Investimento-anjo: o que é e como funciona

Investimento-anjo: o que é e como funciona

Pouca gente conhece o investimento-anjo, mas essa é uma prática recorrente e muito praticada no mercado, especialmente o internacional, onde são observados os maiores investimentos neste ramo.

Sendo algo já conhecido enquanto possibilidade e prática dentro da economia, é importante saber o que é e como funciona o investimento-anjo até para que você possa estar acessível para este tipo de investimento.

Sendo assim, vamos trazer algumas informações sobre como você pode ter este acesso e tudo o que você precisa saber sobre o investimento-anjo tendo conhecimento de todo o seu funcionamento.

Por isso, podemos classificar o investimento em startup como uma operação de altíssimo risco.

Como as grandes teorias de investimento sinalizam quando se trata de alto risco, você deve investir apenas uma pequena fração de seu patrimônio nesses tipos de ativo. Ainda em linha com teorias de investimentos, você deve diversificar ou colocar diferentes ovos em diferentes cestas.

O recomendável neste caso é a criação de um portfólio com variedade de ao menos 10 empresas, para mitigar o risco e aumentar a probabilidade de retorno, além de incrementar as chances de estar a bordo de uma startup unicórnio.

O que é um investimento-anjo

Um investimento-anjo, segundo estudos na área, datam desde 1920, onde investidores na área de teatro bancavam muitos dos espetáculos da Broadway, e assim eles poderiam ser montados e apresentados.

Funciona como uma espécie de financiamento, falando de uma maneira bastante grosseira, e ideal para quem precisa de uma garantia para o seu investimento, ou para que o seu negócio não dê errado.

É uma forma de você conseguir garantir que irá colocar a sua ideia em prática, já que outra pessoa está investindo para que tudo possa caminhar da maneira esperada para você.

Como funciona

Quando você tem um projeto e precisa se precaver, ou de um anjo de guarda, que garanta que o negócio decole, um investidor pode aplicar dinheiro para que você não sofra com falta de recursos.

Em outras palavras, um investidor com recursos se interessa pelo seu projeto e procura ajudar financeiramente para que você possa investir na sua ideia e de modo que a mesma vá ganhando corpo.

Assim ele também pode atrair outros investidores, pelo seu conhecimento no setor ou pela sua influência que é de grande importância nesse processo e que pode ajudar bastante nesse sentido.

Investimento-anjo o que é e como funciona

Quais as informações mais importantes

Um investidor-anjo te dá condições, principalmente financeiras para que você possa trabalhar com o desenvolvimento de sua ideia e também para que a mesma esteja no mercado muito em breve.

Algumas pessoas, mesmo com o investimento-anjo, possuem dificuldades de tocar o projeto e com o tempo esse investidor pode virar as costas, e você então perde um bom aliado nesse tipo de empreitada.

A chegada de um investidor-anjo deve ser sinal de mais trabalho, e também produção de condições a fim de que o projeto avance, e assim você possa fazer jus ao investimento que de fato foi feito.

Quais os setores mais aquecidos

Alguns setores são os mais procurados por estes investidores, e estar em um destes já é um bom caminho a ser traçado, e também pode ser uma chance para que você finalmente tire o seu projeto do papel.

Uma das áreas mais procuradas pelos investidores é a de tecnologia, seja em desenvolvimentos de soluções simples, e principalmente no uso da agricultura, que vem sendo demandada de maneira crescente.

A área da ciência e da agricultura então são as mais potentes nesse contexto, além de startups que pretendem trazer maneiras diferentes de contato com cliente ou de aplicações financeiras.

Como atrair investimentos deste tipo

A atração de investidores-anjo pode ser feita de muitas maneiras diferentes, e todos os canais e possibilidades devem ser exploradas, afinal, é preciso ter o máximo de alcance desse tipo de investidor.

Existem muitas redes que fazem essas conexões, e ter esses trabalhos sempre na rede é uma forma de chamar a atenção de pessoas que estão ligadas à área de alguma forma, mesmo que seja indiretamente.

Além disso, as feiras, as olimpíadas e iniciação científica também são formas de atrair esses investidores que sempre procuram por essas vias os mais recentes trabalhos publicados e projetos inovadores.

Os investidores-anjo são aqueles que procuram projetos inovadores em áreas que estão em crescente no mercado, e então são as formas de conseguir tocar o seu projeto e desenvolver soluções práticas para os setores mais aquecidos.

Atrair estes investidores não é uma tarefa tão difícil, já que você só precisa de uma ideia interessante e também frequentar o espaço onde os mesmos estão.

Assim, você consegue o investimento necessário para o seu projeto, o investidor consegue uma boa margem de lucro futuro e todos ganham nessa negociação, inclusive os futuros clientes e consumidores.

Quais são os riscos dos seus investimentos? Já pensou em ter um investimento-anjo? Conte para nós!

CLIQUE AQUI para conhecer o Programa Mente Rica!

Equipe Eduardo Moreira.

Você também pode gostar

Deixe um comentário