6 vilões do seu bolso na hora da conta de luz

6 vilões do seu bolso na hora da conta de luz

Você já deve ter visto em noticiários os constantes reajustes na conta de luzSe você não começar a adotar novos hábitos, essa conta pode pesar muito no seu bolso. Toda vez que há um reajuste das bandeiras tarifárias, sua conta fica mais alta.

Acontece que muitas pessoas não se dão conta que podem estar jogando muito dinheiro fora, simplesmente porque não estão fazendo as coisas certas.

E se você prestar bastante atenção a esses vilões, vai poder economizar bastante e quem sabe até fazer sobrar dinheiro.

Neste artigo, vamos te mostrar todos esses vilões e esperamos que você comece a mudar seus hábitos a partir de hoje, se quiser realmente poupar.

Vilões na hora da conta de luz

Os vilões na hora da conta de luz são aqueles que fazem sua conta subir assustadoramente e podem impactar muito no seu orçamento.

Por exemplo, existem alguns aparelhos domésticos que consomem mais energia do que outros. Mas aqui vamos focar em tudo o que pode causar um aumento na sua conta.

É muito importante você conhecer o gasto de energia de todos os seus aparelhos eletrodomésticos e eletrônicos.

Por isso, dê preferência para os equipamentos com o Selo Procel de eficiência energética. Aqueles com a tarja A são os mais econômicos e os com a tarja E, menos. Analise cada um deles e veja algumas coisas que você pode fazer para economizar na sua conta.

Como calcular o consumo de energia elétrica

Para você saber quanto consome cada aparelho, basta fazer o seguinte cálculo:

  • Divida a potência em Watts do aparelho por 1000;
  • Isso vai transformar o valor em Kilowatts (KW);
  • Multiplique o resultado pelas horas de funcionamento.

Agora, para você saber quanto é isso em reais, basta multiplicar os KW pelo valor da tarifa cobrada na sua região. Se você tiver alguma dúvida, esses dados vêm na sua conta.

6 vilões na hora da conta de luz

Fizemos uma lista de todos os vilões que fazem com que sua conta de luz esteja tão alta:

1. Ar condicionado

Dependendo da frequência, o ar condicionado pode representar até 40% a mais na sua conta de luz.

Então, você pode além de tentar diminuir o uso, procurar por um aparelho que não consuma tanta energia. E escolher um de acordo com o tamanho do cômodo.

Além disso, é importantíssimo limpar semanalmente o filtro do ar condicionado e fazer uma manutenção a cada seis meses ou anual.

Procure usar o ar condicionado apenas em dias de calor muito intenso, e quando o ventilador não resolver. E lembre-se de fechar bem as janelas e portas.

2. Máquinas de lavar com a função secagem

Toda vez que você for usar a máquina de lavar, procure juntar uma quantidade de roupa suficiente. Isso evita que você ligue a máquina mais vezes e com certeza, vai diminuir sua conta.

3. Chuveiro Elétrico

O chuveiro elétrico é outro vilão. Por isso que o ideal é que o banho seja de no máximo 10 minutos.

Além disso, uma dica para economizar na conta de luz é colocar o chuveiro na posição verão. Isso reduz em até 30% o consumo de energia. E vários especialistas dizem que se deve evitar usar o chuveiro elétrico no horário de pico, entre as 18 e 21 horas.

4. Cooktops elétricos

Só para você ter uma ideia, um cooktop consome muito mais energia que uma geladeira frost-free de duas portas. Hoje, muitas pessoas estão optando por cooktops elétricos, mas eles gastam muita energia.

5. Ferro elétrico

É a mesma dica da máquina de lavar: junte uma boa quantidade de peças para ligar o ferro de passar. Aqui vai uma dica incrível: toda vez que tirar uma roupa da máquina de lavar, procure sacudi-la bem e estendê-la bem reta. Isso faz com que não precise usar tanto o ferro.

E comece com aquelas peças que não exigem muito calor! Desligue o ferro quando tiver que interromper o serviço.

6. Geladeira

A melhor maneira de economizar é só abrir a geladeira quando for necessário e verificar se as borrachas de vedação estão em boas condições.

Caso a sua geladeira não seja frost-free, procure fazer o descongelamento com frequência, porque o acúmulo de gelo interfere no consumo.

6 vilões do seu bolso na hora da conta de luz

Onde mais você pode economizar na conta de luz

Você acabou de saber os principais vilões na hora da conta de luz, mas existem outras medidas que você pode adotar para reduzir o valor da conta:

  • Trocar as lâmpadas por LED: as lâmpadas de LED podem reduzir o consumo de energia em até 85%. Apesar de serem um pouco mais caras, vale a pena o custo/benefício;
  • Apagar as luzes sempre que sair de um cômodo;
  • Evite deixar o ventilador de teto quando não houver ninguém;
  • Não deixe os equipamentos em modo standby;
  • Faça uma revisão de toda a parte elétrica;
  • Evite usar benjamins.

Na verdade, uma simples mudança de hábito pode fazer a diferença na conta do final do mês. Converse com todos da sua família e é importante que todos se conscientizem para diminuir o valor da conta.

E quem sabe com o que sobra, você pode fazer outras coisas? Viajar, investir o dinheiro, entre outras coisas.

Conclusão

Agora que você já sabe os 6 vilões na hora da conta de luz, fica bem mais fácil para você tomar as medidas necessárias para diminuir o consumo de energia da sua casa. São coisas muito simples e que terão um impacto direto no valor da conta.

Procure observar na sua conta de energia o consumo mês a mês, comparando com o ano anterior. Isso te vai dar uma melhor noção do seu gasto, além de analisar o que pode ter causado o aumento.

E a partir daí, pensar no que é possível mudar para tentar reduzir esse consumo.

Como você costuma economizar na conta de luz? Conte para nós nos comentários!

CLIQUE AQUI para baixar o Ebook Gratuito “Como evitar os 7 Pecados dos Investidores”!

Equipe Eduardo Moreira.

Você também pode gostar

Deixe um comentário