29 de agosto de 2019

Posso pausar o pagamento das parcelas do financiamento?

Posso pausar o pagamento das parcelas do financiamento?

Pausar o pagamento das parcelas do financiamento é uma decisão muitas vezes difícil e que exige também certo rigor, já que obviamente é algo que interfere no seu bolso, ainda que futuramente.

Às vezes a vida traz surpresas. Se você não puder efetuar pagamentos das parcelas do financiamento é melhor tomar medidas mais cedo ou mais tarde.

Se você não puder pagar os pagamentos do seu carro, pode ser possível vender o carro e mudar para um veículo mais barato ou até mesmo ficar sem um carro por um tempo.

No entanto, geralmente é a única opção que muitas pessoas possuem, e que pode determinar a ocorrência de multas ou não, variando do tipo de financiamento e principalmente do contrato que foi firmado.

Veja neste artigo algumas informações sobre pausar o pagamento do financiamento, indicando algumas possibilidades e também contribuindo para que você tenha o máximo de conteúdos favoráveis ou não para esta finalidade.

Como funciona um financiamento

Em um financiamento de carro ou imóvel, a financiadora, ou o banco, te adianta o valor para a aquisição do bem, e você então se responsabiliza por pagar mensalmente um valor que pode ser diluído no tempo necessário.

Normalmente, os financiamentos são indicados para bens muito caros e que você não possui condições para a sua compra, e então o banco ou financiadora entra com o valor e você devolve depois de um prazo previamente estipulado.

É algo que também exige um planejamento, já que precisa mensalmente entregar um certo valor que é fechado em contrato e que também é feito com prazo acertado junto ao banco.

Posso pausar o pagamento das parcelas do financiamento?

Como pausar as parcelas do financiamento com organização

Já falamos que dar conta dos custos de um financiamento é importante e de fato é um ponto fundamental para que você procure alternativas para iniciar esse tipo de negócio junto ao banco.

Porém, podem acontecer muitas coisas que atrapalham o pagamento da parcela, seja por desemprego ou até por custos mensais que são contraídos e não foram previstos, o que inviabiliza o valor da parcela.

São situações cotidianas e que podem acontecer com todos, mas será que o banco permite que você consiga pausar o pagamento do financiamento? Se sim, como é possível que isso aconteça?

Fique atento ao contrato

Geralmente os bancos oferecem contratos muito amarrados e que estão diretamente prevenindo algum tipo de imprevisto ou problema de pagamento por parte do usuário, e por isso o contrato é uma boa saída

A depender da modalidade do financiamento o Minha Casa Minha Vida, por exemplo, e da causa da pausa, como a perda do emprego, geralmente o Fundo de Garantia de Habitação resolve o problema, pelo FGTS ou pelo seguro.

Isso quer dizer que o banco está pelo menos sob aviso das dificuldades de pagamento, e então pode oferecer possibilidades de pausa até que você consiga se recuperar financeiramente, ou por um período estabelecido.

Em outras modalidades de financiamento o que vale é o contrato e a negociação feita diretamente com o banco ou financiadora, que vai favorecer esse tipo de situação e aliviar a cobrança sem ônus envolvidos.

Se planeje para o pagamento dos juros das parcelas do financiamento

Como já foi dito, cada contrato e modalidade de financiamento vai trazer também uma modalidade de possibilidades de negociações e sanções junto ao banco ou entidade que está regulando o pagamento.

Em alguns casos, os valores não pagos são diluídos nas outras parcelas, com juros e multa referentes ao período; em outros os valores são adicionados após à última parcela e o valor continua o mesmo.

Caso o pagamento seja feito com alguns juros você precisa também cuidar para que todos sejam garantidos e pagos com o prazo necessário para que você não tenha prejuízos ainda maiores futuramente.

Busque informações junto a financiadora

De todas as maneiras, a mais reconhecida e também a que costuma solucionar mais rapidamente os problemas quando se decide pausar o pagamento das parcelas do financiamento é procurar informações diretamente com a financiadora.

Este é o local onde você consegue seguramente todas as informações necessárias e pode também firmar alguns acordos que lhe entendam e principalmente que atenda também ao banco ao qual o seu financiamento foi feito.

Muitas vezes o financiamento aparece para realizar os nossos sonhos, seja uma casa ou um carro, mas podem ocorrer situações em que seja ideal pausar o pagamento do financiamento temporariamente.

A possibilidade existe, mas as condições só podem ser garantidas caso você negocie diretamente ou procure por informações no contrato, para que esteja de fato resguardado e não sofra punições por isso.

Você já precisou pausar as parcelas do financiamento? Conte para nós o que fez para organizar as dívidas?

CLIQUE AQUI para conhecer o Sistema 3C da Construção de Riqueza!

Equipe Eduardo Moreira.

Eduardo Moreira

Eleito um dos três melhores economistas do Brasil pela Revista Investidor Institucional, Eduardo Moreira foi apontado pela Universidade da Califórnia como o melhor aluno do Curso de Economia nos últimos 15 anos. Autor de diversos best-sellers, Eduardo foi o primeiro brasileiro a ser condecorado pela rainha Elizabeth II no Castelo de Windsor, em junho de 2012.

Saiba Mais
Deixe um comentário
Você também pode gostar
O que causou o Circuit Breaker no dia 09 de março?
+
O que causou o Circuit Breaker no dia 09 de março? Afinal o que é o circuit breaker e porque ele foi necessário? Nas últimas horas, o termo circuit breaker apareceu em manchetes de vários jornais e portais. Mas ...
10 de março de 2020
VÍDEO – Leonardo Boff sobre os impactos da crise na humanidade
+
VÍDEO – Leonardo Boff sobre os impactos da crise na humanidade Leonardo Boff sobre os impactos da crise na humanidade. O coronavírus coloca a prova o materialismo. Pode não ser o melhor momento para investir, mas certamente ...
8 de abril de 2020
VÍDEO – Eduardo Moreira e Guilherme Boulos
+
VÍDEO – Eduardo Moreira e Guilherme Boulos A falta de plano no combate a pandemia faz com que a situação esteja cada vez mais fora do controle! Pode não ser o melhor momento para investir, mas sempre é ...
14 de maio de 2020