesas médicas, presentes e ocasiões especiais, taxas esportivas, custos de inscrição de atividades, a lista pode parecer virtualmente infinita.

Plano de orçamento para despesas inesperadas

Despesas súbitas, inesperadas ou sazonais: se você não planejar para elas, o impacto que elas acumulam em seu orçamento pode atrapalhar suas finanças. Veja como pode orçar e criar um plano de gerenciamento de custos imprevistos:

Comece identificando suas despesas inesperadas. 

Faça uma lista de despesas sazonais comuns, como IPTU, seguro de carro, seguro de casa, presentes de aniversário, reparos de carro, ou alguma compra inesperada.

Como se preparar para uma despesa inesperada

Analise seu calendário do ano anterior

Junto com extratos bancários e de cartão de crédito, para ver quais despesas irregulares pagou com crédito. Se você tem filhos, considere o que gastou em suas atividades, taxas escolares, pediatra, dentista, etc.

Pense sobre o propósito da poupança 

Depois de ver o saldo da sua conta poupança crescer, pode ser muito tentador gastar o dinheiro impulsivamente. Antes de fazer uma compra não planejada, considere quais são suas metas para o dinheiro e se a compra o aproximará ou afastará de suas metas.

Poupança não é dinheiro que você nunca conseguirá gastar, é simplesmente dinheiro para gastar depois. Pense em como pode cortar despesas rapidamente

Se perder seu emprego ou se enfrentar despesas inesperadas, mas ainda não tiver uma reserva financeira talvez seja necessário cortar custos.  No entanto, em meados da crise, pode ser difícil pensar claramente sobre a construção de uma reserva financeira.

Considere movimentos de contingência como estes:

  • Descobrir quais serviços não essenciais você pode perder sem gerar grandes taxas de cancelamento, TV ou até mesmo a academia
  • Venda seu carro novo e compre um carro usado menos caro e confiável
  • Substitua os planos de férias caros por viagens mais em conta

Passar por este exercício pode até ajudá-lo a encontrar maneiras de economizar agora, para que possa usar essas economias extras para ajudar a construir seu fundo de emergência. Desenvolver esses planos de contingência pode ajudar a se sentir mais preparado para o inesperado.

Divida o custo com um orçamento futuro

Algumas contas podem ser pagas em parcelas mensais, mas há também pagamentos anuais e ocasionais que são fáceis de ignorar.

Também é uma boa ideia ter em mente pagamentos não recorrentes, como contas médicas (dentista, oftalmologista), reparos e manutenção de carros, presentes de fim de ano e de férias e muito mais.

Como essas despesas geralmente não acontecem todo mês, você pode planejá-las com bastante antecedência. O truque é economizar o máximo que puder evitar dívidas incobráveis e planejar seu futuro financeiro.

Você está preparado para as despesas inesperadas que podem surgir? Conte para nós!

CLIQUE AQUI para baixar o Ebook Gratuito “Como evitar os 7 Pecados dos Investidores”!

Equipe Eduardo Moreira

Você também pode gostar

Deixe um comentário