29 de julho de 2020

Como administrar meu dinheiro sem precisar ser um profissional de finanças?

Como administrar meu dinheiro sem precisar ser um profissional de finanças?

O consumo compulsivo, a indisciplina orçamentária e a ausência de planejamento financeiro doméstico são alguns dos fatores que afetam diretamente a renda de milhões de brasileiros. E você pode pensar: “como administrar meu dinheiro sem ser um profissional?”

Preparamos este artigo para te mostrar que sim, é possível que você administre seu dinheiro sem ser um expert em finanças. 

A verdade é que administração financeira pessoal é um assunto que todas as pessoas deveriam estudar, pois, com o conhecimento correto de como administrar seu dinheiro, você terá uma vida muito melhor. Através da organização financeira você conseguirá viver uma vida muito mais tranquila, plena e com menos preocupações.

O bom orçamento familiar é resultado do conhecimento e da informação, portanto, não deve ser tratado de forma improvisada, pois o dinheiro nos desperta os mais variados impulsos, principalmente aqueles relacionados ao consumo.

Sendo assim, gerir um orçamento doméstico significa primeiro saber acompanhá-lo nos mínimos detalhes e aprender a fazer projeções de gastos. 

Separamos algumas dicas para lhe ajudar a administrar melhor o seu dinheiro, confira!

Como administrar meu dinheiro sem precisar ser um profissional? 

Se o questionamento “como administrar meu dinheiro” ronda sua mente, saiba que existe um passo a passo que vai te ajudar! 

Antes de tomar qualquer atitude, faça uma análise honesta e cuidadosa da sua situação financeira. O mais importante é listar tudo o que você ganha e gasta, sem exceções.

Saia do vermelho

Sempre que pensar: “como administrar meu dinheiro?” lembre-se de eliminar as dívidas. 

É claro que você não vai pagar tudo de uma hora para outra e, neste caso, estamos falando sobre as que ocupam muito espaço no seu orçamento, por exemplo, cartão de crédito, o cheque especial, qualquer crédito consignado e assim por diante.

Como sair do vermelho? Você pode montar uma planilha de gastos para controlar seu dinheiro, fazer um planejamento financeiro e até mesmo fazer seu dinheiro render mais com alguns cortes de gastos.

Gaste menos do que você ganha

Parece óbvia essa dica, não é? De nada adianta você tentar salvar a sua saúde financeira se você contrai dívidas gastando mais do que o seu rendimento. Essa é, com, certeza melhor de todas as dicas para que você consiga administrar seu dinheiro. 

Crie uma reserva

A criação da reserva de emergência é determinante em um processo como administrar seu dinheiro. Uma reserva de emergência (ou reserva financeira) é um valor financeiro que é destinado, exclusivamente, para que você possa lidar com gastos emergenciais, daqueles que surgem do nada e não são previstos.

Esta reserva serve para lhe dar estabilidade financeira necessária para uma reorganização de vida, caso algo muito grave e imprevisível aconteça.

Ela é muito usada, principalmente, em casos de:

  • Perda de emprego;
  • Reparos do carro;
  • Reparos da casa;
  • Dificuldades financeiras ao gerir um negócio próprio.

O ideal é que o valor cubra de seis meses a um ano das suas contas.

Crie objetivos

Como administrar meu dinheiro para investir? Bom, primeiramente é necessário saber qual é o seu plano para o futuro. Ter isso bem claro ajudará a criar metas para a sua economia.

Aprenda a investir

Existem diversas formas de investimento e com certeza haverá uma que se encaixe no seu perfil.

Aprenda sobre elas e você verá que não é nenhum bicho-papão e que você pode ganhar bastante dinheiro desta forma.

A regra 72

Com a regra 72 você descobrirá, com facilidade, qual é o prazo que o seu investimento levará para dobrar de valor.

É muito simples! Divida 72 pela taxa de juros da aplicação. Se você consegue investir hoje em um título prefixado que ofereça retorno de 16% ao ano (hipótese meramente ilustrativa), quanto tempo levará para dobrar o seu capital aplicado neste título?

A conta é essa: 72/16 = 4,50. Resposta: em 4 anos e meio.

Separe as finanças

administrar o dinheiro 2

Essa dica é para você que tem sua própria empresa, ou seja, não é assalariado. Distinguir custos pessoais dos profissionais vai ajudar também na parte burocrática.

Na hora de declarar o imposto de renda, você facilita a sua vida ou a do seu contador. Portanto, o primeiro passo para começar a separar as despesas é ter uma conta bancária e um planejamento para Pessoa Física, e outros para Pessoa Jurídica.

Use cartão de crédito com inteligência

Para uma pessoa física, o ideal é possuir apenas um cartão de crédito. Ele é o maior responsável pelo endividamento das famílias brasileiras, além de ser a modalidade de crédito mais cara.

Inclua férias no seu planejamento

Trabalhar os 12 meses do ano, ininterruptamente, sem descansar é muito ruim. Dar uma pausa no serviço é fundamental para a saúde, além de ser uma ótima maneira de aumentar a produtividade e voltar com mais gás para a sua profissão.

Na hora de planejar suas finanças pessoais, inclua os gastos com as férias, considerando uma viagem e a diminuição de receita. Aproveite um período em que o seu ramo de atuação esteja um pouco mais fraco para não deixar de faturar muito.

E será muito melhor se coincidir com a baixa temporada, já que poderá viajar para excelentes lugares pagando mais barato.

Reserve para reinvestir

Nenhum negócio evolui sem investimentos e você precisa estar pronto para aproveitar as oportunidades. Por isso, é importante ter um dinheiro disponível para aproveitar as oportunidades de investimentos. 

E pense nesses investimentos como um todo. Você pode investir em cursos para ter conhecimento, comprar melhores equipamentos para aumentar o valor do seu produto ou serviço, ou investir em um título ou ação. 

Seja qual for o investimento, ele precisa ser planejado com antecedência para que você poupe o dinheiro necessário e não comprometa suas contas.

Alguns materiais que podem ajudar a administrar melhor seu dinheiro são o Manual do Sebrae e o Manual Pense Bem.

Para construir uma base sólida e segura para seu crescimento financeiro, participe da aula gratuita

Os 3 Pilares para Construção de Riqueza Vitalícia!

>> Reserve AQUI sua vaga!

Forte abraço,

Equipe Edu Moreira

🔴 Curta também as redes sociais! 📷Instagram / 👍Facebook / 🎥 YouTube

Eduardo Moreira

Eleito um dos três melhores economistas do Brasil pela Revista Investidor Institucional, Eduardo Moreira foi apontado pela Universidade da Califórnia como o melhor aluno do Curso de Economia nos últimos 15 anos. Autor de diversos best-sellers, Eduardo foi o primeiro brasileiro a ser condecorado pela rainha Elizabeth II no Castelo de Windsor, em junho de 2012.

Saiba Mais
Deixe um comentário
Você também pode gostar
Intervenção contra Bolsonaro ao Tribunal de Haia – Carta Aberta ao Mundo de Frei Betto
+
Intervenção contra Bolsonaro ao Tribunal de Haia – Carta Aberta ao Mundo de Frei Betto Altos índices de desemprego, precarização do trabalho e mais de 74 mil vidas perdidas em meio à pandemia do coronavírus. Esses são alguns elementos da ...
21 de julho de 2020
VÍDEO – Live com José Fernandes (Portal do José)
+
VÍDEO – Live com José Fernandes (Portal do José) José Fernandes Junior é graduado em direito pela UFRJ, tendo cursado mestrado em Ciências Penais na mesma instituição. É pós graduado em telejornalismo pela ...
21 de julho de 2020
VÍDEO – Live com Paulo César Ribeiro Lima
+
VÍDEO – Live com Paulo César Ribeiro Lima Paulo César Ribeiro Lima foi funcionário do Banco do Brasil e servidor do Banco Central. Depois de se formar em engenharia, na Universidade Federal de Minas ...
27 de julho de 2020