26 de novembro de 2021

Décimo terceiro salário: 5 maneiras de investir seu dinheiro

Décimo terceiro salário: 5 maneiras de investir seu dinheiro

O décimo terceiro salário finalmente caiu na conta? Pode comemorar, já que esse dinheiro é mais que bem-vindo para o seu bolso. Mas também respira fundo e segura o impulso de gastar tudo em tempo recorde.

Esse salário extra que recebemos anualmente é o que pode fazer a diferença entre começar um ano com mais controle e organização ou frustração e dívidas. Quer saber como? Continue a leitura e entenda como melhor investir seu 13º.

Investir é muito mais que Bolsa de Valores

Antes de lhe ajudarmos com dicas sobre como investir o décimo terceiro salário, vamos conversar sobre o que exatamente é um investimento. De acordo com o dicionário Oxford Languages, investimento é a “aplicação de recursos, tempo, esforço etc. a fim de se obter algo”.

Ou seja, quando estudamos investimos tempo. Quando fazemos exercícios físicos, investimos esforços. Então investir é muito mais que alocar parte dos seus rendimentos na Bolsa de Valores, é realizar uma aplicação esperando um retorno.

5 melhores maneiras de investir seu décimo terceiro salário

Pagar dívidas

Pode parecer estranho olhar para as dívidas como um investimento, mas é simples: débitos como o rotativo do cartão de crédito e cheque especial podem alcançar mais de 300% de juros ao ano.

Já que nenhum rendimento consegue oferecer um retorno tão alto, seus investimentos nunca conseguirão igualar sua dívida. Ou seja, quitar os débitos quanto antes é a melhor maneira de maximizar o seu extra do final do ano.

Pagar contas de início de ano

IPVA, IPTU, matrículas escolares, seguros. Se você possui contas como essas no início do ano, sabe que os valores acumulados podem causar dor de cabeça e preocupação.

Mas e se você usasse o décimo terceiro salário para quitar essas responsabilidades? Além de já começar o ano com mais tranquilidade, você pode conseguir descontos em alguns desses deveres caso opte por um pagamento à vista.

Começar uma reserva de emergência

O que você faria se a sua geladeira quebrasse amanhã? E se alguém batesse no seu carro, como você pagaria o conserto? Cenários como esses são improváveis, mas não são impossíveis de acontecer. E é por isso que todas as pessoas devem ter uma reserva de emergência: para lhes ajudar em todos os tipos de situações.

13º salário

Entretanto, essa necessidade está longe da realidade brasileira. De acordo com a 3ª edição do Raio X do Investidor Brasileiro, realizada pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), 62% da população brasileira começou 2020 sem qualquer reserva financeira.

E como todos sabemos, 2020 foi um ano extremamente difícil para muitos, com quase 964 mil vagas de emprego fechadas apenas em abril. Ou seja, uma reserva de emergência iniciada com seu décimo terceiro salário pode ser a sua salvação em um momento de dificuldade.

Comprar títulos de renda fixa ou variável

Se você está com o nome limpo e com um dinheiro separado para as contas e para a reserva, seu caminho está livre para começar a pensar em investimentos como os títulos de renda fixa ou variável.

Apesar da poupança ser o investimento mais conhecido pelos brasileiros, ela deixou de ser uma opção viável por existirem outros investimentos com a mesma segurança e maior rentabilidade.

Mas, antes de começar, analise quanto tempo pode levar para recuperar esse dinheiro (curto, médio ou longo prazo), as modalidades de investimento, rentabilidade, impostos e o risco envolvido.

Leia também: Alta da inflação: 3 tipos de investimento para o dinheiro render

Educação

“Investir em conhecimento rende sempre os melhores juros”. Tem frase melhor para explicar essa dica do que essa frase eternizada por Benjamin Franklin?

É com a educação que conseguimos crescer na carreira e aumentar nosso salário, melhor entender como investir nosso dinheiro e ter uma vida mais saudável. Ou seja, tudo que você precisa para ter mais qualidade de vida.

Se você quer aprender sobre finanças para ter segurança na hora de investir, nós podemos te ajudar com uma aula gratuita que lhe dará os primeiros passos para construir riqueza. Nela, Eduardo Moreira vai te ensinar mais sobre Economia e Investimentos do que o que você já aprendeu com as pessoas que te assessoram nas instituições financeiras

Equipe Edu Moreira

🔴 Curta também as redes sociais! 📷Instagram / 👍Facebook / 🎥 YouTube

Eduardo Moreira
Eduardo Moreira

Eleito um dos três melhores economistas do Brasil pela Revista Investidor Institucional, Eduardo Moreira foi apontado pela Universidade da Califórnia como o melhor aluno do Curso de Economia nos últimos 15 anos. Autor de diversos best-sellers, Eduardo foi o primeiro brasileiro a ser condecorado pela rainha Elizabeth II no Castelo de Windsor, em junho de 2012.

Saiba Mais
Você também pode gostar
Guia do IPO: tudo que você precisa saber sobre o assunto!
+
Guia do IPO: tudo que você precisa saber sobre o assunto! No dia 9 de dezembro de 2021, o Nubank fez história na Bolsa de Valores com um dos maiores IPOs da história em número de investidores – e o maior do Brasil em ...
11 de janeiro de 2022
Conheça os 7 pecados capitais dos investidores e proteja as suas finanças
+
Conheça os 7 pecados capitais dos investidores e proteja as suas finanças Para ser um bom investidor, você precisa conhecer os 7 pecados principais nos investimentos. Você já ouviu falar no Princípio de Pareto? Esse conceito ...
29 de março de 2022
Análise técnica de ações: como fazer
+
Análise técnica de ações: como fazer Fazer Análise Técnica de Ações é imprescindível para quem investe. Quando buscamos um imóvel, sabemos que a localização é tudo. O preço de uma roupa em ...
10 de dezembro de 2021