20 de julho de 2020

Onde investir meu dinheiro? Conheça 8 fatores que devem ser avaliados antes de escolher um investimento

Onde investir meu dinheiro? Conheça 8 fatores que devem ser avaliados antes de escolher um investimento

Você está com capital para investir e seu único pensamento é: “onde investir meu dinheiro?” Ótimo, vamos analisar juntos 8 fatores que devem ser levados em consideração antes de escolher um investimento.

Mas uma coisa nós já adiantamos: fuja das modinhas de investimentos. Pois, nem tudo que foi bom para seu vizinho pode ser tão bom assim para você.

De qualquer forma, economizar é maravilhoso, mas investir é melhor. Embora os investimentos possam ser arriscados, eles geralmente renderão mais do que suas economias.

Onde investir meu dinheiro?

Depende!

Não existe uma única resposta para essa pergunta, afinal, o investimento mais adequado para mim, pode não ser o mesmo para você.

Onde investir meu dinheiro? Depende!

Antes de tudo, você deve se inteirar bastante sobre os tipos de investimentos disponíveis no mercado financeiro e avaliar qual deles é o mais interessante para você.

Por esses e outros motivos, é tão necessário conhecer seu perfil de investidor, ter claro quais são seus objetivos ao investir seu dinheiro, e principalmente, levar em consideração estes 8 fatores que te ajudarão a responder o questionamento: “onde investir meu dinheiro”.

8 fatores para avaliar ao escolher um investimento

Estes fatores servem para ajudar a você a se definir e levantar critérios antes de investir seu dinheiro:

Que tipo de investidor você é?

É sempre bom ter pelo menos uma ideia de que tipo de investidor você é. Saber e conhecer suas habilidades e possibilidades o fará ser cauteloso e criterioso na hora de investir o seu dinheiro. Portanto, tenha o conhecimento sobre o mercado onde deseja entrar.

Você é cauteloso ou ambicioso? Esta é uma questão crucial para se perguntar antes de escolher os investimentos. Determinar seu perfil de investidor significa se perguntar sobre sua tolerância ao risco. Geralmente, quanto maior o retorno de um investimento, maior o risco.

Por isso, é importante saber quanto risco você está disposto a correr!

A qual investimento você se refere?

No mercado financeiro há uma diversidade enorme de investimentos, cada um com suas características e objetivos.

No entanto, um conhecimento básico, seria diferenciar entre o mercado de renda fixa e o mercado de renda variável.

Esse primeiro critério já vai eliminar várias opções e te aproximar do investimento ideal para você.

Defina seu investimento

Quando se trata de investir, a regra de ouro é a diversificação, é não colocar todos os ovos na mesma cesta, a fim de reduzir o risco geral de seus investimentos.

Você pode, por exemplo, investir em vários setores (instituições financeiras, recursos naturais, tecnologia, etc.) e diversificar o prazo de seus investimentos a termo (1 ano, 2 anos, 5 anos, etc.).

A distribuição dos seus investimentos também depende do seu horizonte de investimento. Quanto mais próximo estiver o seu horizonte, mais títulos você terá para garantir a segurança do seu capital.

Exemplo de diversificação: você quer investir R$ 20.000. Você coloca esse valor em um fundo de capital internacional. Como resultado, todo o seu portfólio se torna vulnerável a mudanças nos mercados externos.

Se, pelo contrário, você alocar esse valor entre vários tipos de investimentos – poupança a prazo, títulos, fundos de dividendos, fundos de ações nacionais e estrangeiras – você aumenta o potencial de um bom retorno geral, independentemente das condições do mercado.

O que te levou a investir?

Uma pergunta tão importante quanto, onde investir meu dinheiro, é: o que eu espero do investimento? 

A escolha de um investimento é motivada por diferentes razões. Toda mulher ou homem que embarca na aventura do investimento é motivado por razões pessoais: dar sentido ao seu negócio, ser independente, ganhar dinheiro, etc.

Duas visões distintas podem ser enfatizadas:

– a visão “de curto prazo” de investir e rapidamente ver o dinheiro rapidamente;

– o desejo de “longo prazo” de investir para crescer o dinheiro de maneira sustentável e escalável.

Essas duas estratégias de desenvolvimento podem ser benéficas para o investidor. Mas, para saber qual o melhor investimento, é preciso ter claro os objetivos.

Fatores de risco podem existir

Todo investimento tem risco. Um regra básica é: menor risco, menor rentabilidade, maior a rentabilidade, maior também o risco.

Por isso, é fundamental estar ciente e compreender o funcionamento do investimento, antes de decidir qual é o melhor investimento para você. 

Defina suas metas de investimentos

Para quais projetos você quer investir? Você tem vários projetos? O que você quer alcançar a longo prazo ou a curto prazo?

Talvez você queira:

  • Economizar para uma viagem em 2 anos;
  • Prever o custo da educação de seus filhos;
  • Preparar-se para aposentadoria;
  • Tornar-se rico?

Essas metas precisam estar claras, para que você encontre o investimento certo.

Fatores que influenciam o grau de tolerância ao risco

O horizonte de investimento: é o tempo que você definiu para alcançar seus objetivos. Então, se o seu horizonte de investimento é remoto, você pode correr mais riscos.

Necessidades de liquidez: Esta é a sua maior ou menor necessidade de converter rapidamente seus investimentos em dinheiro.

Sua atitude em relação às flutuações do mercado: Cada pessoa pode ter uma reação diferente às perdas e flutuações de seus investimentos.

Cabe a você determinar se uma queda potencial no valor do seu portfólio fará com que você perca o sono ou não. As razões podem ser inúmeras e elas irão definir também que tipo de investidor você.

Para construir uma base sólida e segura para seu crescimento financeiro, participe da aula gratuita Os 3 Pilares para Construção de Riqueza Vitalícia!

>> Reserve AQUI sua vaga!

Forte abraço,

Equipe Edu Moreira

🔴 Curta também as redes sociais! 📷Instagram / 👍Facebook / 🎥 YouTube

Eduardo Moreira

Eleito um dos três melhores economistas do Brasil pela Revista Investidor Institucional, Eduardo Moreira foi apontado pela Universidade da Califórnia como o melhor aluno do Curso de Economia nos últimos 15 anos. Autor de diversos best-sellers, Eduardo foi o primeiro brasileiro a ser condecorado pela rainha Elizabeth II no Castelo de Windsor, em junho de 2012.

Saiba Mais
Deixe um comentário
Você também pode gostar
Periferia, Revolução e Capitalismo
+
Periferia, Revolução e Capitalismo “A periferia tem o maior potencial revolucionário contra o sistema capitalista”, diz Jones Manoel. Ele é historiador, professor de história, mestre em ...
17 de setembro de 2020
Esporte e política podem e devem se misturar
+
Esporte e política podem e devem se misturar Como esporte e política se misturam? Recentemente, a jogadora de vôlei Carol Solberg protestou contra o governo de Jair Bolsonaro durante a conquista da medalha ...
29 de setembro de 2020
Mercado de ações para iniciantes
+
Mercado de ações para iniciantes O mercado de ações está se tornando cada vez mais popular para os investidores iniciantes. A B3, bolsa de valores brasileira, atingiu em maio deste ano o pico de ...
23 de setembro de 2020