12 de outubro de 2021

Já tem dívidas e novas dívidas estão chegando? 5 dicas de como evitar

Já tem dívidas e novas dívidas estão chegando? 5 dicas de como evitar

Dívidas. O problema que ninguém quer ter, mas muitos de nós já tivemos. No Brasil, as dívidas ganharam um espaço ainda maior recentemente após o Banco Central divulgar que em abril, o endividamento das famílias com o sistema financeiro chegou aos 58,5%. Este é o maior percentual da série histórica, iniciada em janeiro de 2005.

Ou seja: as pessoas já estão com dívidas e novas dívidas estão chegando. Essa, inclusive, é a expectativa dos bancos. Caso você já tenha dívidas e/ou novas dívidas estão cada vez mais próximas, chegou o momento de parar e revisar sua saúde financeira. Como? Com essas 5 dicas que reunimos para você.

Já tenho dívidas e novas dívidas estão cada vez mais próximas. O que faço?

Reúna todos os seus gastos e dívidas

Pode ser em uma planilha de Excel ou até mesmo em uma folha de papel, mas você precisa ter uma visão atual dos seus gastos. Liste todas as despesas que você espera ter nos próximos três meses e os seus débitos em aberto.

Compre apenas o necessário

Agora que você sabe quais são seus gastos, analise-os com calma e se pergunte: o que pode ser cortado aqui? A TV a cabo e o streaming são necessários? A academia profissional não pode ser trocada pela do prédio ou por caminhadas no bairro? Algum amigo não pode lhe emprestar uma mala, ao invés de comprar uma nova para a viagem de final de ano?

Se está com dificuldade, aqui estão algumas perguntas que podem lhe ajudar:

  • Essa compra precisa ser feita agora?
  • Eu preciso disso?
  • Ao invés de comprar, posso pedir para algum amigo ou familiar me emprestar esse produto?

Não se esqueça: esse é o momento de organizar a sua vida financeira e suas dívidas, não de criar novas dívidas.

Esqueça o cartão de crédito em casa

O cartão de crédito é um dos principais inimigos de quem está endividado. Por isso, quando sair de casa, leve apenas dinheiro para pagar suas compras. Ter o dinheiro em mãos torna a compra mais real, além de impedir compras por impulso e parcelamentos.

Busque novas fontes de renda

Além de reduzir os gastos para evitar novas dívidas, as dívidas em aberto precisam ser quitadas – e novas fontes de renda podem ajudar! Se você possui algum hobby ou habilidade, transforme-a em uma fonte de renda e veja o orçamento familiar crescer.

Outra opção é a venda de objetos, mas atenção. Muitos vendem bens em um momento de desespero para acabar com as dívidas, mas acabam com a qualidade de vida impactada. Vender o carro que você usa para trabalhar para pagar uma dívida, por exemplo, só criará um problema maior no médio prazo.

Por isso, tente vender objetos que não são mais utilizados ou cujo impacto na rotina familiar será baixo.

Não tenha medo de renegociar dívidas

Lembra do orçamento financeiro que você criou? Com ele, você ganhou uma nova visão dos seus gastos e da quantia disponível mensalmente para pagar suas dívidas. Mas e se você conseguisse diminuir o valor das suas dívidas sem gastar dinheiro?

Entre em contato com todos os seus credores e renegocie os valores em aberto. Com uma conversa honesta e aberta, você pode conseguir desde um prazo maior para pagamento até uma redução no valor das parcelas e no valor total.

Muitas empresas e bancos também oferecem ótimos descontos em pagamentos à vista. Nesse caso, pode valer a pena esperar alguns meses, juntar o dinheiro e depois investir em uma negociação.

Leia também: Feirão Serasa Limpa Nome online traz novas vantagens

Como evitar novas dívidas?

Ufa, você finalmente conseguiu quitar todas as suas dívidas! Mas e as novas dívidas, como evitá-las? Aqui estão algumas dicas:

  • Comece a poupar dinheiro e crie uma reserva de emergência, que ajudará com problemas inesperados como um imposto esquecido ou um reparo do carro;
  • Não volte ao seu antigo estilo de vida, onde as contas não fechavam. Tenha uma vida adequada ao seu faturamento;
  • Evite gastos fora da sua realidade, ou se planeje para eles;
  • Evite compras por impulso. Caso queira algo, escreva em uma lista e analise se daqui há um mês essa compra ainda faz sentido;
  • Controle todos os seus gastos mensais;
  • Defina seus sonhos e metas financeiras. Isso facilitará o processo de economizar dinheiro;
  • Invista em educação financeira para você e para toda a sua família.

Se você está começando os estudos em finanças, assista à aula exclusiva que transformará completamente a forma como você pode construir patrimônio e gerar riqueza!

Equipe Edu Moreira

🔴 Curta também as redes sociais! 📷Instagram / 👍Facebook / 🎥 YouTube

Eduardo Moreira
Eduardo Moreira

Eleito um dos três melhores economistas do Brasil pela Revista Investidor Institucional, Eduardo Moreira foi apontado pela Universidade da Califórnia como o melhor aluno do Curso de Economia nos últimos 15 anos. Autor de diversos best-sellers, Eduardo foi o primeiro brasileiro a ser condecorado pela rainha Elizabeth II no Castelo de Windsor, em junho de 2012.

Saiba Mais
Deixe um comentário
Você também pode gostar
Brasil exporta Ipê ilegal a preço de compensado para EUA – Live com Alexandre Saraiva
+
Brasil exporta Ipê ilegal a preço de compensado para EUA – Live com Alexandre Saraiva Alexandre Saraiva é delegado e ex-superintendente da PF do Amazonas. Assista a live completa no YouTube. Equipe Edu Moreira
27 de abril de 2021
Em um ano de caos e fome, a riqueza dos 500 homens mais ricos do mundo aumentou 10 trilhões de reais
+
Em um ano de caos e fome, a riqueza dos 500 homens mais ricos do mundo aumentou 10 trilhões de reais Assista a live completa no YouTube. Equipe Edu Moreira
30 de abril de 2021