29 de maio de 2019

Entenda o novo crediário no cartão de crédito

Entenda o novo crediário no cartão de crédito

Você sabia que agora é possível fazer o crediário no cartão de crédito? Serve como uma alternativa para o parcelamento de compras.

No momento de finalizar a compra, você escolhe a opção, mas as taxas de juros variam e o prazo para o pagamento, dependendo do banco, pode ser de até 36 meses.

Essa modalidade traz muito mais vantagens para o comerciante, pois recebe o valor em até cinco dias, mesmo que a compra seja parcelada.

Mas será que para o consumidor é vantajoso? Aqui você vai saber como funciona e se vai valer a pena você escolher fazer esse tipo de crediário.

Como é o novo crediário no cartão de crédito

Antes de mais nada, saiba que o novo crediário no cartão de crédito ainda está sendo implementado e seu diferencial é que os prazos para os parcelamentos são mais longos e aceitos em praticamente todos os estabelecimentos comerciais.

Na verdade, se trata de mais uma funcionalidade do cartão de crédito.

Mas é importante frisar que juros serão cobrados e cada administradora de cartão que vai definir qual taxa irá aplicar.

Só para você entender a diferença: hoje, quando você parcela uma compra, quem estabelece o número de parcelas é o lojista, podendo ou não cobrar juros.

Para os lojistas, esse novo crediário é benéfico, pois irão receber o valor em até cinco dias. E, atualmente, eles demoraram até 28 dias para receber.

Resumindo, quem disponibiliza esse parcelamento não é o lojista e sim a administradora do cartão.

Eu posso escolher como quero pagar?

Sim. No momento da compra, o emissor do cartão deverá apresentar ao cliente até três opções de parcelamento, assim como todos os custos envolvidos na operação.

Então, basta escolher a opção que cabe dentro do seu orçamento, digitar a senha e concluir a transação.  Lembrando que você pode fazer a simulação na própria maquininha do cartão.

As parcelas são lançadas na próxima fatura, mas só é possível parcelar se você tiver limite de crédito no seu cartão. E à medida que as parcelas são pagas, o limite se restabelece.

Só lembrando: você ainda tem a opção de pagar à vista no débito, no cartão de crédito ou parcelar no cartão de crédito.

A explicação dada pelos bancos que essa nova modalidade é para diminuir o uso do cartão parcelado sem juros e por consequência, reduzir as altas taxas do rotativo.

Entenda o novo crediário no cartão de crédito

É mais vantajoso para o lojista ou para o consumidor?

Para dizer a verdade, é muito mais vantajoso para o lojista, porque ele vai receber o valor em até cinco dias, ou seja, recebem o valor da venda de forma antecipada.

Também vale a pena para pequenos lojistas, pois não contam com capital de giro suficiente para financiar compras. Ou quando oferecem a opção de parcelamento, são em prazos muito mais curtos.

O benefício para o consumidor é que ele pode ter mais descontos em relação às compras a prazo, em razão do mercado ficar mais competitivo. Além disso, é uma forma de fugir dos altos juros cobrados pelos cartões de crédito.

Agora, cabe a cada instituição financeira definir qual será a taxa de juros, dependendo do perfil de cada cliente. Por exemplo, o Santander cobrará taxas de juros a partir de 1,99% ao mês, onde o parcelamento pode ser feito em até 36 meses.

Já as taxas do Itaú Unibanco variam de 0,99% a 3,99% ao mês, mas os prazos e as condições irão depender do perfil de cada cliente.

O que você precisa tomar cuidado

Embora seja mais uma opção para você fazer suas compras, é preciso ter muito cuidado com o novo crediário no cartão de crédito. Por quê?

Para que você não acabe se empolgando, principalmente por conta dos prazos maiores. Acaba comprando o que não precisa e assim, corre o risco de se endividar.

Preste muita atenção para não se tornar uma armadilha e levar você ao descontrole financeiro. Você deve saber que quanto maior o prazo, maiores serão os juros.

Um outro ponto que você precisa saber é que o limite do crediário no cartão de crédito fica dissociado do limite do cartão. Assim, você pode fazer mais compras e efetuar mais parcelamentos.

Vale a pena fazer?

Tudo vai depender do seu orçamento, mas como toda compra, o ideal mesmo é que você procure sempre pagar à vista, isto é, só compra se tem dinheiro.

Uma das grandes causas do endividamento dos brasileiros está justamente no cartão de crédito, até mesmo pela facilidade. O problema está quando chega a fatura e você não tem como pagá-la integralmente.

Aí entra no rotativo do cartão ou aceita uma proposta de parcelamento pelo banco. Mas caso não consiga pagar, as dívidas podem só aumentar e chegar ao ponto de se tornarem impagáveis.

Essa modalidade de crediário no cartão de crédito está sendo implementada, mas existem várias lojas que já estão aceitando.

Pense sempre o seguinte: As parcelas cabem no seu bolso? Ou será que vale mesmo a pena um prazo tão longo? Por isso que é essencial montar um planejamento financeiro e manter um controle sobre suas finanças.

O seu banco já ofereceu este serviço para você? O que achou do crediário no cartão de crédito?

CLIQUE AQUI para conhecer o Sistema 3C da Construção de Riqueza!

Equipe Eduardo Moreira.

Eduardo Moreira

Eleito um dos três melhores economistas do Brasil pela Revista Investidor Institucional, Eduardo Moreira foi apontado pela Universidade da Califórnia como o melhor aluno do Curso de Economia nos últimos 15 anos. Autor de diversos best-sellers, Eduardo foi o primeiro brasileiro a ser condecorado pela rainha Elizabeth II no Castelo de Windsor, em junho de 2012.

Saiba Mais
Deixe um comentário
Você também pode gostar
VÍDEO – Espiritualidade na Ação – Pastora Jacque Chanel, Frei David, Pastor Henrique Vieira e Eduardo
+
VÍDEO – Espiritualidade na Ação – Pastora Jacque Chanel, Frei David, Pastor Henrique Vieira e Eduardo Espiritualidade na Ação – Pastora Jacque Chanel, Frei David, Pastor Henrique Vieira e Eduardo. Live sobre espiritualidade com Jacqueline Chanel, eleita ...
7 de julho de 2020
VÍDEO – Mais de um milhão de trabalhadores já tiveram seus salários reduzidos
+
VÍDEO – Mais de um milhão de trabalhadores já tiveram seus salários reduzidos Live de Eduardo Moreira e João Pacifico sobre a situação dos trabalhadores durante a pandemia.  Mais de um milhão de trabalhadores já tiveram seus salários ...
15 de abril de 2020
Day Trade é uma boa estratégia para ganhar dinheiro com Ações?
+
Day Trade é uma boa estratégia para ganhar dinheiro com Ações? Muita gente tem buscado entender como funcionam as operações de day trade na esperança de conseguir lucro de forma rápida na Bolsa de Valores. E por conta dessa ...
8 de julho de 2020